sexta-feira, setembro 06, 2013

Reflexões da vida

Ultimo dia da semana de trabalho, desta primeira semana pós- ferias... é sempre uma adaptação difícil e custosa, principalmente quando as ferias foram excelentes e relaxastes. Apesar de terem sido poucos dias....
Para o ano queremos ver se não temos ferias em Agosto, trabalhando 3 ou 4 dias por semana duma forma concentrada e tirando os dias em Junho ou Setembro e também fim do ano. Se calhar e se conseguirmos, gostaríamos de ir à neve com a família na semana do Carnaval.
Entretanto temos que trabalhar e fazer face a todas as responsabilidades que temos, esperando que rapidamente a situação fique mais desanuviada com oportunidades de trabalho dum dos meus filhos para que ele consiga alcançar a estabilidade e equilíbrio de que necessita.
Estive a ler um email que me tinha passado e que, justamente, reflecte um descontentamento justificado por ter sido utilizado como arma de arremesso, duma forma indevida e totalmente inapropriada.
É triste que se usem destes argumentos e outras pessoas para se atacar família ou parentes próximos, o que é demonstrativo duma grande falta de caracter e de mais coisas que me abstenho de comentar, já que sou bastante criticado por escrever o que escrevo.
Não é que isso me perturbe ou deixe de escrever da forma que o faço; felizmente tenho um modo de dar vazão às minhas frustrações, problemas e vivências, exprimindo-as livre e fluentemente, tentando nunca ser muito explicito em relação a nomes ou situações concretas que permitam a identificação por pessoas estranhas aos assuntos ou temas.
Felizmente que tenho aprendido que o falar, o escrever e o comentar de todos os assuntos da vida, das pessoas e das suas emoções e factos, ajuda a "reconstruirmos-nos" e ainda a não ficarmos presos em rancores ou ressentimentos, que perturbam a nossa vida e mais grave ainda, podem prejudicar outras pessoas.
A verdade é que nunca conseguimos entender ou compreender na totalidade o nosso semelhante, mesmo que convivamos todos os dias com ele e tenhamos uma relação estreita. Todos nós temos o nosso lado mais escondido e nalguns casos o tal lado negro ou muito negativo de que tenho falado bastantes vezes.
Todos temos um lado anjo e outro lado demónio, havendo quem consiga equilibrar e harmonizar estes lados duma forma perfeita, enquanto que noutros predomina mais um dos lados e/ ou alternam em fraterno convívio! A vida é mesmo assim e as pessoas são um somatório de tudo aquilo que nos envolve, da família, dos factos, das emoções e dos sentimentos positivos ou negativos que temos.
Daí a necessidade que todos deveriam ter dum acompanhamento psicológico, na medida em que em muitas situações não conseguimos dar a volta, não só por falta de conhecimentos mas principalmente por não nos apercebermos do que nos perturba ou altera o nosso comportamento. Como é sabido, tenho feito ao longo destes anos uma serie de terapias e de aproximações esotéricas que me têm feito muitíssimo bem e neste momento procuro ainda continuar a fazer uma maior e melhor prospecção interior na descoberta do que sou. E sou da opinião que seria benéfico para todos, a resolução da sua conflitualidade interior, tanto mais que vivemos num mundo cada vez mais hostil e agressivo.
Gostava de me lembrar duma coisa que li há muito e que fazia referencia que as pessoas (e a sua personalidade) podem enganar durante muito tempo poucas pessoas, ou muitas pessoas durante pouco tempo, mas NUNCA muitas pessoas durante muito tempo... e acho que isso é mesmo verdade porque mais dia, menos dia as pessoas acabam sempre por se desvendarem como são na realidade.
Um grande SORRISO com imensa vontade de entrar em fim de semana e com força e energia seguirmos em frente na nossa descoberta e principalmente resolução dos nossos problemas.


Sem comentários: