terça-feira, outubro 04, 2011

Véspera de Feriado

Amanhã é feriado, cinco de Outubro, que comemora a instauração da republica e que, quanto a mim, seria um dos feriados a eliminar ou a mudar de calendário.
Ciclicamente fala-se em eliminação de feriados a sua mudança para outros dias, o que seria bom para a economia e até para as pessoas.
Na verdade, estes feriados a meio da semana são bastante maus para a economia e produtividade e vamos ter agora uma série deles até ao fim do ano; então em Dezembro são dois feriados intervalados por uma semana e depois o Natal e fim do ano. Ou seja, é um mês que fica reduzido a quase nada e ainda mais este ano, em que não haverá parte do subsidio de Natal.
Haveria talvez duas medidas simples que seriam bastante eficazes e de que se fala também. Por um lado aumentar em 30 minutos/dia o horário de trabalho, aumentando assim a competitividade e por outro lado, diminuindo ou mobilizando os feriados. Assim, aumentar-se-ia a produtividade, sem ter que se mexer em impostos e aumentar a carga fiscal.
Temos que sair deste ciclo infernal e sobretudo não ficarmos como a Grécia que tem uma missão praticamente impossível e que tem que ser resolvida urgente e rapidamente. Não sei qual será a solução, mas parece-me que estamos quase a explodir por toda a parte, com situações complicadissimas e cada vez mais buracos para resolver. Tenho a sensação de que é cada vez mais difícil sairmos desta equação de austeridade, recessão, crise e pagamento dos juros e empréstimo, sem crescimento e sem a criação de emprego.
É o que se poderia chamar um imenso sarilho, que nos foram criando ao longo dos tempos, com a destruição do tecido produtivo, a utilização dos fundos comunitários em betão e estradas e a falta dum projecto e dum desígnio nacional, para além de estadistas e dum governo efectivo e determinado. O que temos actualmente na Europa são interesses diversos e incapazes de liderar seriamente um projecto e sem essa vontade e determinação, estamos "condenados" a desaparecer e a estarmos permanentemente em crise e sem capacidade de progredirmos e crescermos. O projecto EUROPA parece estar a definhar e sem ninguém que o lidere verdadeira e empenhadamente. É pena e triste que assim seja, mas cada vez vou tendo menos esperança.
Por cá, acredito no primeiro ministro, mas o restante governo parece desaparecido e sem medidas reais e eficazes, no combate a esta crise tremenda e dar esperança nestes tempos que correm.
Temos que ACREDITAR e colectivamente lutarmos pelo nosso País e pelo nosso futuro para que possamos crescer e dar uma vida digna aos nossos descendentes. Para isso temos que estar empenhados e acreditarmos em quem nos lidera, pelo que é fundamental termos bons governantes e com fé, acreditarmos em nós.
Um enorme SORRISO nesta terça feira, véspera de feriado, na certeza de que temos que acreditar em nós e no nosso projecto colectivo, para assim podermos crescer e ter um futuro luminoso e digno.



1 comentário:

planetafryo disse...

ora tío, não concordo com isso de que aumentando o horario de trabalho em 30 minutos/dia se aumenta a competitividade, pois a competitividade é um sintoma de productividade, e esta só se aumenta de duas formas, realizando o trabalho em menos tempo o cobrando menos pelo trabalho. Si o horario diminuise 30 min/día, a gente tendría que fazer o mesmo em menos tempo, sentiría que está a ganhar mais, e fundamental, tendría mais tempo para gastar. é a minha opinião, e obviamente não sou nenhum experto na materia. Mas as crisis são boas para atingir soluções creativas, se as soluções de sempre não dão resultado nenhum. em fin, no que sim concordo es que nestes governos, não há valor suficiente como para meter as mãos em eles mesmos e fabricar un governo mais simples, mais eficiente e menos privilegiado do que tem sido até agora, e que ainda vai perdurar muito mais