quinta-feira, março 08, 2012

(Mais ) Um Dia

Ontem foi um dia intenso e cansativo, de bastante trabalho e de rentabilidade, com trabalhos novos e até de algum volume. Mesmo assim e apesar desta enorme crise, felizmente que nos vamos aguentando e tendo que fazer, com a agenda quase sempre composta e acertada, à custa de bastante esforço, vigilância e controle.
Estamos numa fase terrível, com más noticias quase todos os dias e uma enorme preocupação pelo evoluir da crise nacional e internacional, com muitos boatos e muitas incertezas. Ontem quando cheguei ao SAMS, corria a noticia de que íamos sair do euro, que a noticia seria dada na sexta feira à noite e que na próxima segunda feira, já teríamos o escudo.
Notícias desencontradas que assustam as pessoas, que as preocupam em excesso e que fazem recear pelo futuro como é evidente. Tenho alguma confiança no que está a ser feito e acredito que não poderia haver outro caminho, mas também sei que as consequências estão a ser dramáticas e muito graves para muitas pessoas e famílias. Mas só espero que depois deste tratamento de choque, as coisas fiquem melhores e com mais hipóteses duma vida saudável e correcta.
Temos que continuar a viver da melhor forma possível, tentando contribuir para o sucesso geral e também para o nosso bem estar, na medida em que ambos estão interligados. Vou-me confrontando cada vez mais com problemas e dramas pessoais, de desemprego súbito e/ou de longa duração que estragam as vidas pessoais e familiares e dão cabo de quaisquer planos pré-existentes.
Deve ser aflitivo ter uma certa idade e não ter meios de subsistência próprios e suficientes para se manter uma família e ainda uma idade que dificilmente conseguirá ter lugar no actual mercado de trabalho.
Espero e desejo que esta situação seja rapidamente superada, mas em termos de criação de emprego não me parece que se consiga tão rapidamente quanto seria desejável. E isso cria situações sociais e pessoais duma grande gravidade, para além de gerar uma acentuada diminuição da riqueza gerada e uma enorme frustração pessoal, com o aumento das depressões e dos suicídios. É uma situação dramática e trágica que tem que ser rapidamente invertida.
Hoje mais um dia de trabalho, o último no consultório visto que não trabalho amanhã à tarde, sexta-feira por ter alterado as consultas e ter que tratar do meu passaporte que está prestes a caducar e precisarei dele para Agosto. Hoje estou aqui a terminar umas coisas uns pagamentos, para daqui a pouco ir almoçar com a MB, umas pataniscas de bacalhau num restaurante perto de casa dela, para depois seguir para as consultas.
Felizmente que amanhã será só e apenas a trabalhar de manhã no SAMS e finalmente chegaremos a mais um fim-de-semana de descanso e descontracção!
Ontem houve uma alteração radical da nossa varanda porque o decorador da casa resolveu inovar o espaço e com meia dúzia de coisas, transformou o espaço. Ficou com uma chão de madeira, plantas na parede e uma mesa e cadeiras para tomarmos o pequeno almoço ou outras refeições á varanda. Ficou extremamente acolhedor e simpático, demonstrando que com pouco dinheiro mas com boas ideias é possível "revolucionar" os nossos espaços, com a preciosa ajuda do Ikea. O Ikea veio na verdade revolucionar todo o conceito de decoração e de espaço, porque antes comprava-se mobília para uma vida e assim permanecia tudo inalterável durante anos e anos, enquanto que actualmente podemos mudar a decoração em três tempos e muito mais frequentemente, na medida em que é tudo bem mais barato e acessível. E não é tão bom poder-se mudar o visual da nossa casa e transformá-la de vez em quando,para nos dar mais animo e força? Penso e sinto que sim!
Um enorme e grande SORRISO por mais um dia de vida e de trabalho, na certeza de que tudo temos de fazer para continuarmos neste nosso crescimento e amadurecimento, neste caminho de DAR o que sabemos e pudemos para também RECEBER o que desejamos e sobretudo tentarmos ser úteis ao nosso semelhante e a quem nos rodeia. Para todos os que neste momento atravessam particulares dificuldades, um SORRISO muito especial.



Sem comentários: