segunda-feira, outubro 29, 2012

Tristezas e Alegrias

A vida é duma enorme fragilidade, podendo em qualquer altura transformar-se radicalmente, quer para positivo, quer para negativo nos seus diferentes gradientes.
Soube agora que uma familiar dos meus parceiros de consultório, grávida de termo e quase a ter a filha, teve um AVC, provocado por um aneurisma cerebral e se encontra em em coma, tendo-lhe sido feito uma cesariana com o nascimento normal da filha. As probabilidades da Mãe é que não parecem nada famosas, porque a hemorragia é muito extensa!
Nestas alturas temos que ter FÉ e muita esperança na vida e nos pequenos ( grandes) milagres do Universo e de toda a energia que nos rodeia, porque tudo pode mudar dum segundo para o outro e assim como se fica com a vida destruída, pode-se também acreditar que é possível a recuperação e voltarmos a ficar vivos e conscientes.
É uma tragédia de que faço ideia da dimensão, mas que tenho dificuldade em sentir na sua totalidade o desgosto, a preocupação e a angustia provocada por uma situação destas, que na sua imprevisibilidade, nos deixa a todos completamente arrasados e destruídos.
Espero que, contra todas as expectativas, consiga haver uma recuperação e a normalidade de toda esta situação, se bem que as probabilidades sejam bastante baixas e infelizmente o desfecho seja racionalmente aquele que não queremos, nem desejamos. Nesta hora de angústia, apenas podemos transmitir a nossa solidariedade, amizade e energia.
No reverso desta tragédia, temos, felizmente, boas notícias. Ontem ao sairmos de casa da minha irmã, encontramos uma carteira com perto de 600 euros que, depois de vencido o primeiro impulso de ficarmos com parte do dinheiro, fomos entregar na esquadra da PSP na sua totalidade.
Mandámos uma mensagem para o número de telemóvel que estava na carteira e que correspondia à dona da mesma, que, hoje, já a foi buscar à policia. Quer o agente da PSP, que nos agradeceu e elogiou bastante, quer a senhora que ficou maravilhada, ficaram espantados pela honestidade e correcção que tivemos e que não podia ser doutra maneira. A senhora quer a morada para nos mandar um presente de agradecimento.... Na verdade, era bastante dinheiro e acredito que nem todos teriam tido o mesmo procedimento que nós tivemos e que, acredito, nos dias que correm deve ser pouco frequente. Mas, tendo-nos acontecido há pouco tempo algo semelhante, sabemos o que é perder uma carteira e apesar desta só ter dinheiro, certamente que faria diferença à pessoa.
Termos a consciência tranquila e descansada é excelente e felizmente que podemos dizer que tentamos em cada altura proceder da melhor forma e duma maneira moral e eticamente correcta e se por vezes podemos não conseguir será apenas por falta de conhecimentos ou por não pensarmos da melhor forma. Nem toda a gente pode dizer o mesmo e proceder na vida com esta integridade e postura, como tenho podido constatar nestes últimos tempos.
A vida é feita destes episódios; uns transtornam-nos e fazem-nos pensar na nossa mortalidade e completa insignificância, na medida em que podemos num momento estarmos cheios de vida, entusiasmo, planos e projectos e no segundo seguinte, estarmos em coma, quase vegetais ou mesmo já mortos, com toda a carga envolvida. Outros episódios fazem-nos acreditar nas pessoas e na vida, como fonte de inspiração e de alegria, com a certeza de que a Humanidade ainda tem hipóteses de recuperar e de se tornar melhor e mais positiva para todos nós. É a eterna dualidade da vida e da nossa existência que nos acompanha e que, muitas vezes, temos dificuldade em perceber e aceitar na sua totalidade e integridade.
Nesta semana temos um feriado na quinta-feira, o que é bom precisamente por ser neste dia em que normalmente fico sozinho e que, sinceramente, me vai custando cada vez mais, mas pelo menos esta semana assim não será e para além disso, sexta feira não trabalho à tarde no consultório, para poder dar um fim de semana prolongado à minha assistente que bem precisa por vários motivos e mais algum.... Talvez tenha surgido a hipótese de poder vir a trabalhar noutro Consultório em Lisboa, mas tenho que saber bem o que se pretende e se se justifica. Tendo algumas tardes livres e havendo interesse mutuo talvez não seja de desprezar esta oportunidade. Ouçamos primeiro a proposta para a podermos avaliar e analisar devidamente, para podermos depois resolver e decidir.
Para esta semana, que também é fim do mês, um enorme SORRISO de esperança, de FÉ e de forca para os que atravessam nesta fase, momentos tão negros e difíceis, com a certeza  de que temos que nos apoiar uns nos outros e ajudar quem precisa mais em determinadas fases da vida em que tudo parece ruir e ficar completamente destruído. Há tempestades imensas na vida e em determinados momentos que nos deixam completamente arrasados e que levam muito tempo para recuperar. Temos que ser fortes e positivos, sobretudo nestes momentos de grande adversidade.

Sem comentários: