sexta-feira, setembro 27, 2013

Reflexões


Começa-se a fazer luz em muitos aspectos da minha personalidade e da minha forma de estar. A mente humana, a sua estrutura e complexidade é algo que me continua a fascinar e a surpreender. Sinto que, neste momento, a muita coisa à flor da pele, à espera de ser projectada para o exterior, devidamente analisada, assimilada e integrada.... só assim consigo perceber como é que em tão pouco tempo se fez tanta compreensão em aspectos básicos e essenciais da minha estrutura, bem como de toda a minha envolvência.
Tenho pensado e ontem até comentei isso com a minha irmã que todas as terapias que abordam o nosso sub ou inconsciente têm premissas idênticas, itens comuns e um tronco geral assente nos mesmos princípios, diferindo depois na abordagem e sobretudo na solução para os problemas, com maior ou menor consistência. Neste momento o que considero essencial é a integração do corrente, a sua compreensão e a sua substituição por algo consistente, verdadeiro e integro.
É sexta-feira, ultimo dia de trabalho e daqui a pouco inicio de fim de semana, de que  bem preciso para descansar, recompor energias e principalmente continuar a integrar tudo aquilo que vou sabendo, percebendo e que preciso integrar.
Este sábado teremos um casamento, porque felizmente ainda há quem considere o sacramento do matrimonio importante e fundamental para estabilizar ou dar força a uma relação afectiva e amorosa. 
É curioso que, neste momento, entenda também melhor os meus motivos para tornar a dar esse passo e assim conseguir estabilizar mais e melhor a minha concepção das coisas e a minha visão das relações, na medida em que me daria uma maior confiança. Claro que seria aparente porque com ou sem papel o que interessa mesmo são as pessoas e as suas interacções, mas talvez fosse uma mais valia.
Estive ao telefone com uma pessoa do meu passado recente e, para além de ter gostado de a ouvir, senti que continua a haver uma proximidade e uma interligação que espero manter no futuro e contribuir para a alteração dalgumas coisas. Confirma-se que, quando se tem razão, ela acaba sempre por nos ser dada e neste caso concreto sei que assim é, tanto mais que envolve muita coisa e ainda manias e doenças com alguma gravidade. 
Tive ainda a satisfação se ver confirmados muitos factos que calculava e que, neste momento, são mais do que evidentes. A ganância e a tendência de menosprezar os outros tem, normalmente, muito maus resultados; infelizmente estamos num país com uma justiça péssima e que quase não funciona pelo que, por vezes, nem vale a pena o trabalhar para se recuperar minudências, pelos gastos que se tem com o processo e em advogados. Mas também aqui deverá haver justiça e o feitiço virar-se-à contra o feiticeiro, genericamente falando.
Ser-se perseguido/a ou assediado/a no trabalho, na vida ou sexualmente é algo bastante grave e doentio, principalmente quando se estão perante relações de dependência e de trabalho, que desnivelam as oportunidades de resposta e de "luta". 
Sei de vários casos e alguns deles são repetitivos e recorrentes, o que demonstra um padrão de comportamento e algo que se chama parafilia, que é precisamente uma fixação nos objectos/ pessoas que nos rodeiam e que estão numa posição de inferioridade. A família ou os cônjuges nem se apercebem dessa faceta, a menos que haja processos judiciais que são sempre bastante difíceis de provar e intimidatórios/ vexatórios para quem os pretende provar, na medida em que há sempre a defesa de alegar que houve correspondência e aceitação desse facto.
Na verdade a mente humana é altamente complexa, mas acredito cada vez mais que o que se faz de errado, acabamos por "pagar" mais cedo ou mais tarde e nesta ou noutra vida qualquer; os predadores sexuais por exemplo sofrerão na pele o que fazem às suas vitimas e assim saberão o que se sofre. Os mentirosos compulsivos cairão nas malhas doutros iguais e perceberão os danos e assim sucessivamente. 
Como diz o ditado, "cá se fazem, cá se pagam" e sei que isso é uma evidencia clara e sem qualquer duvida porque neste Universo a justiça e o bom senso é algo de dominante e de imperativo, como todos acabamos por perceber, melhor ou pior. Normalmente quem não percebe aquilo que é e se rege por princípios doentios e gananciosos acaba sempre mal, arrastando consigo outras pessoas que se mantendo, acabam também por ser coniventes com esses procedimentos.
O meu SORRISO fica e permanece inalterável, tanto mais que o meu conhecimento é cada vez maior e mais integrado, pelo que acredito que a vida nos trará a felicidade, o prazer e o Amor que procuramos. Quando nos regemos por princípios e tentamos fazer o bem, certamente que o Universo nos dará o que ansiamos.
 


Sem comentários: