quarta-feira, março 04, 2009

Criticar é fácil

É mais fácil criticar pela negativa e destruir do que tentar ajudar pela positiva e seguir por um caminho, que não seja apenas a crítica fácil e destrutiva.
Mais uma vez leio comentários desajustados de anónimos que estiveram perto de mim e que sabem ou pensam saber do que falam, mas na verdade desconhecem em absoluto o que é a minha realidade. Porque é mais fácil distorcer o que digo e escrevo, baseado em juízos de valor que não são mais do que a imagem de quem os escreve
Repito que tem que se dar valor a todos aqueles que efectivamente querem trabalhar e progredir, mas certamente não se podem valorizar os que se escondem atrás dos subsídios de desemprego e dos rendimentos mínimos de inserção para não terem que trabalhar. Para chegar aonde cheguei tirei duas licenciaturas, trabalhei de sol a sol e de domingo a domingo e fui um Pai ausente e um marido igualmente ausente. Fiz sofrer e também aprendi que há valores muito importantes como a Família, o Amor e a AMizade. Quem é a DCA para me julgar tão levianamente sem querer saber, nem o pretender, quem sou e como cheguei aqui. Ou será que o rótulo de explorador é suficiente. Não me parece, porque dou oportunidades a quem quer e quem o merece tem todo o meu reconhecimento. Essa a razão porque tenho pessoas a trabalhar para mim durante muitos e muitos anos. Porque me conhecem e porque me dão valor.
Mais uma vez hoje ouvi economistas a defender o congelamento dos ordenados e a abaixamento dos grandes salários, como uma possível medida para combater esta crise e aumentar a produtividade. E logicamente que isso também se aplicaria a mim, porque não sou diferente dos demais. E como sabe ou pode sequer ajuizar que já não o faço, ou seja, que não estou já a adequar o meu estilo de vida. Além de que os ordenados praticados na minha clínica são até mais elevados dos praticados noutras clínicas semelhantes para pessoas sem experiência ou conhecimentos. E quando contrato as pessoas, elas sabem que o horário de saída nunca é antes das 20.30, pelo que não engano ninguém porque nunca digo que a saída é antes dessa hora, apesar de muitos dias até o ser, na medida em que muitos dias acabo as consultas mais cedo.
Conheço pessoas bem mais exploradas do que as minhas assistentes que raramente saem mais tarde dos que as tais 20.30 mencionados. Conheço pessoas licenciadas que, tendo horários de saída às 18, nunca saem dos seus empregos antes das 20. É exploração ?? Ou é a realidade dos nossos dias, realidade que se pode discutir se é boa ou má, mas que é a que existe. Por isso, cara DCA, acorde para a realidade e não me critique apenas.
Apesar de não precisar de me defender deste género de ataques, que assentam em má vontade e em julgamentos precipitados e convencidos da verdade, devo dizer que a minha consciência social - que a tal DCA acho que eu não tenho - me impede de, neste momento despedir uma pessoa, porque sei da dificuldade em arranjar emprego. E não ficaria bem comigo se procedesse doutra forma. Bem como outras benesses que vou dando sempre que posso e que não tenho que justificar ou deixar de justificar
Mas interessa alguma coisa o que eu faça ou deixe de fazer quando existe um preconceito evidente desta senhora acerca de mim. Basta ler os comentários das pessoas que comigo trabalham para se aperceber que há outras verdades.
É evidente que sou exigente com os meus funcionários, mas sou-o igualmente comigo e com os meus. Quero mais produtividade como é evidente, pois quanto mais houver, mais se distribui e mais contentes estarão as pessoas.
Este tipo de comentários deixa-me profundamente irritado porque apenas tem uma lógica que parece ser a dos ricos ou daqueles que mais trabalham que paguem a crise e apenas queremos explorar os que trabalham. Como disse houve alturas da minha vida que trabalhei de domingo a domingo e muitas vezes 24 horas sobre 24 horas. Só assim consegui chegar aonde cheguei e ter o pouco ( muito dependendo do ponto de vista )que tenho.
Talvez fosse mais útil a DCA, leitora anónima, tentar construir qualquer coisa na vida e sobretudo a não fazer juízos precipitados e baseados na sua verdade. Existem outras verdades e outras formas de estar na vida. E todas têm direito à vida. A sua diferença em relação à Cinderela é que esta critica positivamente e tem um percurso de vida que me parece muito certo e verdadeiro, enquanto que o seu, minha cara DCA, me parece uma vida de azedume, de preconceitos e de julgamentos errados e precipitados. Talvez por isso a Cinderela me parece uma pessoa realizada, feliz e harmoniosa que teria muito prazer em conhecer, enquanto que a senhora DCA me parece uma pessoa azeda, infeliz e com grande dificuldade em realizar-se.
Posso assegurar que sou, neste momento, uma pessoa bem mais feliz e realizada do que era nessa altura de trabalho intenso, porque descobri que a vida tem várias matizes, sendo uma das principais as PESSOAS, a AMIZADE e o AMOR próprio e entre todos... tenho o meu feitio é certo, mas considero-me uma pessoa humana e na minha maneira de ver, tento ser justo. O que não me parece que se passe consigo, minha cara DCA.
De qualquer forma, um Grande SORRISO para si na esperança de que, um dia próxima, consiga ver a vida com cores mais radiosas e encontre nas outras pessoas motivos de alegria e de satisfação e não apenas de crítica negativa e até inveja.
PS: Diz ainda "As mentalidades têm mesmo que mudar, " e aqui concordo plenamente consigo, mas esta mudança deve ser feito por todos. Não só por aqueles que considera exploradores, mas também pelos trabalhadores, porque temos temos obrigações e direitos e certamente que os todos como pessoas, sejam os trabalhadores, sejam os funcionários temos direitos e deveres.
Quero ainda acrescentar que eu ainda trabalho muito, porque como sabe sou eu o responsável máximo por tudo o que lá se passa e sou eu quem o maior volume de trabalho e infelizmente as despesas dum consultório continuam a subir em flecha, não havendo o respectivo acompanhar das receitas. Quem me dera ser apenas e tão só empregado e receber o meu ordenadito ao fim do mês, como a senhora DCA parece gostar para não ter responsabilidades.
E quanto ao meu feitio difícil, penso que haverá bem piores e complicados, porque felizmente tenho consciência desse facto e estou constantemente a tentar melhorar, recorrendo a vários métodos.
Será que a minha cara DCA também tem essa noção e essa procura de aperfeiçoar ?

2 comentários:

Anónimo disse...

E Março chegou!

Lá fora, chove leve e ferozmente. Faz frio!

Cá dentro, a lareira crepita, irritando até, a fácil capacidade com que nos persuade a usufruir do seu desempenho.

Gosto do Sol e do luar.
Gosto da neve, adoro o mar.

São coisas tão antagónicas mas, no fundo, visam a obtenção do mesmo resultado. A satisfação pessoal.

Por muito que odiemos a chuva, inevitavelmente, ela ir-se-á fazer sentir. E ainda bem!

Por muito que detestemos o calor abrasador do astro rei, nada o irá impedir de brilhar e aquecer.
De acordo com especialistas na matéria, cada vez será mais insidioso. Fatalmente!

Respeitando a nobreza de carácter, que se pretende que todos os que aqui assinam, tenham, conseguiremos separar o trigo do joio, coisa de má qualidade que prejudica as que são boas. Erva daninha.

O que me entristece nesta atmosfera é, o facto de umas quantas garras se esticarem, aproveitando o tapete colocado de forma suave, quase subtil, por outros peões que jogam limpo.

Se jogarmos o jogo "olhos nos olhos" e conseguirmos chegar ao final, com todos os jogadores, iremos ficar mais ricos no conhecimento acerca do outro e, jamais guardaremos rancor ou deixaremos algo por dizer.

Este é um exercício que todos, os que estão descontentes, deveriam ter coragem para efectuar.

Acabar-se-ia de vez com rancores e confissões tardias.

Somos especiais?! Nahhhhh.
Ainda não descobri o por quê de sermos tão complicados.
Tudo seria tão mais simples se, nos limitassemos a ser inteiros, despidos.

Gostava que as minhas palavras não fossem objecto de tiro ao alvo. São só minhas!

Não sofro da presunção de que sei interpretar os poemas dos outros!
Já em criança me incomodava o facto de me obrigarem a adivinhar as intenções alheias.
Dos poetas mortos!

Renovo os votos de rápido e completo restabelecimento.

Até
A Cinderela

Anónimo disse...

Este é o risco.
A aventura dos blogs, torna-se perigosa, pelo descarregar da infelicidade que alguns transportam, e se escudam na via do anonimato.
Ao ler o seu desabafo lembrei-me de um poema da Sophia de MBA

...
«Este é o tempo...»
"Este é o tempo
Da selva mais obscura

Até o ar azul se tornou grades
E a luz do sol se tornou impura

Esta é a noite
Densa de chacais
Pesada de amargura

Este é o tempo em que os homens renunciam."
...

Humildemente lhe sugiro que não perca, o que afortunadamente conseguiu, sorrir e desejar o mesmo para todos nós.