sábado, outubro 20, 2012

Reacções

As reacções totalmente imprevisíveis e até brutais deixam-me completamente atónito e chocado quase sem reacção porque na verdade evidenciam um cansaço e uma saturação que não me é evidente, para além dum desprendimento e duma aparente indiferença. Que também me choca e entristece.
Tenho pensado bastante na minha maneira de ser e forma de estar na vida e mesmo sabendo que não tenho um feitio fácil, sei e sinto que tenho feito um esforço para mudar alguma coisa, mas também é verdade que me sinto bastante contristado com algumas atitudes e faltas de atenção que me surpreendem e me deixam meio apático.
A vida não está nada fácil para ninguém, mas muitas vezes não consigo entender certas atitudes e comportamentos que gostaria que não fossem regra, mas excepção, tendo muitas vezes dificuldade em fazer-me entender e perceber.
As relações humanas e afectivas são bastante complexas e difíceis de gerir, bem como a capacidade de actuar preventivamente nos conflitos e nas interrelações que temos ao longo da vida e em cada momento.
Vamos acumulando tensões e problemas sem os conseguir despoletar e resolver, provocando depois crises e "guerras" que são mais difíceis de resolver e de acalmar. Felizmente que ainda existem sentimentos e emoções que ligam e unem as pessoas mas cada vez mais é evidente que não chega e temos que nos esforçar mais e melhor.
Temos que nos empenhar nas nossas relações e aprender a conhecer-nos cada vez melhor, bem como às pessoas que verdadeiramente nos interessam, mesmo que não as consigamos perceber na totalidade neste fase que atravessam e que é difícil de entender e interpretar.
É sábado; fomos dar as voltas do costume, nomeadamente, ao Ikea e ao allegro, tendo reparado que enquanto o supermercado estava a abarrotar, as lojas estavam vazias, com uma certa ansiedade dos funcionários em vender e agradar. Continuam as promoções, os cartões de cliente e de fidelização para ver se aumentam as vendas e mantêm as lojas abertas. Até a Zara estava quase vazia.... além de mim, apenas um casal aproveitava as promoções existentes.
Se este ano é assim ,calculo o que não será para o ano em que todos vamos empobrecer bastante e ter que pagar taxas e impostos duma maneira insustentável. Ainda ontem estive com a minha contabilista que nem sabe como será possível dar a volta aos impostos, porque não há hipótese alguma de fazer cortes. estou seriamente preocupado e apreensivo com esta situação porque se vai reflectir directamente na disponibilidade das pessoas em terem dinheiro livre para consumirem em geral e na saúde oral em particular.
Vamos ver como dar a volta a este problema que, certamente, se irá colocar para o ano e que já no final deste ano se começa a notar, uma vez que, mesmo pessoas com poder de compra, se retraem e pedem orçamentos para tudo, o que não acontecia nos tempos passados.
Espero apenas que possa manter o que tenho e com qualidade e empenho se possa continuar a ter o que necessitamos e queremos... todos temos que ter a consciência de que necessitamos de objectivos claros, aproveitar (quase) tudo o que aparecer e fazer o nosso melhor e o que for necessário para estarmos em cima.
Um grande SORRISO para este fim de semana luminoso e claro, com muita vontade e empenho em melhorar as relações humanas e afectivas com muita energia.
 
 
 

Sem comentários: