terça-feira, janeiro 31, 2012

(Mais) Um Dia

Mais um dia de trabalho,com consultas logo pela manhã no consultório, que correram bastante bem!
Ontem fui lanchar com o Pedro e como habitualmente foi extremamente agradável pela abertura que temos, pela conversa fácil e pela cada vez maior união que temos.
Acabei de saber agora que o Fran teve 19 valores no último exame que fez, o que me deixou extremamente contente e feliz, convicto de que, na verdade,ele vai mesmo conseguir ter sucesso na vida e alcançar um bom lugar naquilo que resolver fazer. Estou muitíssimo contente com o sucesso dele.
Almocei muito bem no restaurante perto da clínica, um belíssimo ensopado de borrego que estava delicioso,só que agora tenho um pouco de sono e tenho mesmo que trabalhar porque, felizmente, a tarde está cheia.
As notícias politicas e económicas vão sendo cada vez piores e o rumo que a Europa está a tomar é péssimo, sem grandes perspectivas de futuro, crescimento e trabalho, pelo que não sei mesmo onde iremos arranjar energias e vontade para ultrapassarmos esta tempestade imensa em que nos encontramos.
Fala-se em saída do euro,em novos resgates, novos planos de austeridade e a verdade é que me parece que as pessoas estão a atingir o seu limite e que começará a haver rupturas e graves alterações sociais se não houver alterações de politicas,crescimento e mais emprego.
Estou atónito com determinadas atitudes de algumas pessoas de quem sou mesmo amigo e que, por um desentendimento, resolvem simplesmente cortar sem dar qualquer oportunidade de esclarecimento e de entendimento. Para mim, a AMIZADE tem mais valor e importância do que estas minudências e estou bastante triste com estas atitudes, mas espero que se faça luz e que o bom senso prevaleça ou será que não podemos,mesmo aos nossos verdadeiros amigos,manifestar as nossas opiniões e até a nossa discordância por determinadas atitudes. Sinceramente não percebo estas atitudes e por outro lado começo a entender outras. MAs esperemos que o bom senso seja recuperado e que haja oportunidade para se falar e esclarecer as coisas.
Não me admira que haja guerras e desentendimentos graves se há cada vez menos capacidade para o dialogo e entendimento e se entre AMIGOS acontecem destes episódios, então entre estranhos,comunidades ou países muito mais facilmente haverá atritos e problemas. Tenho a consciência tranquilo que o que disse e fiz,foi apenas e exclusivamente por AMIZADE e fraternidade e se assim não foi entendido, lamento profundamente.
Vou continuar o meu dia, tentando recuperar o meu SORRISO com muita energia positiva e força na vida, acreditando que a AMIZADE prevalecerá acima de tudo e de todos. Assim seja !

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Nova semana

Começo de semana, neste dia 30 de Janeiro que é o Dia Mundial da Felicidade, segundo me disse um doente. Por isso, sejamos Felizes e façam por, em cada instante, procurar a felicidade a que temos direito.
Feliz está seguramente o meu filho que, em Lisboa, já assegurou o visto para a Índia e que, seguindo amanha à noite de regresso a Londres, partirá finalmente na quarta para as tão desejadas ferias indianas. Foi um pequeno/grande contratempo que, até ver, lhes custou "apenas" uns 4 dias de ferias. Esperemos que agora tudo corra como deve ser e consigam partir na aventura sonhada.
Como é dia da Felicidade, temos mesmo que procurar ser felizes e em cada momento tentar e conseguir a felicidade pessoal e colectiva para que, em conjunto, consigamos ter uma vida melhor, mais produtiva e principalmente num rumo de solidariedade afectiva e real.
Não tenho novidades a comentar a não ser sentir-me de novo meio febril o que atribuo ao stress e quem sabe a adivinhar que hoje a minha assistente pessoal não vai trabalhar por doença e consequentemente a semana vai começar muito mal. Principalmente porque não gosto mesmo nada de trabalhar com a outra assistente e muito menos, nesta fase, em que ela demonstrou ser bem ingrata e pouco agradecida. Mas isso é outra história!
Provavelmente vou ver os doentes novos que estão marcados e depois vou ter com o Pedro para estar um pouco com ele e pouco mais . Amanha ela terá que estar mesmo operacional porque temos muitas consultas e importantes.
A manhã já está feita, o almoço também tomado e aqui fica o meu SORRISO com muito vontade de ter uma boa semana com muita energia positiva e força.

domingo, janeiro 29, 2012

Domingo em Sesimbra

Domingo em Sesimbra, nesta pacatez habitual em que verdadeiramente estamos relaxados e descansados.
Há esquecimentos que alteram totalmente os planos de ferias. Aconteceu ao meu filho Pedro, barrado no embarque do aeroporto de Heatrow, em Londres por falta de visto para a Índia. Felizmente que, como os deixaram embarcar em Barcelona, a companhia responsabilizou-se pelo hotel dessa noite e pelo reembolso dos bilhetes. Mas entretanto ele vem hoje a Lisboa para arranjar amanha o visto,  enquanto ela, como também é inglesa,  trata disso em Londres. Vamos a ver se ainda conseguem o visto em dois dias para seguirem viagem e conseguirem ainda estar 10 dias de ferias na Índia. Espero bem que sim! 
E que sirva de lição para futuras viagens, principalmente nesta questão de vistos. A verdade é que estou farto de falar nisso ao Fran, para a sua ida para Israel e nunca me lembrei de lembrar o Pedro. Estamos de tal forma habituados a viajar na Europa que nos vamos esquecendo destas burocracias. 
Mas também deveria  haver a alternativa de adquirir o visto à entrada do País mesmo que isso fosse francamente mais caro e mais burocrático, para evitar situações destas que, evidentemente, transnormam a vida das pessoas menos atentas a essas necessidades.
Como é de calcular, eles ficaram em choque pelo que acontecem e pela aparente falta d de informação da companhia da necessidade de visto. São lições de vida que se vão tendo e servindo de ensinamentos. Nunca mais iremos de viagem sem termos a certeza do visto e das burocracias necessárias.
Já fomos tomar o pequeno almoço habitual no Forninho, ao supermercado e agora, estamos de conversa e tranquilos, a ler, escrever e a ver documentários televisivos. Em família e paz!
Mais logo vamos para casa, para nos prepararmos para uma nova semana de trabalho, de conclusão de mais um mês e de confirmação da tendência da agenda. Esperemos que consigamos superar esta fase e continuarmos o nosso caminho firme e permitindo manter  a nossa vida.
Estou a ouvir as noticias de mortes de idosos que são encontrados, já em decomposição , revelando o estado de solidão em que viviam. Deve ser bem triste viver nessa situação sem ter família, amigos ou ate vizinhos com quem se possa falar e conviver. E morrer nessa mesma solidão sem ninguém que se preocupe e esteja atenta. A sociedade tem que cuidar dos seus idosos e proporcionar-lhes condições dignas de vida e também na morte terem a dignidade devida a qualquer ser humano. Devemos estar mais atentos a quem nos rodeia, mas a verdade é que cada vez mais vivemos numa sociedade individualista e egoísta em que cada um se preocupa quase exclusivamente consigo próprio e com os seus próximos, que consigo vivem. Cada vez mais se abandonam idosos nos hospitais e nos lares, entregues à sua sorte. É preciso implementar políticas sociais capazes de dar apoio às famílias e dignidade às pessoas e especialmente aos idosos.
A propósito disso, gostei bastante de estar este fim de semana com a minha Mãe, confirmando a  certeza de que está muitíssimo bem e que faz uma excelente companhia.
Fica um grande SORRISO muito tranquilo e pacifico, com um acumular de energias e de força positiva para o nosso quotidiano e vida. Que sejamos capazes de aproveitar as energias e as trocas deste imenso Universo em que nos encontramos!

sábado, janeiro 28, 2012

Em Sesimbra

Estamos em Sesimbra de fim-de-semana com a minha Mãe e sogros, ou seja, em família. Está bastante frio, tendo acordado com uma enxaqueca, que felizmente já desapareceu quase por completo.
Viemos ontem à noite, depois do jantar para aqui já estarmos de manhã e podermos ir tomar o nosso pequeno almoço ao Forninho, onde gostamos bastante de ir quando aqui estamos. Um bom pequeno almoço, bem mais caro do que o costume, reflectindo certamente o aumento recente de IVA.
Vão ser dois dias de repouso, como é costume sempre que aqui estamos e vou aproveitar para retemperar das maleitas dos últimos dias.
Ontem, sexta-feira, foi, como habitualmente, um dia fraco de consultório, com algumas demarcações e consultas mais espaçadas mas mesmo assim compensador. Andamos num certo stress porque a minha assistente tem que simultaneamente apoiar o meu gabinete e orientar a nova funcionária da recepção que me parece bastante capaz para as funções e talvez tenhamos acertado  desta vez. 
Sem outras novidades para contar ou mesmo vontade de escrever, fica o meu SORRISO em família, com uma grande calma e bem estar interior,
PS: espero que o meu amigo MS não esteja zangado comigo porque a verdade é que não me responde às mensagens. :)

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Sexta-feira

Continuo bastante constipado, com as vias aéreas bastante congestionadas e dificuldade em ter uma respiração nasal, mas mesmo assim penso que estou um pouco melhor. Já fui ao meu ORL que me receitou mais umas quantas coisas e vou para casa descansar um pouco e relaxar paras tarde.
Logo à noite vamos até Sesimbra com a minha Mãe que passará o fim-de-semana connosco por uma serie de factores e espero que  corra satisfatoriamente como vai acontecer.
Hoje à tarde o meu filhote Pedro parte de ferias para a Índia, onde estará uns 15 dias. É uma boa sensação constatar que os meus filhos conseguem já realizar os seus sonhos e até concretizar algumas das viagens do meu imaginário. E esta viagem representa certamente a primeira de muitas que o Pedro fará, fruto do seu trabalho e empenho. 
Estou orgulhoso da sua iniciativa e da sua capacidade de concretização e sinto, sei, que ele, assim como o Fran conseguirão realizar grande parte dos seus sonhos e transformá-los em realidade. Espero que consiga ver e sentir essa realidade dos meus filhos durante muitos e muitos anos.
Ontem, depois do consultório, tive um jantar com a MB no qual tivemos uma longa conversa e espero, ter conseguido desbloquear situações antigas e promover o entendimento que é necessário neste momento. Ouvi bastante e falei pouco porque neste momento tenho que se mais isento e arbitro para conseguir levar os meus intentos até ao fim. Quero que seja possível um entendimento saudável e razoável tendo em conta os laços familiares e afectivos existentes. Esperemos que consiga bons resultados, mas acredito nas minhas capacidades apesar de estar ciente das dificuldades presentes.
Um enorme SORRISO para este ultimo dia da semana e ultima sexta-feira do mês com muita energia positiva e muito empenho em conseguir viver a vida o melhor possível.

quinta-feira, janeiro 26, 2012

(Ainda) Doente

Foi uma noite meia complicada porque agora tenho o nariz completamente entupido e custa-me a respirar, pelo que acordei com a boca completamente seca e até a doer-me. Amanhã a ver se vou ao meu ORL porque espero que o fim de semana, em Sesimbra, sirva para me pôr completamente bem, uma vez que já estou farto de estar assim.
Hoje mais um dia de consultório, indo depois a casa da MB para conversarmos um pouco e actualizarmos os nossos pontos de vista. Vamos a ver como vai correr a conversa e qual o seu encadeamento, esperando que tudo corra bem e que não haja grandes sobressaltos.
Tenho pouca vontade de escrever e de trabalhar, mas tem mesmo que ser para não haver grandes alterações no consultório e principalmente porque temos mesmo que compor a agenda do próximo mês, que pela primeira vez, apresenta algumas lacunas que não sei se conseguiremos tapar até ao fim do presente mês, como sempre foi hábito. Vamos a ver o desenrolar da situação e tentar fazer o que for possível para seguirmos em frente.
Acho que vou descansar um pouco mais para poder enfrentar mais um dia e ainda outro que falta para o fim de semana, felizmente em Sesimbra, onde consigo sempre descansar bem e bastante.
Um especial SORRISO por mais esta quinta-feira, esperando que as boas energias me curem rapidamente e que para a semana já esteja como novo.





quarta-feira, janeiro 25, 2012

Por Aqui

Ontem estive todo o dia a trabalhar, felizmente com a agenda cheia e apesar de doente, consegui levar o dia por diante e ver todos os doentes programados. E mesmo com a nova funcionária, tudo correu relativamente bem.
Cheguei à conclusão de que sou, por vezes, um factor de instabilidade mas a verdade é que exijo das pessoas comportamentos e atitudes que muitas vezes estão desfocados da realidade que temos e existente. De facto, as relações laborais mudaram imenso e o grau de exigência que, aparentemente, deveria estar mais elevado, está, pelo contrário, mais facilitado e não há, salvo raras excepções, o orgulho e a vontade de contribuir para uma causa e bem comum.
Isso leva-me a exigir mais do que me é dado e a ter valores diferenciados, não sabendo por vezes adequar-me à realidade. Vou ter que cada vez mais deixar andar e preocupar-me menos, tanto mais que neste momento já não sou o responsável pela gestão do consultório. Felizmente que passei essa pasta e estou bastante confortável nessa posição, porque nos tempos que vão correndo a gestão e racionalização destes espaços é cada vez mais complicada e difícil.
Estamos mesmo no meio do furacão e da crise, com uma recessão imensa e uma contenção enorme de todos, o que leva a menos trabalhos, a menos investimentos e consequentemente a menos lucros.
Também nos temos que adaptar às circunstâncias e tentar ultrapassar este ano de 2012 o melhor possível. Felizmente que fiz alguém bons investimentos que começarão a dar resultados em breve e assim poderei ir equilibrado as contas e o meu orçamento. Espero que este ano acabe depressa e que possamos estar aqui para o ano a escrever e a comentar como habitualmente.
Estou a tentar mediar um conflito familiar, de muito difícil resolução e que, certamente, irá ser bastante difícil resolver e conciliar, mas sinto-me na obrigação de o fazer porque, neste momento, serei talvez a única pessoa que o poderá fazer, com algum bom resultado. Vamos ver o evoluis da situação e esperar que tenha as capacidades e o engenho suficientes para conseguir chegar a bom termo.
Nesta quarta-feira, meio da semana ainda meio adoentado e febril, tento transmitir o meu habitual SORRISO a quem ainda me lê e está comigo, na certeza de que são cada vez menos as pessoas que o fazem. Felizmente que este blogue funciona como uma auto-análise e uma introspecção que, diariamente, faço para alem duma apreciação deste Universo em que vivemos, tentando mudar um ínfimo grão de areia, possibilitando uma melhoria de alguma coisa. É mesmo essa a intenção do meu SORRISO diário... mudar alguma coisa e contribuir para a felicidade de quem me rodeia.    

terça-feira, janeiro 24, 2012

(Ainda) Doente

Continuo doente e também meio deprimido, apesar de felizmente estar já a trabalhar. Não sei por quanto tempo, mas comecei pelas 11 e tenho o dia cheio. Vamos a ver se aguento,tanto mais que é o primeiro dia da nova recepcionista que tem ainda que ser bastante ajudada pela minha J, que está agora no gabinete.
Fica para já um enorme SORRISO, cheio dum imenso optimismo e da certeza de que melhores dias virão em termos de saúde e de animo.
PS: de Barcelona, continuam a chegar boas noticias e também a certeza de que a carreira dele seguirá bem em frente.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Doente e Deprimido

Estou adoentado e por isso estou também meio deprimido, como sempre fico quando estou fisicamente em baixo. Na verdade o meu ponto fraco é mesmo a área ORL, porque estou mesmo com a orofaringe bastante atacada e mesmo com toda a medicação que estou já a fazer parece que não melhora. Entretanto os comprimidos também me vai dando cabo do estômago que já pouco aguenta de sobrecarga medicamentosa. Vamos a ver a continuação !
Arrastei-me até ao SAMS e, com poucos doentes, cá vou estando por algum tempo sem qualquer vontade e sobretudo num estado de espirito péssimo, que é o que me deixa ainda mais aborrecido.
Começo a ficar francamente preocupado com o acentuado decréscimo de doente aqui, porque tenho imensos buracos nas consultas, o que nunca tinha acontecido. Sei que também acontece aos outros colegas, mas é preocupante. E se resolvem dizer que estou pouco produtivo e que já não tenho lugar neste serviço? Espero que me aguentem até poder entrar numa pré-reforma quando fizer os 55 anos... Ou já não haverá essa possibilidade?
Ainda por cima não tenho qualquer colega conhecido a trabalhar hoje nas urgências para estar mais à vontade, mas não há problema porque depois vou ao meu ORL e ele resolve-me a situação da justificação.
Quando estou assim, fico extremamente carente e ainda mais necessitado de carinhos do que o habitual, porque a minha faceta de menino mimado fica bastante mais acentuada e mesmo sabendo que não é lógico ou racional, sinto-me pela falta dessa mesma atenção extra. Coisas da vida e de feitio!
Ontem foi um domingo de casa e sem sermos ido lanchar ao PapaFina, não fiz rigorosamente mais nada a não ser dormitar, ler e lamentar-me, com a sensação de que estava mesmo mal e a "morrer". Devia ter ficado em casa hoje e agora para ficar completamente bem mas também me aborrece ficar em casa, tanto mais que acho que este episódio pode estar relacionado com as alterações iniciadas hoje na clinica, com uma nova recepcionista e a reentrada da Joana como minha assistente de gabinete. Não é a solução que mais queria, mas foi a solução consensual e a que talvez melhor resulte. Vamos a ver se ganho confiança na nova funcionária e esperar que ela   Consiga aguentar o barco e a pressão do lugar.
O tempo corre em grande velocidade e estamos já quase no fim deste primeiro mês do ano. O Pedro está quase de partida para a Índia, nos seus 15 dias de ferias e o Fran a um mês de iniciar o seu Erasmus. Começa a fazer-me confusão ficar, em simultâneo, sem os meus filhos por perto, mas como é a vida deles e sobretudo uma experiência fantástica, só desejo que tudo corra muitíssimo bem e que ambos consigam concretizar os seus sonhos e torná-los realidade. Sinto que ambos têm as capacidades necessárias pelo que devem "apenas" fazer o seu melhor e seguir em frente.
Como é natural, quero o melhor para ambos e tenho plena confiança nos seus potenciais de vida, na certeza de que tudo farei para os ajudar a realizar o melhor possível a sua vida. É o que todos os pais certamente fazem pelos filhos e pela sua família.
Fica um grande SORRISO, na tentativa de melhorar a minha disposição e forca anímica porque temos que seguir em frente e termos a força suficiente e necessária para enfrentarmos o nosso quotidiano. Um especial SORRISO de melhoras para mim mesmo!

domingo, janeiro 22, 2012

Domingo

Estou novamente com uma laringite, que vem sendo recorrente e a tornar-se crónica, o que me deixa bastante aborrecido. Basta apanhar uma certa diferença de temperaturas - e notei logo isso em casa dos Lourenços - para ficar com este .problema, duma grande irritação da "garganta" e mal estar. Já me comecei a "enfrascar" em medicamentos para ver se fico melhor rapidamente.
Ontem demos umas voltas, sem ver nada de especial e depois duma sesta em casa, fomos jantar com amigos à Taberna do Chiado, onde já tínhamos ido. Era costume estar sempre bem cheio e ontem estava meio vazio, sinal dos tempos.
Fomos depois ao Silk, beber um copo e ver as vistas e também estava meio vazio, mas também era muito cedo, apesar de me terem já dito que a frequência estava a diminuir. Foi uma noite tranquilo e pacata, de conversa amena e de reencontro com pessoas que vamos vendo esporadicamente e que, pessoalmente, cada vez tenho menos afinidades. Mas passou-se bem e vamos sabendo doutros quotidianos e doutras vidas, podendo assim avaliar um pouco do geral das pessoas.
Hoje não há programa definido, pelo que provavelmente ficaremos em casa na preguiça, na leitura e na chamada "ronha", que também sabe muito bem para nos prepararmos para mais uma semana de trabalho.
Vou arranjar-me e vestir-me para continuar a nada fazer, a não ser pensar na vida e na sua realidade com um grande SORRISO cheio de energia e de vontade de progredir no auto-conhecimento e no amadurecimento do EU.





sábado, janeiro 21, 2012

Sábado

Não consigo compreender nem acompanhar determinadas atitudes e posturas na vida, que se fazem sentido por motivos específicos, deixam de o fazer se forem uma constante na vida. Precisamos das pessoas, temos e devemos também corresponder ao que os que, realmente, se interessam por nós tentam fazer e gostam de fazer.
É difícil qualquer mudança de atitude quando, sistematicamente, não se aceita o que é sugerido e se prefere continuar fechado numa concha, quase impenetrável e de auto-comiseração.
Temos que procurar sempre caminhos alternativos e ter a consciência que é, precisamente, saindo da nossa zona de conforto e apanhando o que nos surge, que podem aparecer outras situações que nos agradem e que procuramos.
Se ficarmos sempre em registos antigos e com pensamentos no passado, certamente que não conseguiremos ultrapassar determinadas etapas, nem seguir em frente na nossa vida e quando não conseguimos aproveitar o que temos, dificilmente sairemos do que somos e temos.
Preocupa-me que a vida passe sem que as pessoas se dêem conta da realidade e não consigam aproveitar o que esta mesma vida nos pode dar. Não consigam ou não queiram por estarem demasiadamente concentradas no seu próprio umbigo. Espero que  haja a consciência de que é preciso fazer mais, aproveitar as oportunidades e sobretudo dar oportunidade a que as coisas aconteçam e mudem, mesmo que para isso seja preciso alterar a nossa postura, sem violar o que de essencial somos.
É também da nossa vontade e capacidade sairmos de determinadas situações para que consigamos ter outra dimensão na nossa vida e que surjam momentos e factos que podem fazer toda a diferença. Se permanecemos fechados, estranhos a novas realidades e permanentemente encerrados em registos antigos, então dificilmente conseguiremos encontrar outros caminhos e rumos para a nossa vida.
Ao longe dos meus cinquenta anos, mudei de rumo e de orientação muitas vezes sempre na busca do que me era possível e, felizmente, quase sempre com alguma sorte e sucesso porque quando me parecia que tudo estava negro e bastante negativo, aparecia sempre uma janela de oportunidade que me possibilitava saltar para um registo diferente e mais positivo. É isso que tento incutir nos meus filhos e nos meus verdadeiros amigos.
Infelizmente nem sempre com sucesso ou conseguindo o que penso e sinto ser bom para as pessoas!
Ontem fomos jantar, quase cear, a casa dos nossos amigos L, para vermos a rapariga e estarmos com eles. Jantámos tardíssimo porque tudo naquela casa é feito devagar e devagarinho porque tudo é feito ao momento e sem grande programação. Sempre assim foi e certamente que assim continuará a ser.... o que verdadeiramente importa é a Amizade que nos une mesmo e que cada vez mais é uma realidade e uma evidência da nossa vida.
Durante a tarde nada fiz a não ser dormitar, ler um pouco e navegar pela net, sem grandes preocupações. Estive bastante tempo à conversa com o Pedro, via messenger e assim vou sabendo dos planos, realidades e maneira de estar na vida, estando plenamente convencido que ele dificilmente voltará para Portugal e que fará a sua vida ou por terras catalãs ou algures no mundo. Apenas desejo que seja bem sucedido e principalmente que se consiga realizar.
Hoje é dia sem nada especifico, a não ser irmos jantar com amigos e também tomar um copo ao Silk, mas sem grande vontade; durante a tarde dar uma volta pelos saldos e sobretudo tentar descansar um pouco porque estou cansado. Dormi mal e tenho, de novo, a garganta irritada e seca, o que me dificulta deglutir e sentir-me bem. Começa a ser recorrente esta situação pelo que mais uma vez terei que tomar alguma coisa e ir ao meu ORL.
E agora vou ler o meu Expresso, ouvir as noticias e esperar pelo almoço, com um grande SORRISO e muita vontade de prosseguir neste caminho em que estou, bem como na esperança de conseguir influenciar a vida daqueles que verdadeiramente me interessam.

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Sexta-feira

Mais uma vez chegamos a uma sexta-feira, dia de madrugar mas felizmente de entrar em fim de semana, à hora do almoço.
Dormi muitíssimo mal e estou bastante cansado pelo que me vai saber bem ir para casa e fazer uma pequena sesta para mais logo estar mais bem disposto.
Não tenho nada de especial a comentar nem para contar porque a vida segue o seu ritmo e neste momento nada há a referir. Apenas esta aparente falta de vontade e de força para estar no quotidiano e vencer cada dia que passa. Sei que se deve essencialmente à grande preocupação pelas actuais condições do País e das pessoas, com reflexo imediato no consumo das pessoas e das famílias.
Estando a situação como se sabe, é natural que  haja uma diminuição nos gastos e na vontade de investir em qualquer coisa pelo que temos que ser racionais nos gastos e gerir os nossos próprios gastos eficaz e sensatamente. Ainda agora tive mais uma reunião com a minha mediadora de seguros que, uma vez mais, me convenceu a fazer outras aplicações, mas também consegui a redução de alguns prémios de seguros que tenho. 
A verdade é que tenho uma boa carteira de seguros e em caso de morte ou incapacidade estou suficientemente protegido, bem como os meus filhos, para alem dos seguros obrigatórios de vida, de carro e ainda de saúde. De qualquer forma, na altura dos pagamentos, acho sempre que tenho seguros a mais e mesmo nesta fase, consegui renegociar alguns!
Já almocei aqui no SAMS, uma bela mãozinha de vaca com grão que estava mesmo boa e que me deu uma enorme soneira. Vou acabar a consulta que me resta e de seguida vou fazer uma boa sesta, para ao jantar em casa dos meus amigos Lourenços, estar com um enorme e luminoso SORRISO. Tanto mais que o meu grande amigo MS também vai, porque o convidei !
PS: é bom ter amigos assim, com quem podemos convidar outras pessoas e quase fazer o que fazemos na nossa casa com esta simplicidade e à vontade. Adoro aquele casal e a sua filhota!

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Outro Dia

Mais um dia que temos que enfrentar e que vencer... têm sido uns dias penosos e com alguma dificuldade em trabalhar eficaz e celeremente, porque ando francamente com poucaa força anímica.... e sobretudo, bastante preocupado com o futuro imediato e a rentabilidade da clínica.
Mas, uma vez mais, deixemo-nos de pessimismos e passemos adiante destes pensamentos, porque a verdade é que lá vamos tendo os dias bem compostos e até com alguns trabalhos de prótese fixa que, certamente, terão a sua continuidade.
O Fran jantou ontem cá em casa - e as 4ªs feiras serão sempre os dias que obrigatoriamente ele vem cá jantar - e continua cheio de projectos e bastante entusiasmado com a sua ida de Erasmus. Vamos conversando e vou sabendo mais dos seus projectos e ontem agradou-me bastante a ideia de, uma vez terminado o semestre, aproveitar para dar umas voltas pela região e até voltar de comboio passando pela Turquia e pela Europa. É um excelente projecto.... espero que tudo lhe corra muitíssimo bem e que seja uma experiência fantástica.
Será a primeira vez que terei os meus dois filhos afastados e sei, que vou sentir imensas saudades de ambos e principalmente do fran por ser a primeira vez que ele vai estar tanto tempo fora. Mas como é para o seu desenvolvimento e crescimento vai ser bom...
Hoje é quinta-feira, dia de consultório e normalmente um dia divertido porque está lá a CF, com quem me dou muitíssimo bem e que também faz um excelente ambiente. Além disso, parece estar a haver um ambiente cada vez melhor e de entendimento entre todos e principalmente com o nosso director técnico. A verdade é que nos estamos a entender muito bem e a compreender o que ambos queremos, pelo que cada vez mais acredito na concretização deste projecto que em boa hora apareceu.
Um imenso SORRISO cheio de boa vontade, muita força e sobretudo vontade de DAR e RECEBER deste imenso Universo em que  nos encontramos, com  a certeza de que a vida vale a pena ser bem vivida com entusiasmo e vitalidade. Um especial SORRISO para todos os que necessitam dum especial carinho e atenção!




quarta-feira, janeiro 18, 2012

(Ainda) A Minha Angústia

Mais um dia de semana, a trabalhar e a pensar na vida, com alguma apreensão e angústia. Parece-me que esta altura do ano é francamente negativa, na medida em que começamos a receber más noticias acerca do desempenho da economia, aliado à natural retracção de gastos das pessoas por causas das festas passadas e pela diminuição dos rendimentos. Tenho alguns doentes funcionários públicos que começaram a ir a consultórios com acordo directo com a ADSE, para pouparem e não por qualquer razão de queixa. É um sinal preocupante, tratando-se de pessoas que ate pareciam bem na vida. Vamos a ver se é um caso isolado ou uma realidade que teremos que enfrentar.
Sinto-me em baixo e com pouca força anímica e francamente não gosto mesmo nada de assim estar e sentir, porque gosto sempre de ter planos alternativos e de confiança e nesta altura não tenho mesmo nada na medida em que, tendo  feito algumas tentativas, não obtive nenhuns resultados!
Estou a ler que a Net está a fazer greve por causa duma qualquer nova legislação limitativa que querem impor nos USA, mas não sabia que era possível haver greve na Net. Penso que isto é um espaço aberto e livre e só se "fecharem" os sites é que deixamos de ter acesso a eles, mas o acesso ao sistema certamente que continua sempre. São coisas que me ultrapassam mesmo!
Hoje inicia-se uma outra fase na clinica, com a admissão duma nova recepcionista, voltando a Joana para o meu gabinete como era no meu consultório. Esperemos que a nova funcionária consiga fazer um bom lugar e sobretudo que consiga dinamizar a recepção e inverter a tendência negativa em que estamos. Seria francamente bom e agradável...
Um dado bastante positivo é a facilidade com que conseguimos superar mais esta etapa, que há uns tempos atrás teria dado origem a prováveis discussões violentas e que agora foram resolvidas e solucionadas rapidamente. É sinal deste clima de confiança que está cimentado e que é, felizmente, uma realidade actual na clinica. Esse mesmo clima só pode ser benéfico e positivo para todos porque, neste momento, a prioridade das prioridades é tentar cativar mais doentes e abrir mais o leque dos pacientes. E tem que ser feito rapidamente!
Este inicio do ano é normalmente fraco, tendo mesmo a ideia de que Fevereiro também se rege pela mesma bitola pelo que temos que estar preparados e tentar fazer o possível para potencializarmos o que temos e diminuir cada vez mais os custos. É um balanço difícil de fazer porque muitas despesas são fixas e não temos maneira de as suspender. Mas, uma vez mais, vivamos o presente e assim não nos preocupemos por antecipação!
Hoje, quarta-feira vai-se tornando o dia de jantar com o Fran, aproveitando para conversarmos e pormos a vida em dia. Durante a semana nem sempre é fácil falar com ele, principalmente nestes tempos de estudo em que ele tem andado. E com resultados estupendos de que muito me orgulho. Há sempre algum motivo de satisfação e de alegria na nossa vida e os nossos filhos são, quase sempre, uma constante fonte de optimismo e de bem estar!
Um grande SORRISO cheio de optimismo, de força e se alegria, tentando encontrar em mim todas as energias possíveis e necessárias para superarmos este animo negativo e conseguirmos fazer face a esta realidade que, apesar de negativa, tem necessariamente que ser superada. 

terça-feira, janeiro 17, 2012

Angústias...

Ando na minha fase de angústias, de dúvidas e de medos profissionais, por recear que a conjuntura faça com que as pessoas evitem a ida ao consultório e deixem mesmo de fazer tratamentos banais.
Isso preocupa-me imenso porque é evidente que dependo dessas mesmas consultas, mas também a verdade é que o mês de Fevereiro sempre foi um dos mais difíceis, na medida em que ainda há coisas para pagar do Natal e acerto de contas de cartões dessa altura e as pessoas estão mais curtas de dinheiro. Espero mesmo que seja um epifenomeno e não uma nova realidade para nós.
Temos que fazer o que dizemos, ou seja, viver um dia de cada vez e assim evitar estas angústias existencialistas e talvez desnecessárias antes de tempo. Vamos levar um dia de cada vez e tentar não pensar muito nos dias que se seguem. Logo veremos o andar do tempo!
De vez em quando tenho destas angústias, também agravadas pelas péssimas noticias dos últimos dias em que parece que tudo está a regredir e a piorar na economia e no mundo. Por este andar, qualquer dia a Europa implode e desaparece e todos nós regressamos à pré-história e ao sub-desenvolvimento. Ontem a noticia era o peso da economia paralela no nosso País que se fosse devidamente combatida daria para resolvermos quase todos os nossos problemas. Será que as pessoas não têm a consciência que é mesmo preciso colmatar esse problema, pagar um pouco mais no quotidiano, mas depois no geral estarmos todos melhores e poder aliviar o garrote a esta economia ?
Mas deixemo-nos destes comentários depressivos e tentemos ser mais positivos e ter um SORRISO quente e confortável, com muita energia, força e realismo. Acreditemos na nossa boa "estrelinha" que certamente se irá continuar a manifestar.



segunda-feira, janeiro 16, 2012

Nova Semana

Nova semana, nova segunda feira depois dum fim de semana bastante preenchido e cheio de emoções e de muita coisa mesmo.
Na verdade, não podendo alargar-me muito por enquanto, tive um reencontro fantástico este domingo numa longa conversa de reaproximacão, que me deixa bastante satisfeito e crente na vida e nas minhas possibilidades. Não fosse a angustia em que me encontro pela súbita quebra na agenda do consultório - após um inicio de mês bastante bom- poder-se-ia dizer que tinha todos os motivos para estar bem comigo próprio e sobretudo em paz, na medida em que cada vez mais sinto que sou útil e que estou a agir de acordo com o que acho mais correcto e próprio.
A vida dá imensas voltas e contravoltas mas o importante é termos a noção de que fazemos o que pudemos e sabemos para harmonizar o mundo/universo à nossa volta, de acordo com a nossa maneira de estar e de ver o mundo.
Estou, neste momento, feliz com o tal reencontro e com a forma como decorreu, pois vem ao encontro daquilo que considero actualmente as minhas prioridades e sinto que fiz o que devia e da forma que devia. Se conseguirmos alterar um ínfimo grão de areia e melhorar alguma coisa, então valeu a pena o nosso esforço, a nossa intervenção e a nossa maneira de aqui estarmos. Espero e desejo sinceramente que, desta vez, consigamos prosseguir este caminho de aproximação e de bem estar, para o bem de todos e a nossa própria tranquilidade.
Voltando à minha angustia existencialista, a verdade é que, subitamente, a agenda profissional decaiu abruptamente para o mês de Fevereiro, com grandes lacunas o que me deixa bastante preocupado, tanto mais se for mesmo por diante a ideia do SL de meter uma nova pessoa na recepção sem experiência, nem conhecimento dos doentes e da mecânica da clinica,. Vou combater essa ideia, o mais que puder e souber porque tenho meios para o fazer.
Não sei bem o que poderemos fazer para captar mais doentes e chamar pessoas porque o problema principal é mesmo a falta de dinheiro e de motivação na medida em que muita gente está a tentar poupar o máximo, por não saber o que o futuro pode reservar. Tenho a ideia de que Fevereiro sempre foi um mês mais fraco do que Janeiro, mas mesmo assim espero que nestes últimos quinze dias - também é verdade que estamos a meio do mês- se consiga preencher o outro mês e sobretudo ter uma boa base de trabalho.
Não vale a pena angustiar-me por antecipação, nem preocupar- me com o futuro, na obstante ter que procurar colmatar falhas e tentar arranjar mais e melhores doentes e condições para a clinica. Todos dependemos disso...
Hoje é segunda feira e vou tentar melhorar o animo e a disposição com um SORRISO luminoso e intenso com muita força e energia, de modo a poder influenciar as energias do Universo onde estamos inseridos. 

domingo, janeiro 15, 2012

Domingo de Chuva

Em primeiro lugar e antes de tudo o mais, um grande beijinho de Parabéns para a minha querida irmã N, que hoje tem o seu aniversário. Muitos Parabéns com um enorme SORRISO.
"Take care of yourself and life will flow"... li agora para meditar e fazer ! Na verdade se olharmos interiormente para nós e soubermos descobrir o nosso Eu verdadeiro e uma forma positiva de estar na vida, essa mesma vida seguirá o seu caminho da forma que nós queremos. Acredito mesmo nisto e como tenho dito, as "estrelinhas da vida" que me acompanham têm-me feito progredir e crescer bastante e duma forma bem positiva.
Ontem acabou por ser um dia bastante atribulado. Começamos pelo Vasco da Gama e por algumas compras em saldo, tendo aproveitado para comprar umas coisas do Américo Tavar, que é um estilista português que costuma ter roupa original e que me fica bem. E estava com perto de 70% de descontos...
Demos ainda a volta às outras lojas, aproveitando também um ou outro desconto, tendo ainda comprado o presente da nossa MC.
Depois dumas compras necessárias do supermercado, demos um salto ao Corte Inglês para comer um sushi que me estava mesmo a apetecer.
Viemos então rapidamente para casa e foi quase o tempo duma pequena sesta, de nos vestirmos e sairmos novamente para casa dos C, para o lanche de aniversário.
No intervalo, ainda uma pequena conversa com o meu maninho para esclarecermos os nossos pontos de vista e felizmente que actualmente temos a capacidade de falarmos e entendermos como nunca. É bom que assim seja e fico bastante feliz pelo nossa actual relacionamento. Ambos "evoluímos" e aprendemos a ouvir o outro e principalmente a respeitar a individualidade de cada um. É bom ter este irmão....
Lá seguimos finalmente para o aniversário da MC, tendo já chegado um pouco atrasados mas ainda perfeitamente a tempo de nos integrarmos e cantarmos os parabéns. Muita gente, muitos miúdos e como há crianças que apenas vejo nestes eventos dá para ver as diferenças e as evoluções individuais e a verdade é que se umas são positivas, outras nem por isso. Houve certas coisas que acho erradas e problemáticas, mas felizmente que não é nada comigo.
A forma de educar uma criança é, hoje em dia, muito diferente de quando os meus filhos eram pequenos, mas penso que os princípios e a ética são intemporais e por isso a sua ausência deixa-me sempre pouco confortável. Mas também a verdade é que quando os pais não os têm é lógico que não os podem transmitir aos filhos.
Acerca disso mesmo também versou a habitual conversa com o meu amigo AC - e é evidente que o que disse acerca de ética e principio não é aplicável a esta família - com quem tenho sempre uma longa troca de opiniões nestes aniversários. É curiosa a sintonia de pontos de vista e de opiniões da actualidade, bem como  a sensibilidade para determinados aspectos e formas de estar na vida.
Falámos evidentemente do actual estado das coisas, da vida e das nossas realidades; espero que consiga concretizar os planos e projectos existentes e dar-lhes realidade para, também ele, poder tranquilizar-se um pouco mais. Boa sorte!
Finalmente viemos para casa, passando pelo Loures Shopping para desentorpecer as pernas e ver mais um centro. Sinceramente não vale a pena o desvio, nem a visita porque as lojas são as mesmas de sempre e a fauna circulante é compatível com a zona.
Em casa foi acabar de ver um filme gravado, tentar ler um pouco e adormecer profundamente até de manhã, num sono reparador e tranquilo.
Hoje, dia de chuva - que começou ontem - tenho um almoço que me deixa um pouco em conflito interno. Por um lado, promovi este encontro para uma reaproximação familiar e por isso é positivo e por outro , tenho um feeling negativo acerca desta conversa porque não sei muito bem o que se poderá fazer para colmatar uma realidade muito difícil. Mas demos oportunidade para falarmos e como tenho dito, a família é para mim neste momento duma importância enorme pelo que vamos de coração e mente aberta a este mesmo almoço.
O resto do dia será para pôr a leitura em dia, acabar o meu expresso e ainda preparar-me psicologicamente para a semana, na medida em que havendo novamente mudanças no consultório, tenho que procurar as melhores soluções para todos e neste momento, eu já sei o que quero mas ainda não consegui convencer quem tenho que convencer. Mas acho que vou conseguir que aceite a minha proposta, que considero bastante razoável e acertada.
Tenho mesmo de procurar uma realidade nova em termos de ocupação dos meus tempos livres, seja em forma de voluntariado, seja numa ocupação compatível porque necessito mesmo doutros desafios e doutros contactos, pelo que essa será a tarefa dos próximos tempos.
Um grande SORRISO, neste domingo cinzento em que vamos, uma vez mais, tentar uma reaproximação e uma solução para uma realidade que não me agrada, com muita Força, Energia e Fé na vida e no quotidiano. Temos que continuar à procura do nosso EU interior e crescer em cada dia que passa.

sábado, janeiro 14, 2012

Sem Estórias

Ontem resolvi ir jantar algures e descobrimos um restaurante fantástico, que recomendo mesmo, a Casa Gallega em Paço de Arcos,  (http://www.lifecooler.com/Portugal/Restaurantes/RestauranteCasaGallega),  Jantámos maravilhosamente bem, com uma qualidade imensa, tendo aprovado tudo o que veio para a mesa, para além do excelente atendimento.
Foi um jantar muito agradável e estivemos muitíssimo bem, porque também o espaço é francamente agradável.
A única nota dissonante foi um telefonema recebido do meu maninho, que por vezes tem a tendência para falar demais e mal.... mas como somos família, já esclarecemos a situação e, felizmente, já está tudo nos seus lugares!
Hoje, sábado, temos umas voltas a dar e a festa de anos da MC, de comemoração dos seus 5 anos. Vamos fazer umas compras e pouco mais, incluindo o presente da pequena MC.
Agora vou tomar o pequeno almoço; primeiro comprar o pão e o meu expresso e depois ficar calmamente a ler e a comer. O Expresso que acompanho desde a primeira hora e que é indispensável ao sábado. Alias sábado sem o jornal nem é sábado !
Um Grande, luminoso e positivo SORRISO neste sábado de frio, mas com muita força interior.






sexta-feira, janeiro 13, 2012

Sexta-feira

Chegámos a mais uma sexta-feira e estamos a entrar também uma vez mais no fim-de-semana, sem qualquer programa especifico a não ser, claro, a festa de anos da nossa MC.
Foram cinco anos passados, que acompanhamos sempre e que nos dão a possibilidade de assistir ao evoluir duma pessoa, à sua construção e moldagem e ficarmos bem contentes pelo que vemos e sentimos. Além de que existe um especial carinho por esta menina.
Para além da minha família natural, vou tendo estas "sobrinhas" muito queridas e especiais com quem também tenho uma especial afinidade e carinho e que muito contribuem para a minha alegria e para o meu SORRISO.
Dia de consultório, dia de mais labuta e de encontrar uma assistente/recepcionista para substituir a do meu gabinete, que resolveu ir-se embora. Na verdade as pessoas não querem trabalhar, mas sim um emprego que lhes garanta o mínimo e pouco mais. Nesta fase do campeonato, da crise e da situação geral do País, pensar-se-ia que as pessoas estariam mais dispostas a empenhar-se e contribuir para a produtividade, mas continuamos na mesma situação de se querer emprego com pouca responsabilidade e pouca vontade de se empenhar. É mesmo pena, mas é a realidade deste País que temos e que somos!
Ontem, quinta feira, é dia dos comentários políticos e uma vez mais penso que Marques Mendes é uma pessoa extremamente lúcida e competente na análise que faz. Perspectivou os escândalos políticos recentes e relativizou-os, dando vários outros exemplos positivos e fez o historial das nomeações. E a maneira como ele apresentou as coisas é um pouco diferente, evidenciando uma vez mais a falta de tacto e sensibilidade politico/a deste governo, que está a perder a credibilidade imensa que tinha e de que necessita. É pena que assim seja, porque este governo necessita de todo o apoio possível e também que acreditemos nos esforços que estamos a desenvolver porque só assim se consegue, eventualmente, sair da crise e desta profunda recessão em que estamos.
Na quadratura do circulo, nada de novo com as mesmas posições dos interlocutores, sem grandes variações pelo que talvez fosse bom procurar outro modelo ou outros participantes para variar um pouco o comentário semanal.
E neste fim de semana de trabalho, estamos um pouco neurasténicos ( eufemismo para deprimidos) e com muita pouca vontade de trabalhar, mas temos que prosseguir. Felizmente que o ambiente na clínica é bastante bom e temos conseguindo manter uma nota positiva e um entendimento bastante agradável, porque penso que conseguimos, neste momento, acreditar um no outro e saber que estamos na mesma onda e irremediavelmente "unidos" neste projecto.
Um especial SORRISO para esta sexta-feira, com muita vontade de chegar ao fim do dia e podermos entrar em fim de semana, descansado e tranquilo.






quinta-feira, janeiro 12, 2012

(Mais) Um Dia

Mais um dia a caminho do fim de semana, com mais um dia de consultório, consultas e trabalho. Felizmente que vamos tendo a agenda cheia, se bem que com mais dificuldade e também mais desmarcações, mais espaçamento das consultas e menos grandes trabalhos. Sei que há bastantes problemas por muitos consultórios pelo decréscimo acentuado de consultas e rendimentos. Então no principio dos anos é bastante mais complicado!
Ontem foi dia de jantar com o Fran,  com quem vou, cada vez mais, estreitando laços e reforçando o nosso relacionamento, o que muito me agrada e satisfaz. Ele continua em alta, com notas excelentes e cheio de entusiasmo com a ida para Israel. espero que tudo corra bem e de feição.
O Fran tem que reforçar rapidamente a sua parte cultural, ou seja, começar a interessar-se pelas noticias, andar informado e saber conversar acerca de diversos temas, seja da actualidade, seja do passado, bem como filmes, livros, etc. Tem algumas lacunas nestes campos, mas nada que não se possa colmatar.
É estranho sentir-me cansado nesta fase do campeonato, do mês e até do ano, mas a verdade é que, como disse no outro dia, a rapidez dos dias e da passagem do tempo é absolutamente fantástico e por vezes nem tempo temos para integrar o que nos vai acontecendo.
Os dias vão correndo, os momentos sucedem-se e nem sempre temos a distancia e a percepção do que vai acontecendo porque  tudo se desenrola excessivamente depressa. Temos que ter mais tempo para meditar, reflectir e assimilar o que nos vai acontecendo, bem como ter tempo para fazer novos projectos e pensar na vida.
A saga das assistentes continua  e apesar da imensa crise existente a verdade é que as pessoas não querem fazer um esforço, nem estão preparadas para a crueldade desta realidade e à primeira oportunidade preferem demitir-se e irem para o desemprego. Acho estranhíssimo e continua a fazer-me uma imensa confusão toda este "filme" e constantes abandonos, mas a verdade é que tenho uma determinada maneira de trabalhar e de estar e gosto que também trabalhem assim, com empenho e entrega e nem sempre isso acontece. Mas é a vida e temos que a encarar com optimismo e realidade. Começo a ficar farto destas sucessivas mudanças de assistente e de problemas constantes.
Parece que nunca vamos poder ficar descansados e tranquilos neste nosso quotidiano, nem conseguir a tal estabilidade que queremos e precisamos mas a vida é assim e temos que manter o nosso SORRISO, com mais vontade ainda e capacidade de vencer a vida, com força e muita energia positiva.





quarta-feira, janeiro 11, 2012

Sorriso

Meio da semana de trabalho e no meio duma manhã bastante ocupada ainda não consegui escrever o meu comentário diária, nem o vou poder agora pelo que aqui fica, para já, um enorme SORRISO com muita força e entusiasmo pela vida e pelo Universo.
PS: já a trabalhar no consultório, numa tarde calmissima, compativel com a enorme crise em que estamos e que se tem forçosamente que manifestar neste mês de Janeiro, que nunca foi um bom mês!

terça-feira, janeiro 10, 2012

Um Ano

Faz hoje um ano que comecei o meu tratamento ortodôntico, com resultados evidentes. Estou bastante satisfeito com a desenrolar deste processo e espero sinceramente que daqui a poucos meses possa retirar toda esta parafernália de arames que tenho na boca desde há precisamente há um ano.
Continuo a ter motivos para acreditar nas pessoas, porque a iniciativa que tomei de manhã já teve um seguimento positivo e já me permitiu uma conversa muito útil e uma reaproximação que me agrada bastante.
Acredito nas pessoas e acredito principalmente na força da família e dos laços que nos unem que são cada vez mais importantes. Tenho também cada vez mais confiança em mim e na minha maneira de estar na vida, mais consciente, mais realista e sobretudo mais de acordo com a minha consciência e forma de estar.
Por isso, neste aniversário da colocação do meu aparelho fixo de ortodôncia, com bons resultados, neste reaproximar que ocorreu hoje, um especial SORRISO cheio de esperança e de Fé na vida e nas pessoas.

(Mais) Um Dia

Mais um dia de semana e de trabalho, com a habitual pouca vontade para o fazer, mas que se vai alterando, felizmente, ao longo do dia.
Ontem foi o aniversário da nossa Madalena, já os seus cinco anos, parecendo que ainda ontem nasceu e já está nesta fase da sua vida. Para ela e para os seus Pais e queridos amigos, um especial abreijo de parabéns e um grande SORRISO.
Mais uma vez não tenho nada de especial para comentar a não ser a minha grande preocupação acerca da saúde mental e física da MB, que está num processo de auto destruição e numa busca obsessiva de uma razão, ou razões, que, quanto a mim, não existe.
Ou seja, neste momento presente estão a reflectir-se todas as acções passadas, atitudes e decisões que conduzem a uma ruptura que ela evidentemente não aceita nem quer. A verdade é que não penso ser lógica a atitude tomada por outras pessoas, mas também é evidente que a obsessão, actos e comportamento da MB não devem ajudar em nada.
É com muita apreensão e preocupação que constato a sua degradação, com uma progressiva falta de vontade em viver e uma busca permanente de desculpas e razões que, apenas existindo na sua confabulação, não podem certamente ser realidade.
Ou seja, cada uma das intervenientes está na sua fortaleza e posição, não querendo de modo algum, uma conciliação ou aproximação pelo grande extremar de posições. Por um lado, a fixação numa realidade que pode não existir e ser completamente diferente da idealizada e por outro lado, a existência de muitas e complexas causas de queixas que levaram a esta situação.
De qualquer forma, é uma situação preocupante e que terá que ter uma solução porque doutra maneira penso que poderemos ter alguma surpresa desagradável. Já tomei uma iniciativa que parece ter resultado pelo que aguardemos pelo desenrolar.
Há muitas acções do passado que se vão reflectindo no presente e o vão condicionar, que é o que está a acontecer. Muita coisa errada, muitas atitudes incompreensíveis e até injustas estão a vir à superfície e a impedirem a normal convivência entre as pessoas, mesmo sendo pessoas muito próximas e que deveriam ter uma ligação enorme.
Não penso que possa fazer muita coisa, mas estou a tentar alguma coisa e espero conseguir pelo menos um acalmar da situação e um entendimento razoável entre as partes. Para isso é preciso primeiro que haja um desbloqueamento da minha própria situação e um entendimento prévio, sem o que é totalmente impossível agir de que forma for.
Esperemos pelo melhor e como disse, já tomei uma atitude que foi, pela resposta tida, bem aceite e que poderá ter um seguimento, para podermos tornear a questão e dar-lhe outros contornos.
A minha preocupação é a extrema confabulação existente, a procura duma realidade inexistente e de razões que não existem, levando a extremos e a comportamentos desviantes que podem conduzir a desenlaces muito tristes e desagradáveis.
Parece-me estar a rever velhos filmes, de outras épocas em que também houve destas confabulações e que deram muito mau resultado. Esperemos que os consigamos evitar!
E também começo a ficar cansado de tudo isto e até com pouca paciência porque sinto que muitas destas coisas são irreais e pouco condizentes com a realidade, mas por outro lado também sei que há alguma realidade e no meio deste conflito é bastante difícil discernir a realidade e principalmente saber como agir. Ainda para mais estando sem contacto directo com uma das partes, que é precisamente o que estou a tentar desbloquear.
Começam a surgir más notícias no horizonte, como mais medidas de austeridade e eventualmente o corte dum dos subsídios deste ano, para colmatar mais uma necessidade de atingir o deficit pretendido. Ou seja, estamos na mesma espiral da Grécia, da  qual já se diz que irá sair da zona Euro, com todas as consequências que daí advêm. por outro lado, há noticias e factos que apontam para uma menor severidade da nossa crise e alguns comentadores falam mesmo numa melhoria da situação e até na possibilidade de conseguirmos mesmo melhores condições e sairmos da crise duma forma mais harmoniosa e racional. esperemos que assim seja.
Um grande SORRISO para hoje e para o resto da semana, com muita força e energia de modo a conseguirmos prosseguir nesta caminhada da vida, com sucesso e empenho. Assim consigamos criar um bom clima de entendimento entre todos e continuar a amadurecer e a aperfeiçoar o nosso EU.







segunda-feira, janeiro 09, 2012

O Tempo

Há uma semana estávamos ainda de ferias, em Madrid, a planear o nosso ultimo dia de ferias por terras espanholas. Hoje, passados apenas sete dias, já estamos completamente integrados na nossa rotina e com a sensação de se ter passado muito mais tempo.
É a volatilidade do tempo, a passagem meteórica dos dias e a explosão das horas que passam por nós sem sempre conseguirmos ter a sensação plena de sua vivência e de aproveitar a vida. 
Hoje ao constatar essa evidencia do tempo e da sua rapidez, fiquei espantado porque não só tinha a sensação das ferias terem já sido há muito mais tempo, como também já estar a trabalhar há semanas e, evidentemente, que fiquei bem surpreso.
A verdade é que há uma semana estávamos a passear em Madrid, pelo Bom Retiro, pela calle  Serrano, pelas boas lojas desta zona e hoje e agora, já trabalhámos parte da semana passada e iniciamos hoje uma  semana completa de trabalho. 
A passagem do tempo é cada vez mais rápida, sem muitas vezes nos apercebermos da sua voragem. Costumo brincar com os meus pacientes, com esta mesma rapidez, alertando-os para esse mesmo facto. Despeço-me com votos de Boas Festas, desejando logo uma Boa Páscoa e como de seguida temos as ferias de verão, aproveito logo para dar novamente as Boas Festas seguintes. Ou seja, quando pensamos numa determinada época, já esses momentos estão ultrapassados e outros estão a caminho.
Quando era novo e criança, o tempo tinha outra velocidade e outro caminhar, bem mais lento e plenamente sentido e vivido. Isto é, cada dia e hora do nosso dia, era completamente interiorizado e por isso mesmo, tínhamos maior consciência da sua passagem.
Agora ao sentir a rapidez dos dias, das semanas e dos meses com uma enorme intensidade, fico com a sensação de que não conseguir gravar na memória cada dia que passa e os seus momentos, tentando agarrar o que é possível e o que mais me impressiona.
Estamos no nono dia deste novo ano, já tendo passado as festas, as comemorações e entrado na rotina dos dias e dos meses, com a tal sensação de que, num ápice, estaremos novamente em épocas festivas e de comemoração.
Apenas quero guardar destes dias e destes meses, as recordações positivas e ter a consciencia de, que em cada dia, tudo ter feito para   ser uma pessoa melhor e que o meu EU esteja efectivamente mais positivo e em consonancia com o tal EU superior que todos devemos tentar alcançar.
É a vida que vai passando e que vamos tendo, com a nossa capacidade de encontrarmos em cada momento o caminho certo e possível para estarmos bem, bem como todos os que nos são queridos.
É segunda feira, primeiro dia da semana e dia de que não gosto muito, porque não só tenho que estar mais tempo no SAMS como também chego mais tarde ao consultório e por isso mesmo, tenho menos gente e menos consultas. Mas como temos que aproveitar todos os momentos e aproveitar o melhor possível, façamos com que cada dia, e em especial a segunda feira,  seja especial e consigamos realizar todos os nossos objectivos, com o nosso crescimento constante e espirito de interajuda.
Um enorme SORRISO cheio de vontade de, em cada dia e momento, sentir a plenitude da vida, da Amizade e do Amor, com a certeza plena de que somos nós que temos a capacidade de realizarmos a nossa vida.

domingo, janeiro 08, 2012

Domingo

O jantar de ontem foi extremamente agradável, tendo corrido muitíssimo bem... foi um bom momento de descontracção e praticamente de família. Também a comida ajudou porque o bacalhau com coentros estava mesmo bom!
Aliás os nossos jantares estão a ficar cada vez melhores, com um saber receber e uma maneira de estar cada vez melhor e até mais refinada, apesar da simplicidade geral. Gosto cada vez mais de receber e de ter gente em nossa casa.
Hoje não temos quaisquer programas a não ser mesmo "gozar" o domingo, ler e dormitar ao longo do dia... é dia de repouso e de descanso, para enfrentarmos a primeira semana completa de trabalho deste novo ano.
Não estou com grande vontade para escrever nem tenho nada de especial para comentar, nem reflectir apenas dizer que estamos num clima  extremamente positivo e agradável, com uma Paz e calma que muito me agradam. São estes bons momentos que dão sentido à vida e fazem com que mereça a pena viver.
Via facebook, estive agora a falar com um sobrinho que está em Brighton, a aprender inglês e que começa a ficar desanimado pela falta de oportunidades e de rumo para a vida. Com quase trinta anos, começa de facto a ser difícil definir o rumo e ter um caminho, mas temos que continuar a acreditar que é possível. Ele é uma pessoa extremamente bem disposta e aparentemente com bastante força interior, mas hoje e agora achei-o bastante fragilizado e com pouca força interior, o que é justificável pela falta de perspectivas que tem. Espero que consiga encontrar o seu caminho e ser Feliz.
Um enorme SORRISO cheio duma grande tranquilidade, com a certeza de que todos nós devemos procurar o nosso caminho nesta vida e aproveitar tudo o que o Universo tem para nos dar.


sábado, janeiro 07, 2012

Sábado

Com vontade de comida japonesa, fomos ontem experimentar um novo restaurante no Alto dos Moinhos, do qual tinha lido boas referencias. O Sushill Out (www.sushill.out.com), é um espaço agradável, pouco concorrido ao jantar pela sua localização, com um atendimento bem simpático e uma comida bastante aceitável e que agradou. Passou a ser mais um restaurante na minha agenda e a repetir...
Para além disso e como um bom complemento, foi a conversa fácil, descontraída e relaxante que se foi tendo e como, talvez, já há algum tempo que não havia. Ou seja, foi um jantar a dois muitíssimo agradável e um momento bastante positivo.
De seguida, foi desmontar toda a parafernália do natal, dando por concluídas as festividades, como é tradição cá em casa. Decorar a casa no dia 1 de Dezembro e desmontar tudo no dia de Reis, que foi ontem. Assim, está oficialmente encerrada a temperada natalícia!
Hoje, vamos ver os saldos de Janeiro e ver se encontramos alguma coisa que necessitemos mesmo e mais logo, teremos um jantar em casa, com os sogros e os meus queridos amigos CP e RL, mais a sua linda menina.
Entretanto fomos ver saldos ao Corte Inglês, ao supermercado, almoçar ao H3 e finalmente para casa, para preparar o jantar e descansar das fadigas. Não vimos nada que tenha apetecido comprar porque na verdade e felizmente não temos necessidade de nada e por isso não encontramos nada que nos interesse mesmo, o que evita que gastemos dinheiro.
Em casa, estou a fazer umas contas e a programar pagamentos e vou agora fazer a minha sesta dos sábados, para poder ficar com um grande SORRISO cheio de energia e de força para o nosso jantar e resto de fim de semana.






sexta-feira, janeiro 06, 2012

Vida

Eis-nos na primeira sexta feira deste novo ano e por isso, a trabalhar desde bem cedo no SAMS. E também com consultas no consultório, o contrário do que estava previsto, porque pensava que não trabalharia de tarde. Por um lado é bom que assim seja porque é sinal de que temos a agenda composta e sem querer falar muito nisso, estou bastante satisfeito com os primeiros dias deste ano, que excedem as minhas expectativas.
Esperemos que continue neste ritmo e que possamos manter este nível e este atendimento, na medida em que as previsões são bastante sombrias e o clima nada favorável. Acreditando na estrelinha que me tem sempre acompanhado, espero que também nesta fase, ela continue presente e eficaz, protegendo- me e acompanhado nestes dias. 
Como tenho dito, deixei de me preocupar excessivamente com o futuro, porque é desnecessário estarmos a pensar em algo que não sabemos como vai ser, pelo que tento cada vez mais viver o presente e em cada dia, fazer o melhor e aproveitar o máximo.
Se assim procedermos, viveremos mais tranquilos e principalmente mais felizes, na medida em que  temos e devemos aceitar o que cada dia nos dá, sempre com a consciência de que quanto mais soubermos DAR, certamente mais podemos Receber.
Ontem, por exemplo, sem esperar tive um dia compensador em vários aspectos. Em primeiro lugar, uma primeira vez duma doente que afinal já tinha sido minha doente há muitos e bons anos e que me disse ter sido comigo que tinha perdido o medo de ir ao dentista. Fiquei bem contente como é fácil de entender.
Tive depois outros doentes, com quem tenho uma especial relação de amizade e de convívio que me agradam bastante e ontem também um doente já idoso que   me elogiou bastante e que vejo gostar bastante de mim. Foi um dia gratificante por tudo isto, por ter corrido francamente bem e ainda por ter sido elogiado o meu novo look, de barba!
Por vezes, estas bonanças são seguidas de tempestades violentas, mas cada vez consigo relativizar essas crises, na medida em que também as temos que encarar como fazendo parte da nossa vida e do nosso quotidiano. Não havendo maus momentos, saberíamos apreciar os muitos bons momentos que felizmente temos ou esses mesmos momentos passar-nos-iam despercebidos?
Podemos dizer que temos a capacidade de termos uma boa vida, a sorte de sabermos apreciar essa mesma vida com a nossa família, os filhos e os amigos, que neste momento são reais, efectivos e verdadeiros. Tenho dito e repito que nunca tive amigos como os que, actualmente, tenho e isso é para mim muito importante e dignificante.
Posso por isso dizer que, dum modo geral, tenho que me considerar uma pessoa com uma boa vivência e a felicidade de ter muita coisa positiva e gratificante na vida, pelo que quando tiver maus momentos terei apenas que me lembrar destes factos e "agradecer" tudo aquilo que tenho. Também  sei que, apesar de ter contribuindo muito para o que tenho neste presente, a verdade é que acredito bastante nos desígnios da vida e na tal estrela da sorte que me tem acompanhado ao longo da minha vida. Em muitos dos maus momentos que tenho tido, é nessa tal sorte e no muito de bom que tenho, que penso e me agarro na certeza de que a volta será dada e os bons dias e momentos voltarão a brilhar.
Temos que acreditar em nós, na nossa capacidade de influenciar a vida e os nossos quotidianos e ainda em saber que a vida é, muitas vezes, aquilo que nós soubermos criar e fazer duma forma positiva, concreta e eficaz. O segredo é mesmo ACREDITAR que somos capazes e que é em nós que é tudo, como diz o poeta.
Com esse pensamento, um grande SORRISO cheio de força e de energia para este dia e fim de semana, com a tal certeza de que temos que nos empenhar na construção da nossa vida e felicidade.

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Mais um Dia

Um bom primeiro dia de trabalho, neste novo ano. Agenda cheia, inicio de trabalhos de prótese fixa e por isso, esperemos que seja um bom sinal para o resto do ano.
Não há novidades, nem nada de especial a comentar a não ser uma crescente dificuldade em manter um certo ritmo de trabalho e de normalidade da consulta. Ou seja, sinto-me bastante cansado depois dum dia de consultas e de me aperceber que não há uma rotina estabelecida e que parece que as assistentes não estão devidamente habilitadas, o que não é o caso. Para além de estarem a cometer quase sempre os mesmos erros, estão também muitas vezes a perguntar coisas que nem deveriam perguntar, mas sim resolver. É o eterno medo de assumir responsabilidades e de enfrentar a realidade, porque de facto é bem mais fácil esperar pela resposta e resolução de outrem. Mas isso cansa e desgasta, para além de não ser pratico nem passar uma imagem de responsabilidade.
Mas hoje é outro dia e pode ser que as pessoas vão mudando e sobretudo que comecem mesmo a tomar responsabilidade e iniciativa, porque com estabilidade e bom clima poder-se-à mesmo ter uma boa clínica e um quotidiano bastante aceitável.
Espero que o fim de semana chegue rapidamente para não fazer nada e recuperar deste arranque do mês e do ano, depois duns quantos dias de férias. É sempre difícil a transição destes dias de festas, de comemorações e de férias para a normal e cansativa rotina, porque é bastante melhor estar de ferias e fora deste ambiente do que enfiado num gabinete a ver quase sempre a mesma coisa!
Mas pensemos positivo e com um enorme SORRISO façamos de cada dia uma nova realidade cheia de energia e de força, bem como tentemos estar sempre em sintonia com este imenso Universo que nos rodeia.




quarta-feira, janeiro 04, 2012

Primeiro Dia de Trabalho

Ontem estive a ver fotografias da nossa viagem a Istambul, em Dezembro de 2004 e as diferenças são abissais... ao contrário do que diz o meu grande amigo MS, é muito bom ter fotos para complementarizar as memórias dos muitos momentos da nossa vida e principalmente das viagens que vamos fazendo.
Neste caso concreto, gostei imenso de rever esses momentos e constatar a enorme diferenca de todos nós, que estávamos bem mais novos, mais elegantes, com outros looks e outras formas. Fiquei bastante surpreendido pelas diferenças evidentes em tao poucos anos; só através destes registos fotográficos se consegue constatar estas transformações, na medida em que as memórias e recordações não captam imagens nem a realidade do momento, mas apenas as sensações e alguns factos.
Dessa viagem, ficou principalmente o facto de termos ficado impossibilitados de levantar dinheiro e de praticamente ficarmos sem nos podermos movimentar, o que foi uma sensação assustadora e estranhíssima.
Da cidade, tenho a imagem duma imensa urbe, a maior que tínhamos visto até essa altura, da confusão e da grandiosidade de algumas mesquitas e outros monumentos. Claro que depois de ter ido ao Cairo e ao Egipto, essa noção alterou-se porque monumentos, grandiosidade e mística estão mesmo nesta grande civilização.
De qualquer forma, recordo bastante a viagem a Istambul e este ano devemos voltar à Turquia, para o casamento dum sobrinho, aproveitando para fazermos uma excursão por outros locais desse imenso país.
Há uns anos, nunca levávamos máquina fotográfica nas nossas viagens por não gostarmos r acharmos desnecessário, mas actualmente começamos a ter a necessidade de captar momentos e locais para mais tarde recordar. Gosto de estar a ver fotografias doutros tempos, observar as nossas diferenças e sentir os momentos vividos. 
Nestes últimos dias, em que estivemos mais tempo com o nosso grande amigo MS, deu para confirmar o que pensamos dele e ainda de ter a certeza de que ele tem todo o potencial para encontrar o seu caminho e a sua felicidade, que lhe desejo mesmo. A grande diferenca que encontrei foi a sua capacidade de responder na hora e de comentar de imediato os factos e acontecimentos.
É uma excelente companhia, com conhecimentos vastos e profundos acerca de muita coisa e entusiasta de conhecer mais e melhor todos os locais onde vamos e estamos. Para alem de ser das poucas pessoas que continua bem fiel ao meu blogue e aos meus comentários. 
O MS é sem duvida o meu melhor amigo e uma pessoa fantástica e, tirando alguns apartes da sua personalidade, um homem cheio de potencial e de valor. Um especial SORRISO para ele!
Ontem a nossa sala ficou praticamente concluída, com o novo móvel de apoio à casa de jantar, a colocação dos quadros das mascaras de Veneza, faltando agora arrumar os filmes e posteriormente pensar nos novos cortinados, que já estão idealizados e finalmente a pintura final. A nossa sala está completamente renovada, bastante mais acolhedora e simpática, parecendo maior, mais espaçosa e arejada. Está cinco estrelas!
Comecei a trabalhar hoje, no SAMS, com poucas consultas, mas em contrapartida ( e felizmente) tenho a agenda a abarrotar na clinica, tendo que ir trabalhar amanha de manha e tambem na sexta feira, o que não estava no meu programa. Mas ainda bem que assim é e esperemos que assim continue ao longo deste ano!
Não tenho projectos ou planos específicos para este ano, apenas pretendo ocupar- me mais, tendo por isso que procurar ou um voluntariado ou uma ocupação profissional; quero contribuir mais para a sociedade em que estamos inseridos e tambem dar mais de mim, mantendo-me mais ocupado e funcional, porque tenho a noção de que ainda sou bastante valido para novos projectos e realizações. Tanto mais que nesta fase em que me encontro, com menores responsabilidades ( e preocupações) no consultório, tenho mais disponibilidade para me ocupar com outros projectos. Vamos a ver se este ano consigo mesmo passar da teoria à pratica.
Ontem ainda o Fran esteve a jantar lá em casa, continuando o seu sucesso escolar e o seu entusiasmo com a ida para Israel, que está para breve e que vai durar uns quantos meses. Tem tido notas brilhantes e a continuar assim, penso que, com o seu empreendorismo e vontade, irá bastante longe no seu percurso profissional. Assim espero e desejo.
Um grande SORRISO nesta quarta feira, primeiro dia de trabalho deste Novo Ano, com a cteza de que temos que trabalhar mais e melhor, para assim contribuirmos para a produtividade nacional e o progresso de todos nós!

terça-feira, janeiro 03, 2012

De Volta

De volta a casa, depois destes dias de férias, descanso e descontracção em Madrid, cidade vibrante e cheia de vida.
De regresso à normalidade, a ver as contas, fazer transferências, pagamentos e a pensar na vida, porque hoje ainda não
Não vou trabalhar, mas sim resolver umas coisas que temos para tratar e descansar das férias, porque a verdade é que as férias citadinas cansam bastante. Fartamo-nos de andar, dormimos menos e por isso chegamos cansados e com necessidade de recuperar forças e de fazer uma transição suave entre estes dias de férias e o recomeço do trabalho.
Para mim, ferias tem que ser mesmo fora do meu normal habitat porque, caso contrario, não sinto nenhuma diferença e assim também não me abstraio como quero e preciso. Saindo de casa, do meu ambiente posso conhecer novas gentes, novos hábitos e culturas e principalmente sentir que estou em férias, que é o mais importante de tudo.
Quando chegamos a casa, ficamos contentes por vermos que tudo está bem e também surpresos por constatar que na área politica, social e geral tudo continua na mesma neste País á beira mar plantado, pelo que podemos dizer que estamos no nosso meio e na nosso (pobre) País.
Agora é  altura de pensar em rearrumar a casa, comprar umas coisas já pensadas há muito e dar o jeito (quase) final na sala, que está a ficar bastante agradável e acolhedora, pelo que, certamente, neste ano, tudo ficará arrumado para os próximos tempos.
Um grande SORRISO neste primeiro comentário do novo Ano, escrito em casa e em Portugal, com a certeza de que temos que ter muita Força, Fé, Coragem e Energia para enfrentarmos este 2012.



segunda-feira, janeiro 02, 2012

(Ainda) Madrid

Ontem foi dia de descontração e de passeio calmo e descontraído. A seguir ao almoço fomos ver o Madrid Rio que são jardins e lugares de lazer. Estavam algumas pessoas a passear, outras de bicicleta, outras de patins...
Fomos depois ver as Torres da área administrativa de Madrid, que estão no fundo da Castellana e que são um conjunto muito agradável e bonito. Demos um pequeno passeio a pé e seguimos para a área da opera para um pequeno lanche antes de irmos a casa.
Depois duma pequena sesta, seguimos para a Chueca, onde jantamos e passeamos um pouco nesta despedida nocturna. Ontem estava pouca gente como seria expectável depois da noitada da véspera.
Eu vim para o apartamento mas eles ainda foram sair um pouco mais, mas chegaram relativamente cedo porque hoje temos que deixar o apartamento a meio da manhã. Para mim, vai ser um dia meio chato, porque só temos avião perto das 22.00 e detesto este horário de viagem porque já nem estamos aqui, mas também ainda não estamos na nossa casa e no nosso Pais. Mas , desta vez, distrai- me com o voo de regresso.
Vamos andar por aí, ver mais umas coisitas, avaliar os saldos que começam hoje e fazer horas para seguirmos para o aeroporto e para o nosso regresso.
Amanhã é dia de trabalho e de reentrada na realidade do nosso quotidiano, com o nosso habitual SORRISO mais revigorado e preparado para as vissicitudes da vida.

domingo, janeiro 01, 2012

Novo Ano

2012... com milhares de pessoas passámos o ano na Puerta del Sol! Ao contrário do expectável, não houve badaladas, não houve fogo de artificio nem quaisquer outra manifestação, como estávamos à espera depois de tantas transmissões televisivas desta passagem do ano. 
De qualquer modo, foi giro por ter sido diferente e pela alegria das pessoas que festejaram cada uma à sua maneira a entrada neste novo ano!
Desejo mesmo que 2012 nos traga a capacidade de DAR tudo o que somos e temos, para podermos receber o muito que este Universo tem, bem como sabermos procurar mais e melhor o nosso EU, em comunhão com o EU Superior que nos orienta a todos.
Espero sinceramente que consigamos superar este ano da melhor forma, desejando em primeiro lugar aos meus filhos a realização de muitos dos seus sonhos e a capacidade de os tornarem realidade, aos meus amigos verdadeiras o fortalecimento da Amizade que nos une, à família, o estreitamento cada vez maior dos laços que nos unem e para a pessoa que comigo vive, a capacidade de conseguirmos em cada dia recriar o nosso Amor e Bem estar.
Depois da meia noite fomos até umas bares, andámos por aí e depois dum pequeno almoço de manhã cedo, viemos para casa pelas 6 da manhã, tendo estando a dormir ou dormitar até perto do meio dia.
Esta viagem tem sido também uma aprendizagem de vida e de formas de estar, com a certeza plena de que há coisas que me fazem muita confusão e mesmo repudio, pelo que serviu para ter conhecimento e mais nada. Como dizia a nossa Amália, há estranhas formas de vida!
Hoje, primeiro dia do ano, vai ser um dia calmo, de passeio pelos parques do retiro e pela zona nova de Madrid, chamada Madrid Rio; li que retiraram a circunvalação existente e criaram uma nova área pedonal e de lazer para os habitantes e que parece ter ficado bastante bem. Vamos constatar ao vivo essa nova realidade. 
À noite vamos jantar algures, talvez beber um copo e descansar cedo porque amanhã temos que deixar o apartamento pelas 11 horas, deixar as malas algures e aproveitar as ultimas horas desta cidade que continua fantástica e vibrante. Talvez pela crise e pela proximidade, temos encontrado muitos e muitos portugueses...
2012, ano de grande simbolismo para os esotéricos, que prevêem grandes mudanças e transformações no mundo, no Universo e em todos nós, crendo que apenas alguns estarão preparados para o Novo Mundo que se deseja. Os Maias previam cataclismos e desastres naturais, quase como se fosse o fim do mundo, mas para muitos outros o que irá acontecer é uma completa e profunda mudança das  mentalidade  e da maneira de estar na vida e no mundo, com mais atenção e sensibilidade para as necessidades humanas e para a realização de todos nós. Ou seja, um aprofundamento do Ser Humano, mais espiritual, mais sensível e menos materialista e prisioneira deste quotidiano actual. Esperemos que haja uma mudança para melhor e que, na verdade, comecemos mesmo a construir uma nova forma de vida, mais serena,mais pacifica e principalmente com mais Felicidade,Amor e Paz.
Como já faz parte da nossa tradição, a passagem do ano é feita a viajar, simbolizando a nossa vontade em conhecer outras realidades e o nosso gosto de viajar mais e melhor. E há tantos sítios onde queremos ainda ir!
Um enorme e "novo" SORRISO, nestas primeiras horas deste novo ano de 2012, com a certeza de que queremos continuar o nosso percurso de descoberta e de aprofundamento do que somos e do que queremos ser. Também  a certeza de que temos que DAR tudo o que conseguirmos e soubermos para RECEBER o muito que existe neste  Universo em que nos encontramos.