sexta-feira, março 23, 2012

Greve?

A vida é feita de pequenos nadas e de conquistas diárias e permanentes, às quais temos que estar atentos e equacionar devidamente.
É sexta-feira e estou a trabalhar no SAMS, não tendo consultas da parte da tarde, aproveitando para ir dar umas voltas que necessito, bem como estar um pouco com a minha irmã P, para termos uma conversa acerca da actualidade.
Estou quase no meu aniversário e este ano, são já 55 anos, parecendo ainda ontem ter feito a minha grande festa dos 50! O tempo voa por nós e apenas nos apercebemos desta passagem abrupta do tempo nestas novas ocasiões festivas em que recordamos o que passou. Na altura, foi uma festa muito bonita e singela, que adorei e que ainda hoje guardo no coração por ter corrido tão bem.
Esse jantar comemorativo que levei algum tempo a organizar e a planear, conseguiu reunir quase todas as pessoas importantes para mim na altura, e revendo as fotografias e os "discursos" acho que foi um dos bons momentos da minha vida. Neste momento talvez a selecção das pessoas fosse diferente mas naquele momento foram as pessoas que achem certas e adequadas e retrospectivamente foi um jantar memorável.
Este domingo será um almoço bem mais simples, com menos gente e mais pacato, reunindo os que me são mesmo próximos e com quem convivo mais e melhor. Planeio fazer uma comemoração todos os 5 anos para não ser repetitivo e assim o tempo passar mais devagar.
Ontem foi dia de greve dita geral, mas parece que quase tudo funcionou, à excepção dos transportes que dão uma dimensão errada dos efeitos da greve. É verdade que há muito descontentamento, muitas coisas erradas mas também é verdade que a maioria das pessoas tem a noção de que estas medidas e austeridade são importantes. Contudo é importante que tudo faça sentido e que seja igual para todos porque não pode haver medidas de excepção para uns e todos os sacrifícios sempre para os mesmos. De qualquer forma, os efeitos da greve não foram evidentes nem tao pouco pareceu ter havido uma grande adesão, havendo, como sempre, uma enorme discrepância dos números dos sindicatos e do governo. Mas a sensação que tenho é que não só não houve grande adesão, como ouvi muita gente a interrogar-se acerca dos efeitos da greve e da sua justificação, o que faz com que na verdade as pessoas já tenham interiorizado a necessidade de todos estes sacrifícios.
Pessoalmente já sinto este apertar do cinto e o aumento dos impostos e contribuições que são evidentes no nosso quotidiano, a começar pelos combustíveis. Este ano temos ainda a agravante da seca, que certamente irá encarecer ainda mais os produtos e piorar a vida de todos. Já estou mais ou menos arrependido pelos dias que vamos passar fora, porque este ano deveria ser de poupança absoluta e de muita contenção , mas também a verdade é que temos que sair, de vez em quando, do nosso quotidiano e fazer coisas diferentes e diversas, senão entramos em depressão e completo aborrecimento.
Esperemos e desejamos que este ano passe rapidamente e que consigamos ver mais claro no fim deste mesmo ano, na certeza de que os sacrifícios valeram a pena e justificaram a nossa alteração de nível de vida. Temos que fazer o que pudermos, com menos e com mais parcimónia e equilíbrio, mas também consumir nas medidas das nossas possibilidades porque senão entramos mesmo numa espiral de difícil saída, porque tem que haver circulação de dinheiro e de consumo para que a economia funcione, crie riqueza e sobretudo haja mais trabalho e diminuição deste imenso desemprego.
Continuemos em frente e tentemos viver o melhor que pudermos, protegendo os nossos e quem nos queremos e amamos, com pequenos gestos no nosso dia a dia, a DAR o que soubermos e pudermos para que o Universo nos possa também retribuir e assim contribuir para o nosso SORRISO diário e se possível permanente.
É importante estarmos bem e equilibrados, com os bons níveis energéticos e boa capacidade de regeneração porque nestes dias que correm, com tanta carga negativa, pressões e dificuldades temos mesmo que encontrar em nós a capacidade para AMAR, DAR e com um SORRISO fazemos dos nossos SONHOS uma realidade vivida e sentida.

Sem comentários: