terça-feira, janeiro 10, 2012

(Mais) Um Dia

Mais um dia de semana e de trabalho, com a habitual pouca vontade para o fazer, mas que se vai alterando, felizmente, ao longo do dia.
Ontem foi o aniversário da nossa Madalena, já os seus cinco anos, parecendo que ainda ontem nasceu e já está nesta fase da sua vida. Para ela e para os seus Pais e queridos amigos, um especial abreijo de parabéns e um grande SORRISO.
Mais uma vez não tenho nada de especial para comentar a não ser a minha grande preocupação acerca da saúde mental e física da MB, que está num processo de auto destruição e numa busca obsessiva de uma razão, ou razões, que, quanto a mim, não existe.
Ou seja, neste momento presente estão a reflectir-se todas as acções passadas, atitudes e decisões que conduzem a uma ruptura que ela evidentemente não aceita nem quer. A verdade é que não penso ser lógica a atitude tomada por outras pessoas, mas também é evidente que a obsessão, actos e comportamento da MB não devem ajudar em nada.
É com muita apreensão e preocupação que constato a sua degradação, com uma progressiva falta de vontade em viver e uma busca permanente de desculpas e razões que, apenas existindo na sua confabulação, não podem certamente ser realidade.
Ou seja, cada uma das intervenientes está na sua fortaleza e posição, não querendo de modo algum, uma conciliação ou aproximação pelo grande extremar de posições. Por um lado, a fixação numa realidade que pode não existir e ser completamente diferente da idealizada e por outro lado, a existência de muitas e complexas causas de queixas que levaram a esta situação.
De qualquer forma, é uma situação preocupante e que terá que ter uma solução porque doutra maneira penso que poderemos ter alguma surpresa desagradável. Já tomei uma iniciativa que parece ter resultado pelo que aguardemos pelo desenrolar.
Há muitas acções do passado que se vão reflectindo no presente e o vão condicionar, que é o que está a acontecer. Muita coisa errada, muitas atitudes incompreensíveis e até injustas estão a vir à superfície e a impedirem a normal convivência entre as pessoas, mesmo sendo pessoas muito próximas e que deveriam ter uma ligação enorme.
Não penso que possa fazer muita coisa, mas estou a tentar alguma coisa e espero conseguir pelo menos um acalmar da situação e um entendimento razoável entre as partes. Para isso é preciso primeiro que haja um desbloqueamento da minha própria situação e um entendimento prévio, sem o que é totalmente impossível agir de que forma for.
Esperemos pelo melhor e como disse, já tomei uma atitude que foi, pela resposta tida, bem aceite e que poderá ter um seguimento, para podermos tornear a questão e dar-lhe outros contornos.
A minha preocupação é a extrema confabulação existente, a procura duma realidade inexistente e de razões que não existem, levando a extremos e a comportamentos desviantes que podem conduzir a desenlaces muito tristes e desagradáveis.
Parece-me estar a rever velhos filmes, de outras épocas em que também houve destas confabulações e que deram muito mau resultado. Esperemos que os consigamos evitar!
E também começo a ficar cansado de tudo isto e até com pouca paciência porque sinto que muitas destas coisas são irreais e pouco condizentes com a realidade, mas por outro lado também sei que há alguma realidade e no meio deste conflito é bastante difícil discernir a realidade e principalmente saber como agir. Ainda para mais estando sem contacto directo com uma das partes, que é precisamente o que estou a tentar desbloquear.
Começam a surgir más notícias no horizonte, como mais medidas de austeridade e eventualmente o corte dum dos subsídios deste ano, para colmatar mais uma necessidade de atingir o deficit pretendido. Ou seja, estamos na mesma espiral da Grécia, da  qual já se diz que irá sair da zona Euro, com todas as consequências que daí advêm. por outro lado, há noticias e factos que apontam para uma menor severidade da nossa crise e alguns comentadores falam mesmo numa melhoria da situação e até na possibilidade de conseguirmos mesmo melhores condições e sairmos da crise duma forma mais harmoniosa e racional. esperemos que assim seja.
Um grande SORRISO para hoje e para o resto da semana, com muita força e energia de modo a conseguirmos prosseguir nesta caminhada da vida, com sucesso e empenho. Assim consigamos criar um bom clima de entendimento entre todos e continuar a amadurecer e a aperfeiçoar o nosso EU.







Sem comentários: