segunda-feira, abril 03, 2017

Saudade

Saudade... sentimento tipicamente português, intraduzível noutras línguas e que pode ser simultaneamente bom e mau. Bom quando nos recordamos de bons tempos, factos alegres, acontecimentos que nos deixaram felizes. Mau quando ficamos tristes, quando recordamos pessoas que já foram, factos dolorosos ou memórias que não queremos mesmo recordar.
Tudo faz parte da nossa vida, do nosso fado, nesta estranha forma de vida que vamos tendo, não tendo alternativa a este desenrolar dos dias que passam por nós. Muitas vezes, queríamos reter momentos, pessoas, factos mas o tempo não pára nem tão pouco as pessoas que, muitas vezes, por nos passam.
Saudade da tranquilidade de Sto André - mesmo sabendo da encenação existente - em que os dias corriam naturalmente no meio do muito que se fazia; que saudade da Cotovia, onde passei tantos e bons momentos e que nunca mais desfrutarei.
Outros tempos, outras pessoas, outros factos que passam por nós, deixam a sua marca, a sua. Impressão digital impregnada em nós duma forma eterna e permanente. Como já vivemos bastante, também recordamos imenso porque já vivemos 21900 dias (525600 horas) durante os quais rimos, chorámos, amámos, odiamos, brincámos, viajamos, e fizemos tudo o mais inerente à condição humana.
Desse mais de meio milhão de horas que já vivemos, temos tanto para contar, tanto para recordar, sentir e vibrar, na certeza de que, bem ou mal, a vida foi o que foi, o que conseguimos fazer, o que nos foi dado, o muito que nos passou ao lado, as muitas pessoas que recordamos e de quem temos saudades, bem como os muitos sonhos que Ainda possamos ter na vida que nos falta viver.
Saudade pode ser nostalgia, mas também pode ser algo que nos transporta através do tempo, das nossas memórias perdurando para além de nós mesmo, ajudando-nos a progredir, a crescer e a amadurecer cada vez mais duma forma consistente e firme.
Quero ter Saudade das coisas boas da vida, assim como quero que tenham saudades de mim, do meu SORRISO luminoso, da minha loucura saudável ilha forma de estar na vida e na minha FELICIDADE.

Sem comentários: