segunda-feira, julho 05, 2010

tristeza

Muitas vezes devemos parar para pensar e reflectir acerca dos nossos comportamentos e atitudes e quando repetidamente nos alertam para certas facetas da nossa maneira de estar, maior a evidencia de que devemos mesmo fazer uma pausa para reflexão.
As relações são difíceis de gerir, porque pressupõem personalidades diferentes e formas de estar na vida e no mundo diversas e apesar de poderem ser buriladas no quotidiano, há alturas em que aparecem à superfície e podem estragar o ambiente. Se houver tendências agressivas e de intolerância , então o ambiente fica bastante perturbado e mesmo difícil. É complicado gerir o nosso dia a dia, tanto mais que me sinto bastante pacificado, mas num comprimento de onda diferente das pessoas que me estão mais chegadas e com uma enorme necessidade de Amor e carinho.
Não consigo pedir o que necessito, mas muitas vezes exijo silenciosamente que me percebam e alcancem. E não é difícil nem complicado desde que tenham a sensibilidade e a atenção necessárias.
Mas o que não posso de maneira nenhuma aceitar é violência verbal ou agressões físicas que põem em causa qualquer relação e destroem por completo a confiança entre as pessoas e as relações. Temos que estar atentos à nossa agressividade natural e pensar que, talvez , o que nos é repetidamente dito tem razão de ser e que devemos fazer a tal pausa de reflexão e verificar quais os nossos desvios de comportamento, que são perturbadores e conflituosos. E como seres humanos e racionais, tentar mudar e acertar o passo com uma nova postura e maneira de estar.
Sobretudo quando se faz análise, temos que saber e ter a consciência de que essa mesmo análise nos faz muitas vezes libertar o que temos escondido durante muitos e muitos anos e soltar todas as angústias e problemas recalcados. Muitas vezes, para cima das pessoas erradas e que não são as culpadas destes nossos problemas.
Como dizia a minha querida Avó Eduarda - de quem continuo a ter muitas saudades, apesar de já ter morrido há cerca de 30 anos - viver não custa, o que custa é saber viver e ainda mais quando se vive 24 horas sobre 24 horas com alguém, ou seja, nas nossas relações pessoais e mesmo nas profissionais e afectivas. Temos a obrigação de fazer uma análise permanente acerca dos nossos comportamentos e maneiras de estar na vida e saber adequar o nosso comportamento ao que nos rodeia e sobretudo não ser inflexível nem intolerante acerca dos pontos de vista dos outros, porque talvez quem está de fora, consiga ver melhor aquilo que trazemos dentro de nós.
Eu sei que tenho a capacidade de fazer uma auto análise e principalmente de ter alguns conhecimentos que me facilitam esta mesma visão e neste presente, tenho uma visão de mim mesmo, muito positiva e agradável porque sei que estou num grande equilíbrio e pacificação, "apenas" pedindo aos que me rodeiam, atenção e carinho.
Por isso me chocam tanto determinadas atitudes, que não quero precisar mas que devem ser devidamente escalpelizadas e analisadas por quem as pratica, na certeza de que só assim se consegue evoluir e "salvar" os relacionamentos e a forma de estar na vida. É importante estarmos constantemente alertas e preocupados com os que nos são queridos e tentar sempre perceber, compreender e integrar as mudanças existentes, mas sempre dentro dum respeito mútuo e sem qualquer violência verbal ou física. Isso transcende-me completamente porque não está de forma alguma dentro dos meus esquemas ou forma de estar.
Também devemos ter a humildade de reconhecer os nossos erros e maneiras erradas de agir e por isso fiquei bem contente quando o meu filho Fran me pedir desculpa pela sua atitude do outro dia e espero que haja mais reconhecimentos dos erros e se consiga perceber aonde falhamos e errámos. É importante para nos percebermos cada vez melhor e podermos progredir. E também o meu filho Pedro me acabou de telefonar, porque felizmente tenho filhos bem formados e que percebem as coisas, só precisando de mais maturidade e experiência de vida.
Muitas vezes, vou analisando as pessoas que me rodeiam e há alturas em que fico bastante preocupado e no sábado passado foi uma dessas ocasiões porque senti que há tensão nalgumas relações e incompreensões que devem rapidamente ser resolvidas, sob pena de rupturas ou de problemas graves porque as situações da vida mudam e nem sempre as pessoas conseguem integrar essas mudanças e adequar o seu comportamento. E quando acordam um dia nessa nova realidade, pode ser já tarde para a resolução dos problemas e a continuidade dessas mesmas relações. Estou preocupado com algumas fragilidades que senti e como já não é a primeira vez, acho que temos que talvez fazer qualquer coisa.
Talvez estas alterações de comportamento tenham a ver com o calor ou as alterações climatéricas mas a verdade é que as pessoas estão mais irritadas e fragilizadas por motivos diversos e a necessitar de parar para reflectir e pensar na vida, o que nem sempre conseguem fazer racionalmente e que deveria ser obrigatório. OU seja, devíamos parar de tempos a tempos e fazer uma grande introspecção para alterarmos o que está errada e mudarmos o nosso comportamento e maneira de ser se fosse esse o caso. Fazer uma auto análise diária, semanal ou mensal certamente que faria bem a todos e havia de melhorar bastante as relações.´
É segunda feira, início de semana, com os termómetros a atingirem os 36 graus, pelo que está um imenso calor e só estamos bem fechados em casa, com ar condicionado e com um grande SORRISO a pensar, com inveja, nas pessoas de férias e sem ter que trabalhar.





1 comentário:

planetafryo disse...

fiquei algo preocupado com isso da violência, e acho que cualquer tipo de violência deita por baixo cuaisquer argumentos, fosem válidos ou nao.