segunda-feira, abril 25, 2011

Em transito

Em trânsito , já na porta de embarque do Berlim Tegel AirPort a caminho de Lisboa , via Bruxelas . Não sei porque não há voos directos mas a verdade é mesmo essa.
Acabei de comer um excelente hot dog com uma boa salsicha alemã, comentando que foi uma agradável e positiva surpresa este break por esta cidade.
Sempre pensei que não gostaria de Berlim ou doutras cidades alemãs e a verdade é que adorei esta cidade. 
Ontem depois da visita - esmagadora - ao campo de concentração, seguimos para outra que nos levou ao  III Reich e aos símbolos nazis , com uma lição fantástica acerca da história deste país desde os anos de 1900. O guia é fantástico, com um entusiasmo e dinamismo que nos conseguiu transportar a essa época e costumes. 
Toda a cidade foi destruída, dividida em duas, reconstruída, reunificada e ao fim de pouco mais de 20 anos da queda do muro apresenta um look  moderno, com tudo reconstruído, um sistema de transportes excelente, imensos parques e verdes e o que me parece ser uma boa qualidade de vida. 
Também a simpatia das pessoas me surpreendeu pela positiva porque me pareceram felizes e bem na vida, e não a impressão pré estabelecida que tinha dum povo duro e antipático . 
Confirma- se o grande consumo de álcool que é visível e algo preocupante por se ver muita gente nova de garrafa na mão na rua e no metro.
Queremos voltar para com um grande SORRISO vermos em pormenor mais coisas e consubstanciarmos a nota positiva que demos a esta capital.
PS: tem apenas 3,5 milhões de habitantes e é considerada pelo resto da Alemanha uma cidade pouco produtiva e sem grande interesse .
PSS: é excelente estar longe da nossa politiquice caseira durante uns dias, esquecendo completamente as nossas misérias quotidianas.

Sem comentários: