sábado, janeiro 21, 2012

Sábado

Não consigo compreender nem acompanhar determinadas atitudes e posturas na vida, que se fazem sentido por motivos específicos, deixam de o fazer se forem uma constante na vida. Precisamos das pessoas, temos e devemos também corresponder ao que os que, realmente, se interessam por nós tentam fazer e gostam de fazer.
É difícil qualquer mudança de atitude quando, sistematicamente, não se aceita o que é sugerido e se prefere continuar fechado numa concha, quase impenetrável e de auto-comiseração.
Temos que procurar sempre caminhos alternativos e ter a consciência que é, precisamente, saindo da nossa zona de conforto e apanhando o que nos surge, que podem aparecer outras situações que nos agradem e que procuramos.
Se ficarmos sempre em registos antigos e com pensamentos no passado, certamente que não conseguiremos ultrapassar determinadas etapas, nem seguir em frente na nossa vida e quando não conseguimos aproveitar o que temos, dificilmente sairemos do que somos e temos.
Preocupa-me que a vida passe sem que as pessoas se dêem conta da realidade e não consigam aproveitar o que esta mesma vida nos pode dar. Não consigam ou não queiram por estarem demasiadamente concentradas no seu próprio umbigo. Espero que  haja a consciência de que é preciso fazer mais, aproveitar as oportunidades e sobretudo dar oportunidade a que as coisas aconteçam e mudem, mesmo que para isso seja preciso alterar a nossa postura, sem violar o que de essencial somos.
É também da nossa vontade e capacidade sairmos de determinadas situações para que consigamos ter outra dimensão na nossa vida e que surjam momentos e factos que podem fazer toda a diferença. Se permanecemos fechados, estranhos a novas realidades e permanentemente encerrados em registos antigos, então dificilmente conseguiremos encontrar outros caminhos e rumos para a nossa vida.
Ao longe dos meus cinquenta anos, mudei de rumo e de orientação muitas vezes sempre na busca do que me era possível e, felizmente, quase sempre com alguma sorte e sucesso porque quando me parecia que tudo estava negro e bastante negativo, aparecia sempre uma janela de oportunidade que me possibilitava saltar para um registo diferente e mais positivo. É isso que tento incutir nos meus filhos e nos meus verdadeiros amigos.
Infelizmente nem sempre com sucesso ou conseguindo o que penso e sinto ser bom para as pessoas!
Ontem fomos jantar, quase cear, a casa dos nossos amigos L, para vermos a rapariga e estarmos com eles. Jantámos tardíssimo porque tudo naquela casa é feito devagar e devagarinho porque tudo é feito ao momento e sem grande programação. Sempre assim foi e certamente que assim continuará a ser.... o que verdadeiramente importa é a Amizade que nos une mesmo e que cada vez mais é uma realidade e uma evidência da nossa vida.
Durante a tarde nada fiz a não ser dormitar, ler um pouco e navegar pela net, sem grandes preocupações. Estive bastante tempo à conversa com o Pedro, via messenger e assim vou sabendo dos planos, realidades e maneira de estar na vida, estando plenamente convencido que ele dificilmente voltará para Portugal e que fará a sua vida ou por terras catalãs ou algures no mundo. Apenas desejo que seja bem sucedido e principalmente que se consiga realizar.
Hoje é dia sem nada especifico, a não ser irmos jantar com amigos e também tomar um copo ao Silk, mas sem grande vontade; durante a tarde dar uma volta pelos saldos e sobretudo tentar descansar um pouco porque estou cansado. Dormi mal e tenho, de novo, a garganta irritada e seca, o que me dificulta deglutir e sentir-me bem. Começa a ser recorrente esta situação pelo que mais uma vez terei que tomar alguma coisa e ir ao meu ORL.
E agora vou ler o meu Expresso, ouvir as noticias e esperar pelo almoço, com um grande SORRISO e muita vontade de prosseguir neste caminho em que estou, bem como na esperança de conseguir influenciar a vida daqueles que verdadeiramente me interessam.

Sem comentários: