sexta-feira, janeiro 06, 2012

Vida

Eis-nos na primeira sexta feira deste novo ano e por isso, a trabalhar desde bem cedo no SAMS. E também com consultas no consultório, o contrário do que estava previsto, porque pensava que não trabalharia de tarde. Por um lado é bom que assim seja porque é sinal de que temos a agenda composta e sem querer falar muito nisso, estou bastante satisfeito com os primeiros dias deste ano, que excedem as minhas expectativas.
Esperemos que continue neste ritmo e que possamos manter este nível e este atendimento, na medida em que as previsões são bastante sombrias e o clima nada favorável. Acreditando na estrelinha que me tem sempre acompanhado, espero que também nesta fase, ela continue presente e eficaz, protegendo- me e acompanhado nestes dias. 
Como tenho dito, deixei de me preocupar excessivamente com o futuro, porque é desnecessário estarmos a pensar em algo que não sabemos como vai ser, pelo que tento cada vez mais viver o presente e em cada dia, fazer o melhor e aproveitar o máximo.
Se assim procedermos, viveremos mais tranquilos e principalmente mais felizes, na medida em que  temos e devemos aceitar o que cada dia nos dá, sempre com a consciência de que quanto mais soubermos DAR, certamente mais podemos Receber.
Ontem, por exemplo, sem esperar tive um dia compensador em vários aspectos. Em primeiro lugar, uma primeira vez duma doente que afinal já tinha sido minha doente há muitos e bons anos e que me disse ter sido comigo que tinha perdido o medo de ir ao dentista. Fiquei bem contente como é fácil de entender.
Tive depois outros doentes, com quem tenho uma especial relação de amizade e de convívio que me agradam bastante e ontem também um doente já idoso que   me elogiou bastante e que vejo gostar bastante de mim. Foi um dia gratificante por tudo isto, por ter corrido francamente bem e ainda por ter sido elogiado o meu novo look, de barba!
Por vezes, estas bonanças são seguidas de tempestades violentas, mas cada vez consigo relativizar essas crises, na medida em que também as temos que encarar como fazendo parte da nossa vida e do nosso quotidiano. Não havendo maus momentos, saberíamos apreciar os muitos bons momentos que felizmente temos ou esses mesmos momentos passar-nos-iam despercebidos?
Podemos dizer que temos a capacidade de termos uma boa vida, a sorte de sabermos apreciar essa mesma vida com a nossa família, os filhos e os amigos, que neste momento são reais, efectivos e verdadeiros. Tenho dito e repito que nunca tive amigos como os que, actualmente, tenho e isso é para mim muito importante e dignificante.
Posso por isso dizer que, dum modo geral, tenho que me considerar uma pessoa com uma boa vivência e a felicidade de ter muita coisa positiva e gratificante na vida, pelo que quando tiver maus momentos terei apenas que me lembrar destes factos e "agradecer" tudo aquilo que tenho. Também  sei que, apesar de ter contribuindo muito para o que tenho neste presente, a verdade é que acredito bastante nos desígnios da vida e na tal estrela da sorte que me tem acompanhado ao longo da minha vida. Em muitos dos maus momentos que tenho tido, é nessa tal sorte e no muito de bom que tenho, que penso e me agarro na certeza de que a volta será dada e os bons dias e momentos voltarão a brilhar.
Temos que acreditar em nós, na nossa capacidade de influenciar a vida e os nossos quotidianos e ainda em saber que a vida é, muitas vezes, aquilo que nós soubermos criar e fazer duma forma positiva, concreta e eficaz. O segredo é mesmo ACREDITAR que somos capazes e que é em nós que é tudo, como diz o poeta.
Com esse pensamento, um grande SORRISO cheio de força e de energia para este dia e fim de semana, com a tal certeza de que temos que nos empenhar na construção da nossa vida e felicidade.

Sem comentários: