segunda-feira, dezembro 19, 2011

Outro Dia

 Penúltima semana do ano e aparentemente uma semana normal de trabalho, com pouco trânsito o que não é normal para esta época. Temos mesmo que nos convencer que estamos em recessao, que temos milhares de desempregados e cortes nos subsídios, que levam logicamente a um menor consumo e a uma maior retracção nos gastos.
Mas deixemos este tema recorrente e falemos de coisas mais alegres e simpáticas. O meu filho Pedro chega no sabado e vai estar uns quatro dias e vamos passar a consoada em Lisboa. O almoço de Natal será em casa da minha irmã e cunhado e depois jantar em Sesimbra. Mas devemos regressar no proprio domingo porque segunda feira é dia de trabalho e temos que estar por cá.
Estou a ler um livro de José Luis Peixoto, que na conhecia e que tem uma prosa linda; trabalha as palavras duma forma extraordinária e dá-lhes uma intensidade e um colorido que me agrada bastante. Mais logo vou transcrever um dos capítulos do livro que me agradaram imenso, que é uma carta que ele escreve ao filho e que tem imagens lindas e dum enorme significado.
Vou ver se compro os outros livros dele para ver se esta forma de escrever é do escritor se é apenas deste livro, porque me tem impressionado a utilização das palavras, a construção das frases e sobretudo ver que a nossa língua é tao bem tratada e utilizada. 
Numa altura em que a língua é táo maltratada, em que tantos falam tão mal a sua própria língua é bastante gratificante ver um jovem escritor escrever tão bem, apropriar-se das palavras, dar- lhe força e significado próprio, sem os erros e as omissões que vemos em tantos livros e nas más traduções. Apenas por isso vale a pena ler "Abraço" de José Luis Peixoto.
Já tinha lido umas crónicas dele no expresso mas ainda não me tinha apercebido da beleza intrínseca da sua escrita, pelo que estou a gostar bastante deste livro que me obriga a ler palavra a palavra e não a leitura em diagonal que costumo fazer. O esforço é maior mas compensador!
Estou no SAMS com poucas consultas e também com pouca vontade, pelo que é deixar passar o tempo da melhor forma possível e seguir em frente para o consultório, onde pareço ter um reato de tarde preenchido e uma semana completa. Vamos a ver como decorrem estes últimos dias do ano, porque ate agora está a correr como previsto e penso que os objectivos estão quase atingidos.
Espero que, com um grande SORRISO, consiga ir tendo o espirito natalício e que nestes dias, consiga DAR ainda mais calor, força e energia a todas as pessoas, numa comunhão intensa e positiva deste Universo onde nos inserimos!

Sem comentários: