sábado, março 12, 2016

Sábado

Finalmente sábado... dia ocupado com actividades várias e com mais aprendizagem culinária; e felizmente que a semana de férias está quase a chegar e a concretizar-se.
Vou aproveitar esses dias para descansar, ordenar ideias e sobretudo para relaxar e descontrair completamente, esvaziando a minha mente do muito que existe de negativo e de nocivo.
Claro que uma coisa é dizer ou pensar e outra é efectivamente fazer e conseguir, mas quero e preciso mesmo de seguir cada vez mais em frente e duma forma consistente e sólida para que sinta os efeitos dessa reflexão e desta "nova" atitude.
Ontem acabei por ter uma noite muitíssimo agradável, com um jantar tranquilo mas intenso na forma e conteúdo. Acho curioso que certas pessoas não acreditem no valor da Amizade e que seja possível fazer pelos outros muita coisa, duma forma desinteressada e expontânea.  E é verdade que é possível e que pode ser feito...
Assim como é possível ter um ambiente de trabalho fantástico - e foi uma das coisas muito boas que me aconteceram em 2015 - em que existe uma equipe e em que todos trabalham em conjunto. Ainda ontem, perante um caso não tive qualquer problema em pedir conselhos, assim como já tenho discutido outros casos e outros pacientes. É assim que gosto de trabalhar e não com pessoas autistas, convencidas, mesquinhas e cheias de ilusões e de ideias quase loucas.
Hoje é o aniversário duma das minhas afilhadas e é comemorado com um almoço, o que não é costume mas felizmente que assim é, porque não poderia estar presente se fosse ao fim do dia. Hoje é o início de novo curso de culinária, desta vez será já um curso médio avançado. Espero aprender bastante e continuar a seguir este caminho que me dá bastante prazer e muita vontade de fazer mais e melhor.
Hoje sinto-me mais tranquilo por também ter percebido, ou melhor, me terem feito perceber que, na verdade, muito do que se passou ao longo destes anos foi causado por mim e pelas minhas atitudes e acções, tendo finalmente percebido que tudo tem consequências e tudo aquilo que se faz tem o seu preço.
Foram as tais balizas e limites que não me foram ensinadas na altura certa que me levaram a pensar que tudo podia fazer porque seria sempre perdoado, assim como ainda hoje tento - em muito menor grau - fazer algumas coisas duma forma que não o deveria fazer. Apercebo-me cada vez mais das consequências dos meus actos e de que tenho de reflectir e de pensar bastante no que posso ou devo fazer. Bem como do que não posso mesmo fazer.
É a diferença entre continuar a ser uma criança mimada, birrenta e irreflectida e um adulto consciente, dono duma identidade própria e respeitador do seu espaço, mas também do espaço dos outros e das suas identidades. Se quero que respeitem o meu espaço, é evidente que tenho de respeitar o espaço dos outros e sobretudo de lhes dar margem de manobra e de acção. E saber lidar com isso mesmo e ultrapassar as frustrações e tudo aquilo de que possa não gostar.
Enfim... é um percurso de vida diferente que estou a fazer e que, melhor ou pior, vou conseguir levar por diante duma forma serena e tranquila, desde que me lembre sempre destes princípios básicos e desta minha "nova" forma de estar na vida e com as pessoas. É fundamental que assim seja.
Assim como também é fundamental manter o meu SORRISO cada vez mais luminoso, mais intenso e cheio de força e desta vontade de mudança e transformação. Assim seja capaz de continuar neste registo e neste caminho que quero trilhar.
PS: um SORRISO muito especial para a minha afilhada M que hoje comemora os seus 3 anos. Um grande beijinho para ela e família.


Sem comentários: