quinta-feira, abril 06, 2017

Conceitos

Felicidade, Amor, Amizade.... conceitos que fazem parte da nossa vida, mas que cada qual poderá interpretar de diferentes maneiras. O Amor e a Amizade são essenciais para se ter Felicidade ? Ou pelo contrário, podemos ser felizes "apenas" connosco e com aquilo que somos ?
Gostava de saber exactamente o que significam estes conceitos. Amor é querer estar com uma pessoa, sentir saudades dela e querer compartilhar a vida ou é querermos o bem de alguém mesmo sabendo que não podemos estar com ela ?
Amizade é ter alguém no nosso coração, gostar de estar com essa pessoa, abrir a nossa alma sem segredos e, mesmo, afastados durante muito e muito tempo, continuar essa mesma ligação como se nada tivesse ocorrido ?
Felicidade será um estado de alma, um contentamento interior, algo inexplicável ou apenas a simples sensação de se estar vivo, de termos o essencial, de podermos gozar o dia a dia ?
Na verdade é capaz de ser tudo isto e muito mais porque o ser humano é tão complexo que, compreensivelmente, tudo se interliga, tudo faz parte dum todo que muitas vezes não compreendemos ou percepcionamos. 
Todos nós queremos ser amados e amar, queremos ter amigos e ser amigos bem como sentir a Felicidade, porque isso faz parte da condição humana mas, aceito cada vez mais, que tudo isso começa por nós próprios. Ou seja, temos de nos AMAR para podermos amar os outros, e todos aqueles que fazem parte da nossa vida, bem como temos de gostar de nós para sermos e termos amigos e Ainda sentirmo-nos bem para sermos Felizes e conseguir transmitir esse sentimento para o exterior.
Tinha (tenho??) o hábito de culpar os outros por muita coisa que era (é? ) apenas e tão só derivado dos meus medos, dos meus fantasmas e de muita coisa que não tinha resolvido na minha cabeça, bem como pelo facto de não gostar de mim, nem do que era.
Esta negação do meu ser, esta permanente culpabilização dos outros, dos meus Pais, do meu passado apenas servia de desculpa para não me encontrar a mim mesmo; era o eterno ruído que eu criava para me esquecer da minha pessoa e do que eu podia ser.
Felizmente que, neste momento, parece que acordei duma letargia em que me encontrava e consigo ver para além disso tudo, entranhando o meu passado, perdoando aos meus Pais, alterando comportamentos e formas de estar para que consiga duma maneira verdadeira, real, afectiva e duma certa forma simples, AMAR como eu quero, gostar como deve ser e Ainda ter a FELICIDADE que todos merecemos.
Espero conseguir Ainda "salvar" algo que é muito importante para mim, sabendo que não depende apenas de mim, mas também da vontade e querer doutras pessoa, pelo que com o meu SORRISO verdadeiro, sentido e consciente da minha realidade quero passar essa mensagem de esperança e de AMOR.

Sem comentários: