sexta-feira, fevereiro 17, 2012

(Ainda) Atitudes

Chegámos de novo ao final da semana, não trabalhando esta sexta-feira no consultório. Estou no SAMS desde bem cedo e depois duma noite muito mal dormida. Já percebi que quando fico mais em stress, me custa bastante a dormir, o que aconteceu ontem.
Na verdade a falta de ética e de deontologia médica existente actualmente na classe medica é preocupante e bastante lamentável na medida em que parece que se transformou uma arte e dedicação a um mero comércio. Penso e sei que temos que ganhar dinheiro, mas dentro de normas e regras definidas e aceites por quem quer honrar a sua profissão.
Estou bastante decepcionado e triste por esta situação injustificável nas presentes circunstâncias, em que todos se queixam duma imensa crise e duma falta de rendimentos, pelo que não posso mesmo aceitar esta atitude. Mais uma das tais atitudes a juntar ao rol das que vou descrevendo por aqui!
Sinto que estou a ficar desfasado dos tempos presentes em que na verdade se assiste a uma ausência de princípios e de vontade de trabalhar, com pouco ou nenhum empenhamento na (boa) realização do nosso trabalho e função. Por isso, tenho uma das duas soluções, que é ignorar toda esta falta de competência e de princípios e seguir em frente, não me perturbando ou agir em conformidade com o que acho certo e ter, no dia a dia, problemas e conflitos porque as pessoas também não percebem onde falham e o pouco empenho que têm!
E vou chegando à conclusão que, provavelmente, deveria estar mais sossegado e despreocupado tanto mais que o consultório já nem é meu. Mas tenho esta consciência muito aguda do meu relacionamento com os meus doentes, que ponho acima de tudo e quero, exijo, que o tratamento seja assim feito no consultório. Se bem que na verdade muitos dos doentes actuais não tenham o mínimo respeito pelo médico, faltando ou ignorando consultas confirmadas e às vezes nem sabendo o nome do médico. Sinais destes tempos conturbados!
Continua a haver escândalos neste (pobre) País, como os descritos ontem pelo Marques Mendes, nas famosas parcerias publico privadas em que depois do governo do Sócrates as ter renegociado, os encargos para o estado - ou seja, para os contribuintes - aumentou 105%, o que é inexplicável e ninguém se preocupa em fazer referencia a este assunto e esclarecer o que aconteceu, porque somos todos nós a pagar este desvario de dinheiros públicos.  Houvesse justiça e penalização dos agentes políticos em tempo útil e talvez nada distinguido acontecesse, porque esses mesmos agentes receariam o (justo) castigo. Situações destas devem e têm que ser explicadas e esclarecidos como deve ser e rapidamente.
Fica um enorme SORRISO com uma enorme vontade de estar no fim se semana e de estar a meio gás estes dias. Muita força, energia positiva e motivação 

Sem comentários: