quinta-feira, novembro 28, 2013

Dias

Há alturas em que parece que falamos uma língua estranha a todos os demais, uma vez que aparentemente ou nunca temos razão ou raramente entendem o que queremos dizer. Neste momento, há uma aparente má vontade permanente e constante acerca de tudo e de qualquer coisa, que não entendo nem percebo de maneira alguma.

O comportamento a ter é mesmo não fazer ondas, não compreender o que se passa e ignorar tudo o que não diga respeito aos meus assuntos e quotidiano pessoal e profissional.
Felizmente que ainda temos boas surpresas vindas, muitas vezes, donde menos se espera... ainda há pessoas bem formadas e atenciosas que acreditam em valores e em princípios. Ontem recebi uma mensagem bem simpática duma colega, com palavras simpáticas e um estender de mão que me agradou imenso e que vou concretizar.
Será que estamos mesmo a ficar completamente ultrapassados em conceitos, ideias e ética pessoal e profissional ? Ou será que neste mundo de hoje todos tentam ultrapassar todos sem qualquer problema de consciência ou seja do que for ?
Também é verdade que o momento que atravessamos poderá ser, para alguns, propício a este tipo de comportamentos, porque neste ambiente de crise e de escassez, haverá pessoas que tenderão a tudo fazer para "sobreviver" na medida em que se sente perfeitamente a diminuição do poder de compra, o evitar despesas supérfluas e tentar-se procurar e adquirir o mais económico, mesmo que não seja o melhor.
Com a Medicina Dentária passa-se exactamente isso e devido ao excesso de oferta existente, com muitos consultórios cheios de problemas a tendência é, infelizmente, tentar baixar mais do que o do lado e assim desvalorizar cada vez mais o mercado, até que seja insustentável a manutenção das clínicas e tratamentos em condições.
Mas mais grave do que isso, é a falta de valores éticos e morais das pessoas em geral, algo que ainda me custa bastante aceitar e perceber. Sei e cada vez percebo melhor que não tenho, nem nunca tive um feitio fácil, mas também sei que nunca consegui deliberadamente enganar ou fazer mal a colegas ou conhecidos. E acho que sempre tentei perceber ou fazer um esforço para perceber quem comigo se relaciona, mas talvez esteja a ver mal e sempre tenha errado com tudo e com todos.
A verdade é que provavelmente não me sinto bem onde estou nem pelo que faço, principalmente porque está tudo muitíssimo difícil e complicado, sem um rendimento palpável e sentido, o que me faz uma enorme confusão e amalgama de sentimentos.
Ainda por cima e pela primeira vez desde há muitos anos, não teremos férias na quadra natalícia, o que me deixa igualmente menos bem; de facto, era uma altura em que se descansava, desanuviava e relaxava, o que neste ano não vai acontecer por motivos vários, mas sobretudo por não se poder ter férias, uma vez que elas são equitativamente distribuídas por todas as pessoas e vão alternando os anos e as pessoas.
Sobretudo sinto-me cada vez mais isolado e deixado à minha sorte, mas também será exagero da minha parte uma vez que tenho, ainda, pessoas que me estimam mesmo e que me acompanham, acarinham e me dão aquele tipo de protecção que gosto e preciso.
Tenho e devo valorizar essas pessoas, ignorar outras que me podem magoar e corresponder na mesma medida ao que me dão e fazem, sem me magoar, mas também sem atingir ninguém nem provocar conflitos. Só que às vezes é bem difícil ignorar determinadas acções, factos ou palavras.
Hoje fica um SORRISO cansado e a precisar de ver praia, mar e sol.... descarregar estas energias na areia molhada e deixar para trás muito daquilo que carrego comigo e que preciso deixar de sentir. Sejamos FELIZES
 

Sem comentários: