quarta-feira, janeiro 12, 2011

Semana

Meio duma semana pacata e sem estórias, como vem sendo normal porque parece que está tudo em suspenso, sem novidades e neste quotidiano meio parado. Não fosse o caso do colunista assassinado em NY - a grande notícia destes dias - em paralelo com a subida ou descida dos juros da dívida e do eterno folhetim da entrada ou não do FMI, nada haveria para se comentar e falar e nada mais haveria para se escrever.
Infelizmente perdeu-se a vida duma pessoa em circunstancias estranhas e fora do normal, mas mesmo assim acho que faltam elementos nesta história porque não pode haver duas versões tão distintas acerca deste caso. Penso que terá sido um caso muito infeliz de aproveitamento mútuo. Um, pela idade, deslumbrado pela juventude e físico dum e o outro a querer a fama e as oportunidades que CC poderia dar-lhe. Nesse jogo de interesses e de paixões, é lógico que algo de explosivo pudesse acontecer se houvesse um rastilho para isso e o facto de se estar fora do ambiente habitual, num país estranho e sujeito a pressões constantes, talvez tenha conduzido a estas acções que, a confirmarem-se, serão bastante macabras.
E uma vez mais se joga um pouco com o facto da homossexualidade como se este elemento fosse condicionante ou provocador de situações destas que, infelizmente, são transversais a todos e que, neste caso, apenas têm a dimensão alcançada pela relativa notoriedade dos envolvidos e por implicarem modelos, moda e escândalo. Espero que não haja uma onda homofóbica por causa deste caso, uma vez que este facto será apenas um factor agravante desta situação que, infelizmente, pode surgir em muitas e muitas relações.
As notícias dizem hoje que o CC vai ser cremado e as cinzas lançadas no rio Hudson, o que me custa a acreditar porque por exemplo em Portugal, não é possível lançar cinzas de pessoas no espaço público. Se toda a gente fizesse o mesmo, seria muito complicado gerir esse mesmo espaço comum, pelo que penso que talvez nos USA, com tanta legislação ambiental, tal não seja possível e seja mais uma notícia sem fundamento dos media.
Cada vez mais constato a pequenez dos nossos jornalistas e jornais que, em vez de procurarem a notícia e o esclarecimento público, se preocupam apenas com os pequenos casos, o sensacionalismo e muitas vezes até se esquecem da verdade dos factos ou de a procurar.. tenho constatado bastante esse facto e mesmo jornais de referencia - ainda os haverá ? - falham muitas vezes esse objectivo primeiro que deveria nortear todo o jornalismo, que é informar a verdade.
Mas está de acordo com a falta de ética e de princípios a que assistimos e com que, infelizmente, nos defrontamos cada vez mais no nosso dia a dia, porque estamos numa sociedade em que os princípios que tínhamos como certos e balizas do relacionamento estão cada vez mais a desaparecer, tornando-se cada vez mais complicado gerir um dia a dia sem estes mesmos princípios.
Estranhamente hoje sinto-me de novo mais engripado e até acho que tive um pouco de febre à noite, o que é bastante estranho uma vez que estou bem medicado e já tudo deveria estar a fazer efeito. Vamos a ver se melhoro rapidamente para me sentir mesmo bem e em forma e poder, desta forma, começar a pensar mais positivamente no sentido de melhorar e equilibrar este primeiro mês do ano.
As notícias acerca do leilão da dívida pública são animadoras e parece que , ao contrário do que se previa, os juros foram mais baixos e os objectivos alcançados, pelo que talvez acha um pouco de esperança de conseguirmos seguir o nosso próprio caminho, se bem que a confiança nestes políticos seja diminuta e quase inexistente. A campanha presidencial parece algo de muito longiguo e realizada noutro País, porque pouco ou nada vai trazer de novo com a reeleição de CS que será conseguida, como se prevê, à primeira volta provavelmente com uma imensa abstenção. É o resultado do afastamento cada vez maior existente entre eleitos e eleitores porque se vive em mundos distintos e apenas aqueles com maior consciência politica ou que viveram os momentos altos do 25 de Abril, ainda se empenham na causa publica e na participação cívica.
Hoje o meu filhote Pedro inicia um novo percurso da sua vida, desejando que seja efectivamente o primeiro degrau da longa vida profissional, com toda a realização pretendida e principalmente a concretização de todos os seus sonhos e desejos, que são milhentos. Para ele em especial, um enorme e quente SORRISO, cheio de ENERGIA e de muita FORÇA

Sem comentários: