quarta-feira, abril 12, 2017

Fé e Esperança

Certamente que é difícil acreditar ou ter FÉ em alguém que, num passado recente, mostrou ser omisso, pouco credível e até adoptar como sistema defensivo, a mentira e a alteração dos factos.
Assim como também não deve ser fácil pensar ou sentir que pode haver uma mudança interna e consciente, provocará precisamente por tudo o que vai acontecendo, tomando-se outro caminho e outro registo. 
 Mas a verdade é que eu acho que é possível passar-se duma fase para outra, não duma forma abrupta e repentina, mas desta forma gradual e consistente que é a melhor e a mais realista. Todos nós aprendemos com a vida que nos vai ensinando, formando e moldando aquilo que vamos sendo. Porque o que fomos ontem não somos hoje se tivermos a inteligência, a humildade e a consciência de aprender e de nos tornarmos melhores.
Melhores para nós próprios, com mais auto estima e amor próprio para que, assim também consigamos estar melhor com quem nos rodeia, com quem estamos e vivemos. Tenho plena consciência do que fui, dos meus erros, fantasmas, medos, traumas e tudo aquilo que é o que chamo o meu lado negro. 
Durante muito tempo "vivi" nesse lado da "força" ( recordar guerra das estrelas), num negrume, numa mentira imensa que me provocou muitos danos, muito sofrimento bem como estragou e danificou muita coisa; Ainda hoje tenho reminiscências desses tempos, vindo à superfície comportamentos semelhantes que, felizmente, já consigo identificar e irradiar. Mas será que vou a tempo ??
Recordo que, quando iniciei a minha análise, ter dito ao meu psicanalista sentir-me uma panela de pressão prestes a rebentar e assim estava, para além de estar completamente desestruturado, interiormente destruído, sem qualquer amor próprio ou auto estima e Ainda menos confiança. 
Felizmente que ao fim destes anos de análise, estou bastante mais confiante, aprendi a gostar de mim, a pensar antes de agir e a analisar melhor e mais profundamente tudo o que me rodeia. Mas mesmo assim cometo erros, faço julgamentos errados, penso, por vezes, que ainda sou o centro do Universo não passando de mais uma pessoa que por cá anda.
Mas sei, sinto interiormente que estou noutro registo, que faço por estar noutra etapa do meu ser e da minha vida porque precisamente o que passámos, o que fomos, o que somos hoje nos leva a mudar, nos leva por outras estradas que se estão a construir. O que importa é olhar para o futuro com confiança, com optimismo, segurança e Ainda amor próprio, auto estima e conhecedores daquilo que somos e conseguimos.
Quero estar bem comigo, quero também estar bem com os que Amo, com os meus amigos e ir resolvendo pouco a pouco os problemas que vou tendo, principalmente na esfera profissional - consultório - e no aspecto financeiro que estou a tomar cada vez mais atenção e cuidado. E vou conseguir, tenho a certeza.
E nesta vida que temos' aproxima-se a Páscoa, fim de semana prolongado que vamos passar algures, esperando que sirva para uma aproximação, um fortalecimento de algo que existe mas que está muito abalado, sempre com um SORRISO e a esperança de que a FELICIDADE é possível e pode estar a nosso lado agora e sempre. Assim o espero e desejo.

Sem comentários: