quarta-feira, março 02, 2016

Passados

Há situações estranhas na vida duma pessoa, mesmo muito estranhas que nos deixam pensativas e até bastante reflectivas acerca desses mesmos factos e acontecimentos.
Mesmo sabendo do feitio e da falta de manifestações de afecto, fico ainda surpreendido e até um pouco magoado porque parece que não há passado, não há afectos nem recordações entre as pessoas e não quero acreditar nisso, até porque sei não corresponder à verdade.
Mas uma vez mais, este afastamento intencional e não desejado por mim porque nada tenho por resolver e até pelo contrário estou bastante consciente das coisas e dos factos, deixa-me um pouco perturbado porque me faz falta a Amizade, o Carinho e sobretudo poder conversar, falar das nossas vidas e do que vamos fazendo, sentindo e tendo.
Ontem foi muito estranho mesmo, porque tinha vontade de sentir um calor humano que não senti, de estar com um amigo que não estava, de conversar com alguém que me foi o mais próximo possível durante tantos e tantos anos. E que agora se eleições comigo duma forma algo estranha ou pelo menos bem distante. Fiquei triste e perturbado porque tenho um grande, mas mesmo muito grande sentimento de Amizade por ele e um carinho enorme.
Mas são factos da vida e sobretudo é algo contra o qual nada posso fazer mas que, por incrível que pareça, ainda me afecta. Parece apenas que nunca houve nada entre as pessoas e que, neste momento, nada se pode saber acerca destas mesmas pessoas. É isso faz-me uma imensa confusão e alguma tristeza.
Mas como nada depende de mim, mas sim de vontades alheias tenho de continuar a aceitar e a tentar compreender essas mesmas vontades apesar das saudades que tenho de estar com as pessoas, de conversar, de contar a minha vida e de saber da delas. Mas tudo parece envolto num mistério... e nada tem a ver com dramatismos, nem miserabilismos, nem coitadinhos, mas apenas uma constatação duma realidade que eu gostava que fosse diferente. 
Quando será que se poderá atingir um ponto de equilíbrio e de se estar sem constrangimentos,  sem distanciamento e com a verdade dos factos e da realidade. Eu apenas queria perceber os motivos, as causas e as razões para esta realidade, uma vez que para mim - e não estou a ser egocêntrico nem a pensar só em mim, nem a ser o centro do mundo, as coisas poderiam já estar resolvidos  não é essa a minha intenção, mas apenas e tão só desejar um relacionamento normal entre as pessoas e se eu aceito perfeitamente e na boa o que actualmente existe, será pedir muito que também aceitem o que existe da minha parte. Que nada tem a ver com o que os outros já têm... algo sério, construído ou em construção, uma vivência comum, um projecto de vida e aparentemente um entendimento muito bom.
Eu não tenho projecto de vida, ainda não tenho nada sério, ainda não sei que vai acontecer, mas o que sei e tenho a certeza é que estou a crescer, estou a amadurecer e a ficar mais consciente de mim mesmo, a reflectir e interiorizar o que sou e sobretudo o que quero ser. Mas preciso dos meus amigos e em particular deste amigo de quem tenho umas saudades imensas. Mas isso é outra estória que vou superando com maior ou menos dificuldade.
Ontem até consegui ir jantar sozinho ao mercado de Alges, que sinto já como minha casa tantas às vezes que lá vou comer o meu sushi. E não me custou rigorosamente nada, assim como também não custou nada marcar férias para agosto - no Brasil - sem ter a certeza de ter ou não companhia. Eu vou e vou divertir-me.... e estar com família e ver locais novos, bonitos e diferentes do habitual. Tenho de resolver a minha vida desta forma e não estar à espera disto ou daquilo, mas sim e apenas de mim mesmo.
Repito que este post não é uma queixa, nem uma culpabilizacao de nada, mas apenas uma tentativa de me fazer compreender e perceber, porque acho que é a falar - e neste caso a escrever - que as pessoas se entendem. E é importante que se entendam, assim como é importante eu perceber os timings das pessoas e estou a fazer esse esforço e a dar esse espaço que me foi pedido. Não deixo é de ter pena e até não perceber exactamente as razões mas há factos que a razão não alcança e que fica no reino dos sentimentos e das emoções.
Ontem foi um dia muito cansativo de consultório e por isso mesmo apeteceu-me ir até ao mercado, descontrair e estar comigo mesmo no meio da multidão e das muitas pessoas que já vou conhecendo por ali e que, com o seu SORRISO, me fazem sentir acompanhado e integrado em algo de que gosto.
Mas felizmente que estou a conseguir ser feliz e sobretudo a sentir este meu SORRISO interior cada vez mais luminoso, intenso e verdadeiro, porque apenas assim conseguirei construir uma "nova" vida é um novo eu que é o que eu mais quero. Mesmo que não consiga arranjar mais ninguém com quem partilhar a vida e o meu dia a dia 

Sem comentários: