quinta-feira, setembro 05, 2013

Inconsciencias da Vida

A vida tem muitas inconsistências, desequilíbrios e ainda atitudes que não percebemos, nem entendemos porque aparecem do nada e muitas vezes nada significam.
Tomamos caminhos, abrimos janelas que nem sempre serão as melhores mas a verdade é que também não temos a sabedoria nem o pleno conhecimento de tudo e muito menos do que o nosso inconsciente consegue comandar ou controlar.
Há caminhos que só percebemos serem errados perante as reacções e os factos e janelas que nunca deveriam ter sido abertas, mas que por acasos da vida nos aparecem e pela fragilidade e circunstancias em que estamos nesse determinado momento, mantemos abertas mais tempo do que o devido, mesmo sabendo que estamos errados e que essas janelas são para fechar.
Há ainda momentos em que, por isto ou aquilo, nos podemos lembrar dessas mesmas janelas mas sem qualquer intenção de lhes dar seguidamente e também sem a consciência dos danos que podemos causar aos que verdadeiramente nos interessam.
Tenho dito e repito que pequenos gestos, palavras sentidas ou inesperadas bem como um simples SORRISO fazem toda a defenda como aconteceu agora com uma mensagem que recebi do meu filho mais novo. Pela singeleza das palavras, pela autenticidade das mesmas e sobretudo pela oportunidade ganhei este dia que já tem outro significado para mim. Também eu senti que ontem foi um dia especial entre Pai e Filho.
A vida é feita destas contradições e destes contratempos; depende da nossa capacidade aprendermos com os erros que vamos cometendo e ainda pela experiência que vamos adquirindo ao longo dos anos e das pessoas com quem nos cruzamos e que nos tornam melhores e mais sábios ou pelo contrario que, negativamente, querem que entremos por janelas estranhas e não conformes com o nosso modo de vida nem forma de vida.
A sabedoria e o entendimento que cada um de nós tem da vida e da realidade depende de vários factores, intrínsecos e extrínsecos, culturais, étnicos e muitos outros que nos condicionam; há quem consiga por si mesmo construir a sua própria casa interior, com tudo devidamente arrumado, bons alicerces e uma boa estrutura enquanto que outros precisam de ajuda exterior e profissional...
Nestes tempos conturbados e difíceis em que a ética e os princípios são muitas vezes esquecidos e torneados duma forma pouco conforme com a minha visão da vida e do mundo, temos que ter cada vez mais a consciência do nosso caminho e rodear-nos de quem efectivamente interessa e nos ajuda a atravessar esta vida e este quotidiano.
Deixo um grande e luminoso SORRISO a todas essas pessoas que se atravessam no meu caminho e que me abrem portas e janelas bonitas e floridas, na certeza de que com AMOR , CARINHO e AMIZADE todos nós conseguimos ser melhores e mais positivos.

Sem comentários: