sexta-feira, janeiro 21, 2011

Assaltos

Ontem numa daquelas conversas que se vão mantendo com a nossa assistente durante os tratamentos aos doentes que não podem responder ou falar, soube que ela tinha sido assaltada e obrigada a percorrer diversos multibancos para levantar todo o dinheiro possível, durante 4 longas horas. É uma situação horrível e falo por experiência própria porque fez-me lembrar dois assaltos de que também fui vítima.
Um era ainda estudante no Liceu Pedro Nunes e ao atravessar o jardim da Estrela obrigaram-me a dar a carteira com o dinheiro, mas foi uma situação "tranquila" porque nessa altura era tudo bem mais suave e sem grandes perigos. A segunda vez estava parado num semafóro com as portas destrancadas e entram-me no carro 2 sujeitos que, com uma faca,. me obrigaram a parar e a ir ao multibanco. O mais grave é que tinha recebido há pouco os cartões e não fazia ideia dos códigos, o que eles certamente não acreditaram. Tive a plena sensação de que ia receber uma facada e ficar para ali estendido de qualquer maneira. Felizmente que a rua começou a ter gente e eles assustaram-se e fugiram, sem dinheiro e sem mais problemas. Foi um imenso susto e desde aí que nunca mais andei sem ser com as portas trancadas e com os códigos uniformizados em todos os cartões.
É uma sensação horrível e assustadora ter uma faca encostada à barriga e nada se poder fazer a não ser tentar fazer o que é pedido, o que no meu caso era manifestamente impossível por não saber os códigos. Para esquecer estes episódios de vida, que estão esquecidos e escondidos até serem trazidos à superfície por situações semelhantes.
Espero não passar mais por isso e não ter mais problemas destes, mas quase sempre que vou a entrar ou a sair da minha garagem que me lembro disso porque aí estamos mesmo muito vulneráveis e se estiver alguém dentro das garagens facilmente nos obriga a entrar e abrir a porta de casa, com todas as consequencias. Não vale muito a pena pensar muito nisto....
Hoje é 6ª feira e felizmente estamos novamente em pré fim de semana, com um jantar de amigos hoje, num novo restaurante " A Fornaria", espaço italiano integrado no estado Líquido e amanha outro jantar mas em nossa casa, num ambiente mais tranquilo e descontraído. Cada vez mais gosto destes fins de semana, pelo descanso e descontracção que tenho nestes dias. Este domingo é dia de eleições presidenciais, esperando que tudo fique devidamente resolvido logo nesse dia, como espero e desejo.Apenas para acabar o "triste" espectáculo desta campanha. negativa, apagada e completamente desfocada da realidade, com um candidato quase vencedor e 5 pessoas a bater constantemente no outro candidato e a fazerem a campanha quase exclusivamente pela negativa. É o retrato do País que temos e somos.
Fora dessa pseudo campanha, continuam os problemas reais que se vão começar mesmo a sentir a partir de agora, uma vez que os ordenados já encolheram para os funcionários públicos, os aumentos provocados pelo IVA já estão na rua e todos os demais aumentos também se começam a sentir, sem aumentos de ordenados e dificuldade em aumentar as receitas. Não sei bem se irei ou não aumentar as consultas, mas a verdade é que os acordos não tiveram qualquer aumento nem deverão ter. São as mesmas tabelas desde há uns anos e não devem sofrer qualquer alteração, o que na pratica se vai traduzir por ser obrigado a suportar os aumentos sem os poder reflectir nas consultas e daí a diminuição das receitas também por esta via. É a vida e daí também a vontade de mudar e de tentar novas vias e novos caminhos.
Acredito que este ano possa ser um ano da tal mudança que procuro e hoje no duche, sonhava com o Euromilhões e com o que faria com o dinheiro, os benefícios que distribuiria, o que comprava e como equacionava a vida... foram momentos de sonho e de prazer pela antecipação de algo que infelizmente não vai acontecer. Mas é pena.... porque sonhei com viagens, casas, plásticas, lazer e também o que poderia fazer com as pessoas que me rodeiam e que AMO, que ficariam também devidamente protegidas nas suas vidas.
Fiquei com um imenso SORRISO, cheio de ilusões e de sonhos que também fazem parte da nossa vida e que felizmente podem também comandar essa mesma vida dando-nos FORÇA, FÉ e ENERGIA para prosseguirmos a nossa realidade e perseguirmos os nossos objectivos. VIVA a VIDA e a forma como a conseguimos viver

Sem comentários: