terça-feira, dezembro 20, 2011

Natal

Em plena época natalícia e tão pouco espírito natalícia, com tanta recessão, austeridade e sobretudo pessimismo.
Ainda ontem, no jornal estavam a criticar o facto da Câmara de Lisboa não ter feito iluminações de Natal e assim ter poupado 700 mil euros e o Miguel Sousa Tavares que percebe de tudo e opina acerca de tudo, estava contra essa falta de iluminação mas aposto que se tivessem feito as luzes, também estaria contra o gasto do dinheiro. Porque principalmente ele é contra tudo e se já não gostava muito dele, ainda fiquei a gostar menos depois de ler a coluna do Expresso, em que enaltecia o sr Sócrates.
Ou seja, o MST está sempre do contra, opina acerca de tudo e sabe tudo, e cada vez gosto menos de o ouvir falar e opinar porque acho sobretudo que ele está contra mesmo sem saber as razões e isso não me agrada. Ouvia estar contra a poupança de 700 mil euros porque há pessoas que gostam de ver as iluminações é bizarro e pouco inteligente, porque se calhar esse dinheiro será mais bem utilizado em proporcionar um bom jantar de natal para os sem abrigos e carenciados. Mas é a dele....
Continuo maravilhado com o livro que ando a ler do José Luís Peixoto, pela finura dos textos, pelo trabalhar das palavras e pela força das imagens... há muito que não via a nossa língua escrita tão bem tratada e manipulada, estando com imensa vontade de ir ler todos os livros dele.
Estou preocupado com a MB, pela sua falta de vontade em viver e desanimo que tenho vindo a constatar, agravando-se nesta altura do ano por ter a certeza de que irá passar as festividades sozinha. É triste esta situação criada por todos e sem querer saber de razões ou de motivos, a verdade é que nesta altura do ano, se podia e devia fazer um esforço de aproximação e de paz. Infelizmente, tendo em conta as pessoas e a sua maneira de ser, bem como a falta de alguém para servir de intermediário, dificilmente haverá uma aproximação nos tempos mais próximos.
Tenho pena de não poder mediar este conflito mas, na verdade, também fui "banido" do convívio, pelo que não posso mesmo tomar qualquer atitude. Sei da profundidade das raízes deste conflito, mas também sei, por experiência, o que senti em relação à minha própria Mãe e aquilo que hoje sinto e o que consegui fazer para alterar a situação, pelo que não acho impossível uma mudança. A diferença é que a estrutura mental e psíquica é totalmente diferente, bem como o empenho e vontade de qualquer conciliação neste momento. Ainda mais lamentável é o facto das pessoas estarem sozinhas e não terem mais ninguém para partilharem estes momentos.
Não posso fazer mais nada, senão tentar acompanhar o melhor que posso, sabendo que não me posso substituir a ninguém nem tenho possibilidade de fazer qualquer coisa, porque na verdade também sinto e sei que ambas têm culpas e que ambas são incapazes de ceder um pouco e tentarem manter uma relação dentro de determinados parâmetros. É pena...
Mais um dia de trabalho e neste momento, apenas tenho quatro tardes de trabalho no consultório, porque fechamos dia 23 à tarde e ainda trabalho dois dias da outra semana, apesar de estar já de ferias no SAMS, mas tenho coisas marcadas e outras para acabar e assim compor mesmo o mês.
Um grande SORRISO cheio de energia e de força nestes últimos dias do ano, com a certeza de que temos que DAR cada vez mais para podermos ter o que queremos e desejamos. Feliz NATAL.






Sem comentários: