sábado, abril 15, 2017

Recantos de Portugal

Sábado de Aleluia.... acho que é assim que se chama a este sábado, passado algures no Portugal Desconhecido e bem bonito. Na verdade temos sítios, locais e paisagens duma enorme beleza que desconhecemos porque ao contrário do que fazem os espanhóis não temos o costume de andar pelo nosso País, preferindo viajar pelo estrangeiro.
Gosto de fazer estes fins de semana temáticos em zonas do País que ainda não conheço para poder apreciar aquilo que temos, que somos e que faz parte da nossa identidade colectiva. E, uma vez mais, descobri uma parte de Portugal que vale a pena conhecer.
Evidentemente que, não sendo uma zona de turismo por excelência, tem algumas falhas a nível de restauração, de infraestruturas que poderiam ser melhor aproveitadas e concebidas, mas talvez à medida que se vão desenvolvendo estas zonas, esse processo se faça.
Também é verdade que este aparente abandono faz parte da beleza dos locais como este, mas todas estas aldeias, lugarejos e afins podiam potenciar a sua beleza e o seu encanto de forma a atrair um determinado tipo de turistas que apreciam este turismo.
Estamos bem situados, num turismo rural muito recente e muito bem arranjado - quinta do Sobral - que pertence a um casal de "alemães ? Austríacos ? " e que têm tudo muitíssimo bem arranjado. Somos os únicos hóspedes....
Hoje andamos a descobrir os arredores, a visitar as praias fluviais que são arranjos do rio Zezere ( acho eu! ) e que, na falta do mar, permitem refrescar e mergulhar em águas limpas e bonitas.
É uma calma e tranquilidade absoluta, sem ruídos, sem quase civilização, sem pessoas e por isso duma beleza própria e estranha para quem, como nós, está habituado ao bulício da grande metrópole. Estamos a um passo dela e ao mesmo tempo muito longe e afastados de tudo isso. Não me importava de ter aqui um refúgio como o que encontrámos ontem numa das aldeias de xisto.
Paisagens bucólicas, que me fazem lembrar outras épocas e outros locais como a quinta de Brescos ou Celorico da Beira onde ia na minha infância. Recordações com um SORRISO a lembrar outros tempos em que a FELICIDADE  parecia, e era, bem mais fácil

Sem comentários: