sábado, setembro 18, 2010

Sábado

A ideia original deste blog era contar cenas e pequenas estórias do meu quotidiano e deste (pobre) País mas a verdade é que nestes últimos tempos pouco ou nada tenho comentado desse mesmo dia a dia, porque me sinto muito bem comigo mesmo e vou dando enos importancia ao negativo que me rodeia.
Ontem gostei imenso de, casualmente, a nossa grande amiga CP ter cá vindo jantar e termos estado pacatamente a ver episódios e mais episódios dos " Sete Palmos de Terra" . Ela telefonou-me a caminho de casa e como ia ficar sózinho, porque o marido tinha um workshop, disse-lhe para vir para cá, que se arranjava qualquer coisa para ela comer e assim podiamos falar e estar. E assim foi e como verdadeiros amigos, estivemos tranquilamente a ver televisão, cada qual à sua maneira e foi extremamente agradável, não só pelo inesperado, mas sobretudo pela forte ligação entre nós os três e pela enorme e sentida AMIZADE.
Foi um fim de 6ª feira, extremamente simpático tanto mais que agora, por causa da minha dieta, não vamos jantar fora neste dia porque é mais fácil e cómodo jantar em casa, tanto mais que hoje iremos ter que ir jantar fora. Por isso, ontem foi uma noite de que gostei muito pelo significado e por me ter sentido muitissimo bem.
A verdade3 é que não tenho registado cenas ou episódios como os que originaram este blogue e como contei de início, não porque evidentemente não acontecam, mas talvez porque lhes dou menos importância e os valorizo menos.
Continua a haver pessoas que entram e saem do elevador sem cumprimentarem, continua a haver vizinhos que dão problemas, doentes que chateiam, funcionários incompententes masque nã maior parte dos casos não me incomodam nem fazem mossa, porque realmente me sinto bem comigo próprio e consigo viver duma forma bem menos stressada e tensa.
É uma enorme  e real mudança, que se foi operando nestes últimos dois anos e que felizmente me tem ajudado imensamente a andar neste mundo, com uma grande diminuição de stress e de desgaste.
E vou tendo exemplos cada vez mais fortes acerca da força do Universo e da inevitabilidades da nossa vida. Ontem, era suposto o consultório ser bem fraco, como é hábito nalgumas 6ªs feiras, mas de repente entre o confirmado e o que foi surgindo, fiz um excelente dia com uma boa receita. Não vale a pena preocuparmo-nos por antecipação e o que conta é mesmo o presente, porque vivemos nesta tal sistema de vasos comunicantes em que quanto mais damos mais recebemos. E essa filosofia orienta-me bem a minha vida.
Apareceu-me ainda uma pessoa no consultório interessada em comprá-lo, estando fora da área e querendo uma hipótese de negócio e de rendimentos pelo que quem sabe não será desta que resolvo esta questão. Também aqui não tenho expectativas e não espero rigorosamente nada porque, infelizmente, ainda não tenho idade para poder sair do cnsultório sem ser por uma quantia que sei que ninguém me irá dar, mas preciso assegurar o meu futuro e o dos meus filhos
Lembrei-me agora duma das primeiras vezes em que senti como um pequeno gesto ou atitude nossa pode fazer toda a diferença na vida das outras pessoas. Estavámos a passear numa terreola perto de Marvão - de que não me lembro do nome - e ao ver uma idosa sentada á porta de casa ao sol, acenei e sorri-lhe ao que a senhora me respondeu com um grande sorriso e com um ar de satisfação e de alegria, como a que agradecer-me profundamente tê-la feito sentir válida e ser humano. Fiquei emocionado e alerta para estes pequenos gestos do nosso quotidiano que podem fazer toda a diferença e que não custam mesmo nada. É mesmo e apenas estar atento ao que nos rodeia e sabedor que ao darmos, teremos na volta a "recompensa" de todo aquilo que fizemos. Acredito cada vez mais fortemente nesta verdade do Universo.
Já temos o nosso fim do ano confirmado e tratado e uma vez que o dia de natal e fim do ano é incompatível com a ida à neve, vamos passar essa época a Bruxelas e ao centro da europa, cidade que, incompreensivelmente, nunca fomos.

Sem comentários: