sexta-feira, março 11, 2016

Desabafos

Ultimo dia da semana... mais uma sexta feira em que nada faço neste serviço e em que me vou sentindo cada vez mais inútil e desperdiçado.  Mas tenho de aguentar....
Sinto que estou, novamente, numa fase meia estranha em que ao tentar valorizar-me e aceitar-me, ainda encontro muitas dificuldades e ainda dou demasiada importância a alguns objectos externos que agitam um pouco os meus medos e receios.
E este estado dificulta a minha calma, o meu discernimento e consciência real e concreta.... e entro num ciclo vicioso de angústia, medo e ao mesmo tempo de calma e pensamento. Acção e reacção perante os factos e o quotidiano, sem saber exactamente como fazer e o que fazer.
Sinto-me profundamente cansado, intensamente gasto por tudo e por nada e ainda porque não me sinto completamente bem comigo mesmo - mas muito melhor do que há uns meses atrás - com uma enorme necessidade de estar com alguém do meu "nível", com o mesmo entendimento do que eu e sobretudo de carinho e estima.
Como ontem me interrogava, também hoje não sei muito bem aquilo que sou ou deixo de ser, na certeza de que sou já uma pessoa diferente, com pensamento mais estruturado, mais reflectido e ponderado, o que não impede que, de vez em quando, não fique mais triste e abatido.
Ainda não encontrei um sentido para a vida; melhor dizendo, tenho um sentido e um caminho que se vai construindo e fazendo.... com maior ou menor facilidade ou dificuldade, vamos fazendo a nossa vida, neste dia a dia cheio de tanta coisa boa para estarmos bem e saborearmos o que temos. 
Felizmente que temos muita coisa para estarmos bem, mas por vezes, o pouco que não temos seria o essencial e fundamental para ficarmos mesmo bem e felizes. Não ando insatisfeito, nem tão pouco numa procura de coisa alguma sem ser, na verdade, da minha vida, do meu EU e de tudo aquilo que possa contribuir para me fazer feliz.
Amanhã vou iniciar mais um curso de culinária -já um curso médio - porque cozinhar me relaxa, me agrada e sobretudo me faz sentir mais autónomo e mais integrado em algo de diferente. Para além disso acho que tenho jeito e engenho, bem como parece que as pessoas gostam do que faço e apreciam. É algo que quero e vou continuar a fazer pela satisfação que me dá. 
Qual é a finalidade da nossa vida ? Que estamos aqui a fazer ? Há um objectivo real e concreto para a vida, para este dia a dia que temos ou apenas estamos destinados a andarmos por aqui sem mais nada a não ser aquilo que temos ou vamos tendo.... estou cada vez mais a pôr em duvida aquilo que sou, os objectivos da vida e o que devemos ou não fazer, visto que se não estivemos completamente de bem connosco mesmo, nunca conseguiremos estar bem com mais ninguém.
Sempre tive uma vida complicada, sempre estive envolto em muita coisa, muitas mentiras, muitos medos e ainda muita falta de carinho, amor e estima que me marcaram profundamente e duma forma que se faz sentir todos os dias. Ainda ontem, por exemplo, "esqueci" ou não quero lembrar das minhas acções do passado que tiveram as consequências que tiveram. E em vez de reflectir acerca disso, de entranhar e perceber isso mesmo, até parece que culpo outrem por esses factos.
São incongruências e muitas, com uma constância e uma permanência de que tenho de me afastar cada vez e perceber o que fiz, o que aconteceu, os timings e sobretudo deixar passar estes momentos para, no futuro, poder estar de bem com quem quero. Mas sobretudo e principalmente comigo mesmo e com a minha consciência. Tenho de ter a noção de que os erros se pagam e as atitudes que tomamos ou acções que fazemos têm as suas consequências que, nem sempre, conseguimos reverter a nosso favor. Foi algo que nunca me foi ensinado e que estou a aprender a minha custa, com muita dor e sofrimento.
Mas mantenhamos o nosso SORRISO e valorizemos tudo aquilo que temos e ainda o muito que temos pela frente, na certeza de que é em nós que é tudo.

Sem comentários: