sexta-feira, março 30, 2012

Tempo de Chuva

Finalmente temos chuva e mau tempo... a previsão meteorológica aponta para uma semana de chuva, de que estamos mesmo necessitados. A situação de seca é já muito grave em todo o País e necessitamos rapidamente de agua, muita agua para a agricultura, pastoreio e ainda para diminuir os riscos de incêndios que já começaram a grassar pelo País.
Lembro-me do outro ano de seca, em 2005, em que tambem tiveram que ser tomadas varias medidas extremas de poupança de agua. Esta carência é ainda mais grave porque provoca um aumento generalizado do custo de vida e dos produtos essenciais para todos nós.
Esperemos que chova durante alguns dias e que se mantenha este tempo para colmatar este período de seca e assim salvar o que ainda puder ser salvo e garantido, porque é melhor para todos e também para o País.
A situação económica vai-se mantendo e segundo os especialistas e analistas, pode ser que consigamos seguir em frente e construir um País condigno e com futuro para os nossos filhos e netos, na medida em que as medidas tomadas e planeadas parecem estar a ter efeito. O importante é que o governo continue a governar eficaz e celeramente e a cortar a direito nos privilégios e nos escândalos existentes. Temos que sentir que vale a pena e que os sacrifícios são para todos e também para os mais importantes e aparentemente intocáveis até agora!
É verdadeiramente importante que todos sintamos que os sacrifica e os cortes são iguais para todos e sobretudo que valem a pena e que nos poderão eventualmente garantir um futuro melhor e mais risonho. É cada vez mais necessário uma palavra de esperança e de optimismo neste nosso quotidiano e não apenas esta gestão diária dos cortes, aumentos e dificuldades que vamos tendo porque todos nós precisamos de ter alguma coisa que nos segure e prenda à realidade.
Ontem encerrámos mais um mês de consultório e mais uma vez conseguimos atingir (quase) a plenitude dos nossos objectivos, com algum engenho e alguma resistência e desadaptação de funcionamento, na medida em que ainda não se percebeu a necessidade de equacionar devidamente a agenda a uma melhor rentabilidade diária. E creio que nestas circunstancias e com este funcionamento isso nunca será conseguido a não ser que haja grandes mudanças !
Os comentários de quinta-feira foram limitados e sem grandes novidades a não ser que felizmente parece que o Estado vai começar a ser uma pessoa de respeito e vai começar a pagar as contas em atraso, com a subsequente liquidez no sistema, permitindo novos investimentos, maior folga orçamental e sobretudo a sobrevivência de muitas e muitas empresas credoras do estado em muitos milhares ou milhões. Esperemos que assim seja e que possamos começar a inverter esta linha descendente, com a preservação dos empregos existentes e a possível criação de mais!
O Fran começou as suas ferias da Páscoa e parece que vai aproveitar para dar uma volta por Israel e talvez ir à Jordânia, ver esse país que parece valer bem a pena, enquanto ue que o Pedro continua na sua labuta, vindo a Lisboa para a semana passar o seu aniversario. Espero sinceramente que ele lute mais e melhor para alcançar os seus objectivos porque tem que sonhar mas também tem que os tentar concretizar.
Voltei a ter um sono reparador e tranquilo, o que me deixa bastante satisfeito porque não há nada pior do que acordar já cansado e deprimido. Não consigo perceber estas tão grandes alterações do sono, mas sinto que estão intimamente relacionadas com o clima financeiro e as grandes oscilações que por vezes tenho medo que ocorram, porque felizmente continuo a conseguir atingir os meus objectivos. E bastante melhor do que se estivesse ainda no meu antigo consultório e sozinho, sem esta parceria que veio na altura e tempo certos.
Hoje não trabalho de tarde, pelo que vou dar umas voltas que tenho programadas e iniciar o meu fim-de-semana quando terminar no SAMS. 
O meu irmão e família andam a passear pela Irlanda e faz-me lembrar a volta que fizemos e que adorámos por esse País. Aterrámos em Cork, alugámos um carro e seguimos depois à descoberta das maravilhas, que são muitas, até chegarmos a Dublin. É uma cidade pequena mas muito agradável, pessoas simpáticas e prestáveis e sobretudo uma cidade que nos absorve e onde gostaria de voltar um dia destes. Gostei imenso desta viagem pelo muito que andámos e vimos, pela beleza da região e sobretudo pela companhia. No outro dia falámos em fazer um novo circuito deste género, tendo pensado na Escócia que é também uma região que já conheço e que queria retornar com mais tempo e na mesma companhia. Vamos programar e fazer acontecer...
Um enorme SORRISO nesta Sexta-feira de chuva, de tempo cinzento mas com vontade de seguir em frente e de tentar DAR o melhor que puder e souber para que a vida siga o seu caminho e nos traga o muito que nós desejamos e queremos.

Sem comentários: