sexta-feira, novembro 29, 2013

Melancolia

Mais um dia... ultimo dia da semana, mas com consultas amanhã, para acabar o mês como deve ser. Felizmente que, apesar das dificuldades que se vai tendo, a agenda está composto e cheia, havendo menos trabalhos de laboratório porque as pessoas se vão inibindo de os fazer.
A verdade é que, neste momento, o espírito não ajuda a desfrutar mais da vida e do quotidiano, mas como diz o meu analista, é normal que tenha momentos mais melancólicos por estar a mudar de registos e de padrões, com mais pensamento e menos acção imediata.
Esta (re)descoberta de tanto "material" retido nas emoções e nas memórias tem que fazer algum embate na forma de estar, bem como uma vivência afectiva com algumas incompreensões e alguma falta dum diálogo mais construtivo e menos agressivo no tom e na forma.
Provavelmente estarei a fazer projecções que não devo, mas que não consigo controlar e que não são talvez entendidas e percebidas da melhor forma... é confuso passar-se duma forma para outra sem motivos aparentes ou graves, com a sensação de que é permanente a falta de confiança apesar de tudo aquilo que, neste momento, (não) se faz.
Será a minha forma distorcida e egocêntrica de analisar e de ver ou será também a existência dum certo antagonismo e incapacidade de se ver os diferentes aspectos duma mesma realidade ?
Também a nível profissional existe essa mesma dificuldade em ver a realidade nos seus diversos prismas, pelo que, provavelmente, serei eu que não consigo analisar e perceber diferentes pontos de vista, se bem que haja certas coisas que sinta ter razão e noutras poder certamente haver outras sensibilidades e formas de ver a mesma situação.
O que efectivamente me entristece e magoa bastante é a forma e o tom das palavras e a maneira como elas são usadas e lançadas contra as pessoas; parece uma certa "guerrilha" verbal para a qual também devo contribuir mas que não me agrada nem satisfaz em nada.
A vida é tão curta e somos tão limitados neste imenso Universo que temos a obrigação de sermos felizes e de tudo fazermos para concretizarmos os nossos sonhos, vontades e desejos. Assim tenhamos o discernimento e a capacidade para o fazermos e conseguirmos essa felicidade, bem estar e alegria que procuramos e merecemos.
É pena haver tanta gente medíocre à nossa volta e com intenções de perturbar e atingir a nível profissional e pessoal, mas estamos a conseguir superar essas perturbações e enquadrá-las devidamente na categoria do patológico e doentio, pelo que não interessam mesmo nada.
Tenho feito uma espécie de viagem ao passado e recordado imensas coisas que, fazem parte do meu património e me marcam... o somatório de todas estas vivências, emoções, factos e projecções constituem o que sou, mas também espero que apontem os caminhos para onde quero ir e principalmente a forma como quero ser e estar neste dia a dia.
O SORRISO é fundamental para que sejamos felizes e consigamos transmitir o nosso bem estar a quem efectivamente interessa e faz parte da nossa vida.
PS : há pequenas coisas tão simples que nós deixam bem, como por exemplo, sair da nossa sessão e ir jantar com o meu filho mais velho, num ambiente descontraído, distendido e muitíssimo agradável.

Sem comentários: