segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Cefaleias

Tenho vindo a acordar com uma dor de cabeça constante, que se vai diluindo ao longo da manhã mas que não é certamente normal. Penso que estará relacionada com o frio que se faz sentir na medida em que recordo um violento episódio de enxaqueca que tive há uns 30 anos,  tendo mesmo que recorrer ao hospital.
Estava em Abrantes, era carnaval e tinha mesmo nevado - o que não acontecia há muitas décadas - com um frio intenso e acordei com uma dor de cabeça lancinante e incomportável, pelo que fui às urgências onde me puseram a dormir quase um dia inteiro, tendo ficado bem desde aí.
Costumo ter, muitas vezes, umas ligeiras cefaleias que atribuo muitas vezes a tensão nervosa ou stress, mas não é compatível com acordar já com essas dores, pelo que ou é mesmo do frio que temos ou poderá ter qualquer outra causa que terei de averiguar, tanto mais que a idade começa a ser outra!
Inicio de mais uma semana de trabalho e de luta, estando já a meio doutro mês, quase no Carnaval, este ano a meio gás na medida em que não havendo tolerância oficial e do estado, há muita gente a não trabalhar por fazer parte dos contratos colectivos este dia como feriado. Será provavelmente um dia fraco, mas como já tinha sido decidido fechar o consultório não teremos qualquer problema. Ainda por cima também na segunda feira não tenho assistente pelo que se quisermos e pudermos, teremos um fim de semana prolongado.
Gostava ter uns dias de ferias em Abril e de ir passear algures, mas neste contexto ainda é prematura estar q marcar qualquer coisa que terá que ser bem vista e revista. Mas tentemos sair um pouco daqui e aproveitar aqueles dias entre feriados e fim de semana para irmos conhecer novas cidades e espairecer um pouco deste quotidiano.
Vou sentindo estar a "passar de prazo" nestes tempos em que cada vez menos há princípios ou ética e que vou sendo surpreendido por atitudes menos correctas e procedimentos estranhos. Mas a verdade é que o problema deve ser mesmo meu e da minha forma antiquada de atar no mundo e no convívio pessoal e profissional. Ainda hoje tive a desagradável surpresa daquilo que considero ser uma quebra grave da ética profissional que é o facto dum médico equacionar a hipótese de abandonar os doentes, sem estar substituída e sem querer saber desses mesmos pacientes. Para mim, é bastante estranha esta atitude porque não só não a compreendo como é contra a deontologia e ética medica.
São as tais atitudes de que falava ontem, que me surpreendem e espantam, mas que, infelizmente, são começam a ser comuns e gerais pelo que, certamente, terei que me adaptar e reformular também os meus princípios para não me "chocar" desta forma. Acho que valorizo demasiado certos princípios e formas de estar na vida que se vão tronando raros e manifestamente arcaicos!
Vou tendo cada vez mais a noção da ida do Fran para a sua aventura e vou ficando preocupado e até um pouco angustiado porque não sei se ele estará preparado para estar tanto tempo fora e preocupado como irá correr este semestre de faculdade. Ainda por cima não deverei poder ir visitá-lo pelos encargos que isso representa, mas vou tentar. Vamos a ver como correm as coisas e se ele me dá noticias atempada e correctamente.
Um enorme SORRISO com o desejo de que tudo corra o melhor possível para todos os que Amo e estimo e em particular os meus filhos, que são a evidente razão da minha vida e por quem tudo faço e luto. 

Sem comentários: