quarta-feira, janeiro 19, 2011

Realismo

Mais um dia, meio da semana e infelizmente ainda longe do fim de semana. Retomo o tema do meu amigo MS, acerca dos meus comentários e "queixas" acerca do presente e da falta de perspectivas, dizendo ele que parece haver um negativismo e um pessimismo latente nesses mesmos comentários.
A verdade é que, para mim, é é um enfrentar da realidade e a constatação de factos e não, pelo menos actualmente, apenas e tão só pessimismo pelo que estamos a viver. Alias nestes tempos tenho conseguido viver o quotidiano e o dia a dia, o que me permite, felizmente, não entrar nas minhas depressões e registos anteriores e deixar que o meu novo EU continue presente e a "comandar" os meus destinos.
Quando falo (e repito) nas circunstâncias actuais do negocio, é para constatar as dificuldades actuais e na diferença de atitudes que é preciso ter nestes tempos. Há uns anos sabíamos quais os meses bons e os maus, podíamos prever receitas e despesas e estabelecer metas e objectivos o que de todo não acontece agora, para além de que pensava poder estar agora já a preparar a minha retirada e a minha pré reforma e pelo contrário, tenho ainda muito que batalhar pela frente e que fazer pela vida, pois não está ainda na altura de começar a pensar nisso, nem tão cedo, pois tenho pelo menos mais 10 anos de trabalho.
Por isso, não estou pessimista mas apenas realista e consciente das dificuldades presentes, tentando gerir o quotidiano e simultâneamente o meu EU e a minha vida, com objectividade e com os objectivos possíveis que são, neste momento, levar o barco por diante e num rumo certo, sem encalhes nem naufrágios, pelo que é preciso muita atenção e muito cuidado.
Se pareço negativo ou negro, não é a minha intenção se bem que na verdade vivamos num mundo negro e de muita pouca luz ao fundo do túnel, mas devo continuar em frente e tentar positivar tudo aquilo que tenho e que me acontece e como tenho dito, tenho a sorte de ter uma vida estável, filhos maravilhosos, uma relação presente, amigos fantásticos e ainda o facto de me irem acontecendo as coisas certas no momento certo. E isso tem sido uma constante da minha vida.
Tenho, pois, que estar apaziguado com a vida e o quotidiano e neste momento apenas lamento não poder já estar numa espécie de pré reforma e dedicado a outras coisas que me interessam e que poderiam fazer a diferença, mas a realidade da vida nem sempre está de acordo com os nossos sonhos e vontades concretas.
Talvez o que não consiga explicar seja o "cansaço" da idade e da repetição deste quotidiano porque, efectivamente, são já muitos anos de profissão e muitos milhares de consultas feitas e realizadas, com o inevitável "tédio" desses mesmos actos re0petidos constantemente ao logo dos dias,, uma vez que, infelizmente, casos interessantes e com garra, se vão tornando cada vez mais raros. E com o aparecimento dos implantes e a sua banalização, ainda menos frequentes se tornaram porque a verdade é ã realidade que temos hoje é completamente distinta da que havia quando eu comecei nesta arte/ciência. Nessa altura havia mais arte e menos ciência, enquanto que actualmente é precisamente o contrário, o que, para mim, veio empobrecer um pouco a profissão. Ou seja, por um lado facilitou-nos a vida desde que bem feito e planeado - e o planeamento tem cada vez mais um papel primordial - mas por outro lado, retirou um pouco a arte da profissão em que nos tínhamos que esmerar e suplantar em soluções viáveis para os diferentes problemas, sem ser com a "chapa" feita dos implantes. Perdeu-se uma certa diferenciação técnica e profissional, tendo-se talvez ganho em mais facilidade e acesso a boas soluções.
Outra grande diferença que sinto e que é uma verdade, é a diminuição da ética, princípios e educação das pessoas, quer colegas de profissão, quer funcionários quer principalmente os doentes. Antes a relação que se estabelecia com os doentes era uma relação estável e que se tornava uma Amizade com o passar do tempo e com a permanência das pessoas, o conhecimento das famílias, dos problemas, etc, enquanto que hoje as pessoas nos escolhem por fazermos parte dum determinado sistema de saúde e cada mudança de residência ou de emprego, implica o saltitar de médico. Não há, praticamente, empatia entre as pessoas e raramente fidelidade, o que transforma também a realidade em algo mais triste e "deslavado". Antes sabia os nomes, as ligações e as famílias todas, enquanto que hoje quase não sei os nomes dos novos doentes, nem tão pouco dos seus problemas ou aspirações, mantendo todavia as mesmas ligações aos "velhos" doentes que se mantém. Também vou assistindo à partida de muitos deles por limite de idade e que nos vão deixando, muitos que recordo com saudade e com pena.
Agrava-se a situação pela manifesta falta de possibilidades económicas das pessoas, que cada vez mais vão referindo esse aspecto e felizmente que consigo estar mais protegido pelo facto de ter muitos e bons acordos, apesar destes mesmos acordos não serem aumentados há tempos e serem francamente diminutos, mas permitem manter-me activo e a funcionar.
Por tudo isto, meu querido amigo MS, não me considero actualmente uma pessoa negativa ou deprimida, mas apenas uma pessoa realista, consciente das suas limitações e com pouca vontade de lutar e de seguir outros caminhos, mas melhor consigo mesmo e com o seu cada vez mais novo EU, pelo que consigo viver apenas o dia a dia sem grandes preocupações no futuro, apesar de não o poder ignorar e querendo sempre seguir em frente e cada vez melhor.
A vida não está fácil, mas se conseguirmos em cada dia manter e aumentar o nosso SORRISO, se conseguirmos dar permanentemente o nosso melhor e se conseguirmos altera um ínfimo grão de areia no nosso mundo, então estamos a cumprir o nosso papel neste Universo e neste Mundo, com a certeza de que a nossa passagem por esta energia cósmica é bem sucedida e a caminho do tal nirvana ou da nossa completa realização. Com a força deste conhecimento, a capacidade de DAR e um quente SORRISO venceremos certamente este quotidiano e conseguiremos não só ser melhores mas contribuir também para que o Universo seja mais equilibrado e POSITIVO

Sem comentários: