segunda-feira, dezembro 12, 2011

O Direito À Felicidade

A felicidade é algo que todos pretendemos alcançar e que, por vezes, é bastante difícil de conseguir. Principalmente quando  rotina de instala e há falta de atenção a quem connosco vive, sem se atender a susceptibilidade e identidade de cada qual!
Estou cada vez mais sensível à forma de dizer as  palavras e às  pequenas atitudes demonstrativas de carinho e amor, ficando profundamente triste e abalado quando, sem motivo, as palavras são agressivamente ditas e as atitudes têm uma grande força destrutiva.
Percebo que haja acções do passado, não completamente resolvidas, que se manifestem no presente e que, inconscientemente, determinem essas mesmas atitudes e palavras, mas gostava que houvesse essa consciencialização para que pudesse ser trabalhada e resolvida.
Não podemos, ou pelo menos, não devemos castigar permanentemente as pessoas e sobretudo as que nos são mais próximas, por acções e atitudes do passado que, em principio, estarão superadas e desculpadas mas a verdade é que o nosso inconsciente nem sempre consegue sublimar e resolver esses conflitos que depois se manifestam nas tais palavras agressivas e atitudes fortemente negativas.
À medida que caminhamos na vida e nos anos, vamos sentindo outras necessidades de afecto e de carinho, dando mais importância a determinados aspectos que, noutras fases da vida, não eram importantes ou valorizados e que no presente têm uma enorme importância.
Por isso, determinadas acções e palavras deixam- me francamente abalado e descrente na força das relações e dos afectos, ficando momentaneamente desorientado e sem ter a certeza do rumo a tomar e das decisões exigíveis, porque nem tudo é fácil de resolver, principalmente quando estão em causa afectos e relações de alguma duração!
Sei que sou uma pessoa exigente, difícil e complicada, mas também percepciono que, muitas vezes, sou incompreendido, sem haver a noção certa das minhas mudanças que foram muitas ao longo dos últimos anos e sobretudo desde que iniciei este caminho de descoberta do meu EU e da alteração de muitos dos meus registos.
A palavra dita ou o gesto executado na altura e momento certo são, na maioria das vezes, o suficiente para evitar a dor e o sofrimento que sentimos precisamente na ausência desses gestos ou palavras conciliadoras. Ou seja, se agirmos com mais Amor e Carinho e principalmente sem agressividade, conseguimos evitar problemas e situações bem desagradáveis.  
A vida em conjunto é difícil precisamente por nos esquecermos, muitas vezes, dos pequenos gestos e das palavras positivas que podemos fazer e dizer para tornarmos cada momento mais feliz e mais conseguido, porque o habito, a rotina e ainda os ressentimentos ou problemas passados, fazem com que muitas vezes ajamos intempestiva e agressivamente, sem pararmos para pensar ou, mais importante, sentirmos quem está ao nosso lado.
Um pequeno gesto de carinho, uma palavra amiga ou uma atitude positiva fazem toda a diferença no relacionamento das pessoas, uma vez que todos nós precisamos de carinho e de Amor e de sentir que o(s) outro(s) se preocupa(m) connosco e com o nosso estar no mundo.
Tenho falado bastante no DAR para RECEBER e também na  interrelação das pessoas tem que haver esse pensamento permanente no nosso espírito porque apenas se ambos e todos procurarmos atingir esse patamar de felicidade, esse dar para receber , se conseguirá alcançar o objectivo de sermos FELIZES!
Pensemos positivo e sobretudo acreditemos na força dos afectos e dos laços que nos unem, sabendo que, apesar destes momentos de descrença e de dor, a união entre as pessoas é real e bem forte. Apesar dessa verdade, vamos sentindo um certo cansaço e algum vazio que nos preocupam e até assustam porque podem evidenciar uma realidade que não queremos nem desejamos, mas que temos receio que possa vir a acontecer.
Nova semana se inicia hoje, neste caminhar rápido dos dias ao encontro do Natal e da passagem do ano, com bastante nostalgia doutros Natais, nos quais havia um grande espírito e a alegria normal nesta época. Parece que andamos todos "deprimidos" e aliados à crise que nos cerca, mas as noticias e o clima reinante é na verdade pouco propicio a esta quadra e a melhores sentimentos. 
Andamos todos assustados e preocupados com o nosso futuro imediato e as noticias diárias e permanentes que só falam em catástrofes e desgraças pouco ou nada ajudam a criar um clima de confiança e de entendimento que permitam pensar positivo e sairmos deste imenso buraco em que nos encontramos. Sendo esta época uma altura de Alegria e de Jubilo, sejamos poupados a mais desgraças e noticias constantes da falência do actual modelo social e modus vivendus para que possamos, pelo menos, nesta quadra estarmos mais Felizes e positivos.
Que possamos ter um SORRISO quente e luminoso nestes dias e sabermos distribuir pelos outros alguma Felicidade e Bem Estar para que ao sabermos DAR, também podermos receber alguma Felicidade, Carinho e Amor. 
Como diziam uns humoristas da nossa praça " Façam o favor de ser Felizes" ... nunca como agora é importante procurar a felicidade e a forma de a alcançar, pensando e sobretudo sentindo que uma palavra amiga ou um gesto positivo fazem toda a diferença, porque na verdade um SORRISO  ou um carinho na altura certa transformam um momento!
PS: e estou com uma faringite, pelo que vim para casa mais cedo, com dores de garganta e febre; espero amanha estar bem melhor para poder trabalhar porque o mês é bem curto !

Sem comentários: