quarta-feira, maio 13, 2015

Fases da vida

Todas as idades têm as suas particularidades, vissicitudes e dinâmicas. Eu estou a aproximar-me duma idade e duma "década" importante.
Entrar nos sessenta é entrar num mundo novo, assim como entrar nos quarentas foi para mim devastador e terrível.
Ainda hoje me lembro dessa data com uma intensidade enorme porque, pela primeira vez, me senti ultrapassado pelo tempo, tive uma enorme depressão e tudo pôs em causa. Mas felizmente que me consegui aguentar e seguir a minha vida.
Nessa altura sei e sinto, como se fosse hoje, o enorme choque que tive e o desespero que senti por ter ou não ter alcançado ainda muito das coisas que queria. Mas parece-me que isso acontece a muitos e temos de resolver essas crises.
Neste momento sinto imensamente o peso dos "quase" sessenta e ainda por cima (quase) nada parece correr como eu gostaria ou teria previsto há uns tempos. Tudo parece ter desabado e desaparecido no mapa da minha vida.... são, foram demasiadas coisas que têm os seus timings e que, certamente, vai levar o seu caminho seja ele qual for. 
Assim tenha força, coragem e pulso para me agarrar à vida e fazer com que ela valha a pena, se bem que haja sempre soluções para tudo e nada seja impossível ou imutável.
A verdade é que cada um de nós reage à sua maneira e da sua forma, sendo o importante que consigamos sair o melhor possível dessas situações, com um grande controle dos danos e a certeza de que estamos a fazer o nosso melhor.
Também a verdade é que, muitas vezes, estas crises arrastam consigo outras pessoas, outras situações e uma grande envolvencia que podem levar tempo a resolver, bem como envolvem sofrimento, dor e uma enorme necessidade de estarmos sós e de resolvermos os nossos dilemas, problemas até encontrarmos soluções e ficarmos bem e felizes.
Temos e devemos seguir em frente com todas as dificuldades que a vida vai tendo, mas também com toda a coragem necessária para as enfrentarmos na certeza absoluta de que a FÉ e a esperança têm e devem estar sempre presentes. E enquanto assim for, vou vivendo um dia de cada vez e esperando pelo minuto seguinte.
A verdade é que devo resolver todas as minhas contradições ainda existentes e perceber-me cada vez melhor, bem como me ir libertando das dependências ou objectos externos para conseguir cada vez mais encontrar o meu silêncio é mundo próprio. Mas infelizmente falta-me muitas vezes a coragem, a força e a vontade de o fazer.
Vivamos um dia de cada vez e tentemos que o nosso SORRISO esteja sempre presente mesmo naqueles momentos em que o que parece não é e não sabemos interpretar os sinais do que vai acontecendo. Felizmente que me parece estar a criar o tal silêncio necessário e assim conseguir ir vivendo da melhor forma possível.
"I have a dream" mas infelizmente até agora ainda na se concretizou, mas acredito que vai acontecer é que um dia acorde e veja a luz do sol, a luminosidade da vida e toda a felicidade a que temos direito.

Sem comentários: