domingo, abril 23, 2017

Continuação

Ponta Delgada, check ! Cidade simpática, pequena, tranquila, voltada para o Oceano. Sede da região Autónoma dos Açores, onde está situado o palácio do Governo e o Parlamento Regional.
Uma extensa marginal, onde estão situados muitos dos bons hotéis da cidade, muitas igrejas das quais a principal é a Igreja Matriz, imponente e bastante rica. Visitámos também a Sinagoga como não podia deixar de ser, visto que esta ilha foi para onde vieram muitos judeus fugidos da inquisição, entre eles alguns da família Bensaúde que ainda hoje ocupam um lugar na sociedade portuguesa. 
Claro que a Inquisição também esteve nas ilhas, chegando a fazer autos de Fé, acusando, como de costume, judeus por tudo o que acontecia. Não muito diferente do que ainda hoje acontece.... tem sempre de haver um inimigo externo para combater para distrair as pessoas dos reais problemas existentes, como ensinava Lenine.
Fomos almoçar a um restaurante fantástico - o Cais 20 - em São Roque, tendo comido lapas ( finalmente ) e um polvo delicioso, para além do "meu" vinho das ilhas, o terras das lavas.
Acabamos Ainda por ir ao outro lado da ilha - Ribeira Brava - tendo voltado para o hotel onde vou descansar, fazer piscina para depois se ir jantar outra especialidade desta ilha. São sempre viagens gastronómicas e esta gastronomia ocupa um lugar fundamental nas minhas viagens. Como disse ao almoço, é bom podes desfrutar destes pequenos luxos, de almoçar num bom restaurante, ao lado do oceano, com um bom vinho e numa boa companhia.
Um grande SORRISO que poderia infinitamente melhor se não houvesse pequenos ruídos à minha volta, que me custam imenso a perceber. Mas tudo se esclarece e resolve.


Sem comentários: