quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Atitudes e Emoções

Principio de mais um mês deste ano de 2012. Ainda estou bastante abalado com atitudes e comportamentos que não consigo mesmo perceber ou explicar.
Tenho cada vez mais a  sensação que me iludo facilmente com as pessoas e que, quase nunca, elas são como eu penso ou ate quero que sejam. Foram duas situações quase em simultâneo que me espantaram imenso porque, sinceramente, não estava mesmo à espera e em ambos os casos estava à espera doutras atitudes e reacções.
Ainda tenho muito que aprender porque, na verdade, há uma enorme diferença entre aquilo eu gostaria que fosse e a realidade das outras pessoas, tendo cada vez mais que me salvaguardar e não me "intrometer" tanto com as outras pessoas, ressalvando apenas os que me são mais chegados.
Certamente que tenho "culpas" nestas situações porque ou espero demais das pessoas ou não as consigo perceber na sua totalidade; acho que é mesmo falta de entendimento e de pensar que estão na minha sintonia o que muitas vezes não acontece.
Estou triste com tudo isto porque por um lado é um grande amigo por quem tenho uma especial amizade e carinho e por outro é uma assistente a quem dei a mão e ajudei. São situações completamente distintas mas iguais na sua essência, que é a minha ilusão acerca das pessoas e das suas capacidades.
Tenho, alias devo, resguardar-me destas situações, com uma menor envolvência e ter a noção de que somos diferentes e agimos diferentes perante a vida e a realidade e que não posso de forma alguma " obrigar" as pessoas que estimo e quero a serem como eu acho e muitas vezes sinto ser melhor. 
Está na altura de modificar a minha atitude para o exterior e tentar não interferir na vida dos outros, mesmo que seja na melhor das intenções e de boa fé. Estou cansado de ser mal compreendido e magoado por isso mesmo, porque gosto das pessoas e faço o meu melhor para ajudar e compreender. Infelizmente nem sempre tenho o feedback que gostava e que acho merecer por vezes.
Espero sinceramente que a mediação familiar que estou a fazer neste momento não me traga a incompreensão de ambas as partes e acabe por ficar de mal com ambas, porque evidentemente que não é isso que pretendo, mas sim mediar um conflito e se possível harmonizar as pessoas e fazer com que tenham um relacionamento positivo e interactivo. Vamos a ver como correm as coisas e sobretudo se consigo ser eficaz e concreto.
O meu filho conseguiu desbloquear a situação e finalmente lá vão a caminho das tão desejadas ferias, com tudo resolvido e assente. Foram estes momentos de tensão e de contrariedade que se vê a força de carácter das pessoas e a sua capacidade para resolverem os problemas e deram a volta e neste caso concreto, penso que o meu filho conseguiu enfrentar a "crise" em conformidade e seguir em frente, na efectivação dos seus objectivos. Fico feliz com isso, tanto mais que ate permitiu que estivéssemos juntos e, uma vez mais, estreitámos o nosso relacionamento, que é excelente. Gostei imenso de estar com ele, nesta sua fase da vida em que vai adquirindo confiança e a certeza de que, com empenho e engenho conseguimos alcançar muito do que queremos e pretendemos.
O meu quotidiano sempre assim foi, com momentos altos e outros menos bons, tendo felizmente e cada vez mais a capacidade de me adaptar e superar estes sobressaltos e seguir em frente, porque só mesmo essa minha capacidade me permitiu chegar onde cheguei, no meio de toda esta minha vida e família complicada. Se assim não fosse, acho que  já me teria "passado" para outra órbita. 
Felizmente e apesar desta minha maneira de ser e estar na vida, consegui superar muita coisa e sinto que ainda tenho de aprender muita coisa, na certeza porém de que fui bem sucedido em muitos aspectos e principalmente com os meus filhos. Isso é extremamente importante para mim, sabendo que tenho que me resguardar mais e principalmente tentar ser mais tolerante e menos exigente, na medida em que, infelizmente, a maioria das pessoas não pugna pelos mesmo valores nem princípios e talvez por isso estejamos também na forma em que estamos. Mas isso é outro assunto para outros comentários.
Hoje e agora fica um grande SORRISO, com muita força e energia positiva, na certeza de que temos que construir um dia de cada vez e irmos buscar ao Universo toda a energia possível e ainda ao nosso EU colectivo e superior, permitindo amadurecer e crescer em cada dia. Temos que ter a abertura e a inteligência de aprendermos com os erros e em cada dia tentarmos fazer mais e melhor na medida em que apenas esse crescimento nos tornará mais reais e efectivos. Um grande SORRISO, em especial para os meus verdadeiros amigos, nos quais está evidentemente incluído o MS.

1 comentário:

onilsepol disse...

A dificil arte de viver.
nunca estamos completamente certos ou errados.
só se descobre o erro depois de cometê-lo. é assim com todo mundo.
Mas quando sentir necessidade de intervir; faça-o.
assimnão sentirá remorso se alo der errado.

Abraço.

onilsepol.blogspot.com