quarta-feira, agosto 02, 2017

Sofia

Outro dia de calor em Sofia.... hoje comecei com uma visita cultural da cidade, que incluiu parte de pequeno almoço local, de que não gostei. Visitámos um pequeno museu - e há muitos pequenos museus nesta cidade - de artesanato e de tradições búlgaras, seguimos para uma casa de chá onde provámos um chá de rosas e um doce das mesmas. A Bulgária é um dos maiores produtores e exportadores de rosas da Europa, que são utilizadas para chás, doces e Ainda para produtos cosméticos, atingindo preços altíssimos. 
Acabámos num jardim a aprender folclore búlgaro e a beber a aguardente típica e fortíssima.... fiquei quase sem fôlego. Uma manhã muito bem passada com uma guia muito divertida e um grupo bastante europeu e cosmopolita.
A maior parte dos turistas no ano passado foram espanhóis  e italianos e no ano anterior norte-americanos. Claro que os japoneses estão em toda a parte... mas há também muitos holandeses, alguns sul americanos e uma mescla de nacionalidades não tendo encontrado Ainda nenhum português, mas já um brasileiro aqui a trabalhar.
Como a cidade é pequena da para a ir visitando calma e tranquilamente porque bastariam uns 5 dias para a ficar a conhecer. Como estarei mais tenho que "esticando" as visitas para aproveitar bem; mas também como me sinto cansado, estou a aproveitar para descansar bastante, dormir, ler e relaxar. 
Para o ano vou fazer diferente, tendo já o contacto dum guia que faz passeios pelos Balcãs, com tudo organizado ou então farei uma excursão mais organizado para poder ter mais companhia ou o preferível é já ter uma companhia própria e única, o que talvez esteja em vias de acontecer. Mas tudo a seu tempo...
Agora, depois duma boa pizza, vou continuar o programa que hoje consta do Palácio Nacional de  Cultura, seus jardins e áreas circundantes, antes de ir fazer a sesta. Quero ver se a caminho do hotel - e da sesta - consigo comprar bilhetes para a ópera que se vai realizar este fim de semana e que gostaria de ver. Vamos ver....
Ontem jantei magnificamente bem nesta grande rua pedonal onde também estou a almoçar. Comi pratos típicos e bebi uma excelente sangria branca que me deixou muitíssimo bem disposto e satisfeito comigo mesmo e com a vida. São momentos em que estou comigo mesmo a pensar na vida e no muito que passei e se passa.
Um grande SORRISO cheio de luz, calor e optimismo com a certeza de que a FELICIDADE também está nestas pequenas/ grandes conquistas que vou fazendo.
PS: porque será que nestas andanças Ainda dou por mim a pensar ou a falar com alguém que fez parte da minha vida, com quem viajei muito e bastante ? Será o inconsciente a falar, a força do hábito ou os tais "ciúmes" de que me falavam no outro dia.

Sem comentários: