domingo, abril 24, 2011

Em Berlim

Novo dia em Berlim. Como infelizmente faz parte da história deste País, resolvemos ir visitar o campo de concentração Sachseshausen a uns 40 kilometros da cidade. 
Vamos numa excursão com uma guia de Barcelona - outra grande cidade- que nos conta a história do país e o aparecimento do nazismo. Ainda hoje não é pacifico falar- se de Hitler porque ainda pode provocar reacções adversas. 
O sistema publico de transportes funciona bem e eficazmente, tendo apanhado o comboio regional na maior estação da Europa- Banhohf e que também merece uma visita. 
Depois duma viagem de cerca de 35 minutos, chegamos à povoação perto do campo pelo que em 15 minutos - a pé - começamos a nossa visita. 
É impressionante a brutalidade e a violência deste regime bem visível neste campo. Visitamos reconstruções dos barracões com as condições infra humanas , a prisão dentro desta imensa prisão e onde eram encerrados os prisioneiros especiais, a cozinha, 
Os fornos crematórios e a câmara de gás existente porque apesar de não ser basicamente um campo de extermínio morreram muitos e muitos prisioneiros. Não nos esqueçamos que não foram só judeus, os perseguidos mas também os ciganos - 80 % foram dizimados -    
Os opositores políticos, os homossexuais, as testemunhas de Jeová e ainda os deficientes de toda a espécie . Uma autentica loucura.
Foram cerca de 3 horas e meia de história recente acerca da loucura e crueldade dum homem e dum povo que se abateu no século XX como aconteceu também noutros países e com outros povos, nomeadamente , com Estalinegrado, Mao e outros ditadores igualmente destruidores dos seus povos. 
Valeu bem a pena e agora descendamos no comboio para daqui a pouco irmos fazer a nossa ultima excursão desta viagem, com o percurso pelo III Reich e os seus pontos de comando, como bunkers, ministérios, etc. 
Fica um enorme SORRISO desta cidade que merece muito mais do que 4 dias de visita e à qual tencionamos voltar.

Sem comentários: