terça-feira, fevereiro 28, 2012

(Outro) Dia

A recuperação do Fran está a ser fantástica, tendo ontem ido tirar o tamponamento do nariz e na próxima 5ª feira, antes de viajar já pode tirar a tala gessada. Também as dores diminuíram francamente, bem como o estado de alma. Fiquei mais tranquilo com a situação, tanto mais que já não precisa de ser seguido em Israel porque está tudo controlado.
Estava ontem a falar com ele e com um amigo que o visitava e fiquei espantado com a descrença deles no nosso País e principalmente com a justiça que temos. Falavámos de apresentar uma participação na policia, para punir o agressor e ambos me dizeram que não valia a pena devido à justiça que temos e que não funciona. Ou seja, ambos têm perto de 20 anos e não acreditam num dos pilares fundamentais duma sociedade moderno que é a capacidade de haver justiça e dos agressores serem castigados e punidos. Alegam a dificuldade na prova, a morosidade da justiça e sobretudo alguns casos de que têm conhecimento e que não deram qualquer resultado. Para além disso perante a ineficácia da justiça, receiam que o(s) agressor(es) se possam vingar da queixa e persistirem nos seus maus hábitos.
É estranho e lamentável que os nossos jovens não acreditem no seu País, nas suas instituições e no funcionamento dos pilares básicos da sociedade, o que talvez explique também a aumento crescente da abstenção nas eleições. Na verdade se não acreditam nos políticos, nem no País quais as motivações para votarem e se empenharem neste País.
Temos que motivar e fazer com que estes jovens acreditem em Portugal e nas suas capacidades, para se empenharem e sobretudo lutar pelo nosso futuro colectivo e pelo nosso progresso. Só assim conseguiremos vencer este presente e termos um País melhor onde seja possível viver e concretizar os nossos sonhos e desejos, bem como legar aos nossos descendentes uma nova realidade, com maiores oportunidades, mais empreendorismo e mais justiça.
Queria mesmo ver Portugal no bom caminho, numa senda de progresso e de afirmação pessoal e profissional que é o que falta neste nosso país, em que grande parte das pessoas estão habituadas a receberem do estado e a pouco contribuírem para o nosso crescimento, bem como a haver pouco empenho porque se habituaram ao grande estado social em que nos transformaram.
Temos e devemos empenhar-nos na mudança social e na transformação da nossa maneira de viver e de estar na vida e na sociedade, porque só com uma completa mudança de mentalidades, hábitos e empenhamento conseguiremos dar a volta à situação em que estamos e progredir na vida, sem proteccionismos nem ajudas excessivas porque todos temos que dar o nosso melhor para podermos fazer deste País um local onde gostemos de viver, trabalhar e amar e em que os nossos jovens tenham confiança e orgulho de serem portugueses.
Um enorme SORRISO com este pensamento positivo em que temos que dar o máximo que pudermos para recebermos o que queremos, com muita força, energia positiva e sobretudo com a nossa capacidade de acreditarmos em nós, nos que nos são próximos e no País.




Sem comentários: