quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Ternuras

Há momentos de especial ternura e carinho e ontem tive um desses momentos com o meu querido filho Fran. Primeiro adorei mesmo estar com ele ontem, porque está francamente melhor, bastante bem disposto e cheio de vontade de ir finalmente para o seu Erasmus e a sua aventura.
Até penso que está mais consciente desse facto e dessa realidade, pelo que talvez isto tivesse mesmo que acontecer para cimentar bem esta viagem.
Em segundo lugar, um imenso momento de TERNURA e CARINHO em que ele se deitou com a cabeça no meu colo a ver televisão e eu a fazer-lhes festinhas. Foi um momento muito bonito, de grande comunhão afectiva e de harmonia.
Senti que foi um daqueles momentos gratificantes da vida e que valem a pena ser vividos, aliado ao facto de ao contrario do que tinha acontecido no outro dia, nos despedimos em PAZ e em grande cordialidade, afecto e AMOR.
Fiquei bastante contente e tranquilo em relação a esta viagem e estadia do Fran, porque agora acredito que vai tudo correr mesmo bem e que vai ser uma excelente oportunidade para ele crescer, amadurecer e ter novas experiências.
Também durante a tarde tive a oportunidade de constatar que, efectivamente, temos quase sempre o retorno do que damos porque quando precisamos recebemos na medida certa e isso aconteceu outra vez ontem com uma pessoa com quem me tenho aproximado imenso e que também tem sido impecável nestes momentos de dor e de preocupação.
Na verdade, a vida é feita de momentos, emoções, atitudes e actos que nos vão marcando mais ou menos e que nos permitem crescer, amadurecer e encarar esta mesma vida duma forma dinâmica e progressiva, tendo cada vez mais a certeza de que temos de DAR para receber neste eterno ciclo de trocas em que nos inserimos no Universo.
Hoje sinto-me tranquilo e com bastante PAZ, o que me dá uma grande calma interior com um olhar muito positivo do mundo e da realidade. Ou seja, acredito em mim, nas pessoas e neste quotidiano em que estamos, com a tal certeza de que vamos conseguir superar esta realidade difícil e que com a tal estrelinha da sorte vamos realizar os nossos objectivos.
Mais um dia de trabalho, quer no SAMS, quer no consultório neste dia 29 de Fevereiro, que se repete de quatro em quatro anos. Nem me lembrava que era ano bissexto mas também a verdade é que não ligo mesmo nada a estes anos especiais.
Nestes dias conturbados de grande emotividade e perturbação, não tenho escrito nem comentado outros temas, limitando-me a este "fait divers" de grande intensidade como é normal porque na verdade nós, pais, sofremos e havemos sempre de sofrer com o que acontece aos nossos filhos que são a nossa razão de vida e que nos dão a força necessária para continuarmos.
Entretanto o mundo continua a girar e a austeridade a apertar neste (pobre) País, com uma força e uma devastação social enorme. Para além do que leio e ouço, a verdade é que tenho muitos doentes que deixaram de ir às consultas precisamente por estarem desempregados e alguns até já deixaram de receber o subsidio de desemprego,, por serem desempregados de longa duração. São pessoas entre os 40 e os 50 e tal anos, sem formação especifica e praticamente sem esperança de entrarem novamente no mercado de trabalho.
Deve ser uma situação terrível e dramática não ter meios de subsistencia próprios e não ter qualquer esperança no futuro e nos dias vindouros. O que vai fazer uma mulher de 46 anos, administrativa e com o 6º ano desempregada há mais de ano e meio e com múltiplas tentativas de ingresso em novos empregos, sem qualquer sucesso e cada vez rareando mais as entrevistas para possíveis empregos? É dramático e desesperante, pelo que devemos - e temos mesmo - que pensar positivo na nossa vida e até "agradecer" o que temos, fazendo os possíveis e impossíveis para salvaguardar o nosso trabalho, a nossa actividade e mesmo tentando a todo o custo ampliar os nossos objectivos.
Espero que todos os que rodeiam, todos os que Amo e por quem tenho carinho, encontrem uma situação de estabilidade e de encontro positivo com a vida, porque todos nós, seres humanos, temos direito à nossa dignidade e lugar neste mundo, para o que não só temos que procurar esse mesmo espaço que nos "pertence", como também esperar uma certa solidariedade da sociedade em que nos inserimos. Espero que, rapidamente, consigamos dar uma esperança de VIDA digna a muitos que hoje se encontram em situações dramáticas e dentro das nossas possibilidades consigamos ajudar quem precisa e assim melhorar um pouco a nossa realidade.
Um enorme SORRISO, muito em especial para os meus filhos que me dão uma enorme força e apoio, com muita ENERGIA e FÉ para todos os que me rodeiam, que me apoiam e que por mim também são apoiados. Acreditemos que com um SORRISO o Universo nos envolva positiva e fortemente no caminho que queremos e desejamos. "´É em nós que é tudo"

1 comentário:

Mamã Su disse...

Estou sem palavras... não fazia a mais pequena ideia... desgraçado do Fran. E eu que passei o sábado a perguntar de mim para mim como teria corrido a viagem. Beijinhos grandes para ti e para o Fran