sexta-feira, outubro 19, 2012

Esoterismo

Chegados a sexta-feira, encontro-me no SAMS e quando terminar as consultas, entro de fim de semana, na medida em que hoje não trabalho à tarde, para compensar a minha assistente das muitas horas extras que tem dado.
Hoje estava um negrume enorme quando me levantei, com um tempo enevoado e muito escuro, como se fosse já inverno verdadeiro; gosto este tempo quando posso ficar mais um tempinho na cama e de preferência com uma boa lareira a crepitar e a aquecer a alma!
Muitas vezes, pequenos nadas fazem-nos sentir bem e confiantes na vida. Ontem por exemplo, tive sentada na minha cadeira, uma paciente de que sempre gostei e que já não  via há uns dez anos e que, tendo necessidade de novos cuidados, resolveu regressar à base. Fiquei emocionado e francamente contente porque foi das minhas primeiras doentes e é sempre recompensador ter este feedback.
Quando estava no banho, estava a pensar na vida e nas atitudes das pessoas que, muitas vezes, têm a sua justificação e causas na vida própria de cada um e na sua idiossincrasia que é fruto das vivências, experiências e factos da vida. Lembrei-me do meu primeiro sogro e tive a certeza de que o corte que ele teve comigo depois do divorcio, se deveu em grande parte por eu ter tomado uma atitude que ele nunca teve coragem de tomar, por motivos diversos. E isso deve-lhe ter causado  inconscientemente alguma perturbação e daí a reacção que teve.
Na verdade, cada um de nós é um somatório do muito que herdamos e com que nascemos aliado a toda uma vivência e experiências que vamos tendo ao longo da nossa existência e da vida. Neste momento, tendo passado por tanta coisa já e nesta quase sexta década de vida, sinto que alterei bastante a minha sensibilidade e percepção do mundo e das pessoas, estando mais tolerante, menos agressivo e mais em paz comigo próprio. 
A maturidade e a sabedoria da idade é muito importante e permite-nos encarar a vida doutra forma, se bem que, infelizmente, não seja uma regra universal na medida em que existem pessoas que não conseguem aprender nem modificar o seu comportamento, por muito que a vida lhes tente encaminhar noutras direcções. E quando há um quadro psíquico (quase) patológico então ainda é mais difícil.
Acredito cada vez mais que vivemos num meio envolvente e osmótico, no qual todas as acções têm as reacções devidas e que tudo o que se faz, tem o seu reverso positivo ou negativo, conforme as atitudes e factos que se pratica. Por isso sinto e tenho a consciência plena que duma forma ou doutra somos recompensados ou castigados consoante o nosso procedimento e forma de agir. Além de que, se tivermos a capacidade de o reconhecer e captar, encontramos as pessoas certas nas alturas certas em que temos que progredir ( ou regredir) numa determinada direcção. Ou seja, todos fazemos parte do Universo e todos temos a nossa função e lugar nesta nossa passagem por este mundo. Umas pessoas ensinam-nos e guiam-nos positivamente enquanto que outros fazem-nos ver o lado negro da humanidade e suas energias negativas. Todas são úteis à sua maneira porque só nesta dualidade conseguimos crescer, amadurecer e sermos pessoas validas e com capacidade para enfrentar esta realidade em que estamos integrados.
Quase sempre tive a sorte de encontrar as pessoas certas para me acompanhar na minha caminhada pela vida, quer a nível pessoal, quer a nível profissional e salvo algumas excepções que me ensinaram também muito, posso dizer neste momento que tenho tido e tenho pessoas muito importantes, que ocuparão sempre um enorme lugar no meu coração e estima. Reparo também que deixei a minha marca em muitas e muitas pessoas, que se recordarão de mim sempre, seja duma forma positiva, seja negativamente. Não podemos agradar a todos, mas tenho a certeza de que estou na memória de muitas pessoas com quem me cruzei ao longo desta vida.
Quando olho para trás, vejo já muita coisa, muitos factos, sentimentos, emoções, realidades e acontecimentos, sendo actualmente o resultado de tudo isso e do que herdei da minha família e dos meus antepassados; sinto-me apaziguado e com a certeza de que neste momento estou, uma vez mais, devidamente acompanhado e integrado. E é uma felicidade poder dizer isso...
Estando hoje tão esotérico, deixo o meu habitual SORRISO, hoje cheio de energias positivas e duma grande forca interior que sempre tive e que, espero, continuarei a ter, na medida em que por tudo o que escrevi hoje, posso considerar- me uma pessoa com sorte.


Sem comentários: