sábado, outubro 06, 2012

Sábado

Sábado cinzento, sem programas nem horários, apenas com um pequeno jantar com a minha sobrinha M e o Fran, que estava programado para ser mais completo mas por motivos vários, ficou restrito.
Ontem estive a ver um filme do Woody Allen que nunca tinha visto e na verdade a parceria com a Mia Farrow funciona sempre porque é um filme sem grande enredo, mas fácil de se ver e com o habitual registo psicanalítico caracteristico do WA.
Ele consegue sempre ir às suas origens, aos seus medos e receios e principalmente remete-nos sempre para os nossos traumas, registos familiares e a necessidade de "limpar" todas as máscaras que temos e que nos vão "protegendo" daquilo que não queremos ver ou sentir na sua totalidade.
Cada um de nós lida à sua maneira com os factos, emoções ou actos de acordo com a sua idiossincracia e personalidade, bem como com toda a sua experiência passada, família e registos antigos, que não se conseguem alterar ou apagar dum dia para o outro, porque necessita de conhecimentos, acompanhamento e vontade para o fazer. Vivemos envoltos nos nossos "fantasmas" e no nosso EU que se vai formando ao longo da vida, recebendo todo o tipo de influencias e nem sempre se constrói uma personalidade ou maneira de ser da melhor forma. É difícil, muito complicado mesmo, afastarmos determinadas influencias ou registos porque o quotidiano nem sempre nos dá o tempo suficiente para reflectir, nem a distancia necessária para perceber no imediato o que nos acontece.
Para além disso, à medida que os anos passam, vamos tendo menor capacidade de entender o que nos rodeia e de acompanhar estes tempos tão complicados e difíceis, com cada vez menos valores éticos e educação das pessoas que nos rodeiam e com quem temos que lidar diariamente.
Tudo isto a propósito do Woody e dos seus filmes que são sempre muito psicanaliticos e espelham, acho eu, a personalidade dele e da sua vida. Acho que ele deve ser mesmo uma pessoa altamente complexa e complicada, cheia de obsessões e de traumas vários. Mesmo a sua aparência física aponta para isso.....
Vamos ficar por aqui, com o nosso habitual SORRISO com uma enorme vontade de estarmos descansados e tranquilamente em casa a descansar e reflectir na vida e nas muitas pessoas que conhecemos e vamos conhecendo.
 

Sem comentários: