quinta-feira, dezembro 08, 2011

Feriado

"Tenho em mim todos os sonhos o Mundo" (Fernando Pessoa)... vou lendo umas máximas que me agradam particularmente e o nosso poeta tem muitas de que gosto bastante e esta, que não conhecia, leva-me mesmo a reflectir na vida e a pensar mesmo nos meus filhos e nos seus SONHOS.
Cada um à sua maneira, tem o seu ideal de vida, com as suas particularidades e vissicitudes, pelo que espero que ambos os consigam concretizar e realizar. O Pedro no seu mundo e na sua idealização que deve prosseguir e o Francisco prestes a ir para Israel e ainda com bastantes projectos de futuro e de mestrado.
É evidente que desejo para eles, tudo o que há de melhor, mas sempre na realização dos seus projectos e SONHOS, que devem procurar realizar e alcançar.
A propósito de sonhos e de interpretações, ontem fomos ao cinema - e não íamos há muitos e muitos meses - ver " um Método Perigoso", que narra os (des)encontros de Freud e de Jung. Filme monótono, aborrecido e com uma abordagem pouco interessante, na medida em que se foca em aspectos colaterais e, quanto a mim, não abordam as principais divergências entre ambos, bem como a extraordinária revolução que eles representam. Na verdade, Freud e Jung deram uma outra dimensão à psiquiatria que era, antes deles, menosprezada e os doentes mentais tratados como animais e com tratamentos desumanos e inconcebíveis. Houve uma total mudança nos paradigmas e as doenças mentais começaram a ser encaradas doutra forma e sobretudo com outros tratamentos.
Ontem conseguimos, aparentemente, arranjar uma nova assistente para o consultório, o que só acredito quando a vir mesmo lá e a criar raízes. Espero que seja desta vez que se consiga mesmo ter uma maior estabilidade e uma integração plena, para podermos não só estabilizar de vez a clínica, como principalmente podermos pensar em iniciativas e numa maior dinamização para captarmos mais e melhores doentes.
A vida continua neste País à beira mar plantado, nesta época natalícia em que todos nós estamos em retracção e que, me parece, não ter a animação usual e o colorido doutros anos. É natural que com esta gigantesca crise em que estamos, acha menos vontade e menos predisposição para festas, sobretudo tendo em conta que não sabemos como vai ser o dia de amanhã.
Hoje de manhã fui à abertura do Oeiras Park e havia pouquissima gente e ainda menos nas lojas, o que me fez alguma confusão porque estamos a quinze dias do natal e esta altura é já de grande confusão. Quase todas as lojas estão com promoções e ofertas, o que nunca tinha visto e que significa bem a dimensão da crise e das poucas vendas realizadas. Com o corte do subsidio e com o aumento do nível de vida, bem como com o desemprego existente, é muito natural esta quebra que se reflecte a todos os níveis, inclusive na minha área.
A verdade é que estamos mesmo em plena época natalícia e é cada vez mais notória a dificuldade em reunir toda a minha família, uma vez que cada irmão faz os seus festejos com os filhos e ainda não sei muito bem o que me apetece mesmo fazer.
Tem sido um dia de muitas conversas, muitos telefonemas e reflexões e ainda a organizar contas, pagamentos e transferências. Hoje aconteceu-me uma coisa estranha, que foi não reconhecer uma transferências que fiz há uns dias e de que não me lembrava. Como era um valor relativo, fiquei preocupado e contactei a linha de apoio que de imediato me cancelaram a conta, me alarmaram para a possibilidade de ter o computador com um vírus instalado e programado para fazer transferencias clandestinas e muito mais coisas. Afinal tinha mesmo sido uma ordem que tinha dado e estava tudo certo, tendo ficado tudo regularizado.
Hoje estive ainda a ver o hotel em Istambul, aonde vai ser o casamento do meu sobrinho DF em Agosto próximo para começar a programar a viagem e as férias do próximo ano, que vão ser, por esse motivo, passadas em terras turcas. Como já conhecemos Istambul, deveremos aproveitar para ir dar uma volta pelo País, e conhecer Capadócia, Ancara e arredores, passando depois o fim de semana do casamento em Istambul.
Este ano gostava de passar mais tempo em Sesimbra e sobretudo de apanhar mais sol e mais praia que não fazemos há uns dois ou três anos. Vamos a ver a realidade da vida e sobretudo o evoluir da situação económica, tanto mais que também gostaria de ter possibilidade de ir visitar o meu filho a Israel.
Ficam todos estes sonhos a realizar com um imenso SORRISO, cheio de força, energia e vontade de precisamente os realizar, acreditando cada vez mais na força dos nossos desejos e na intermutabilidade da nossa vida neste Universo em que nos encontramos. Um grande e luminoso SORRISO.













Hoje, novo feriado, nova paragem de trabalho e nova ponte, como a da semana passada. Como é evidente, estas paragens reflectem-se necessariamente na produtividade e rentabilidade, bem como na falta de empenho das pessoas.

Sem comentários: