sexta-feira, julho 16, 2010

SEXTA-FEIRA

Mais uma madrugada no SAMS, num dia cinzento e ainda sem sol. Espero bem que o tempo melhore e que o calor se faça sentir porque vamos para Sesimbra e gostava de estar na piscina com bom tempo e calor.
Hoje estou mesmo cansado, porque dormi pouco e acordei cedo, estando já com falta de sono da véspera, com um dia cheio de trabalho no consultório, com os objectivos completamente conseguidos para esta altura do mês. posso estar descansado e tranquilo no fim de semana e nesta tarde de 6ª feira, em que não vou trabalhar, mas sim almoçar a casa da minha Mãe e depois estar com eles durante parte da tarde.
À noite vamos todos jantar e de seguida vamos logo para Sesimbra passar estes dias tranquila e calmamente
Ontem tive a confirmação da intenção de venda de Sto André e em relação a este assunto os meus sentimentos são bastante contraditórios. Por um lado, tenho uma enorme pena e sensação de perda uma vez que Sto André representa uma enorme e importante fatia da minha vida e é onde estão localizadas muitas das minhas memórias e emoções. Quando penso em raízes ou ligações afectivas, imediatamente vou parar a Sto André, pelo que e natural que sinta imenso esta eventual venda e transferencia de propriedade.
por outro lado, a verdade é que já há muito que Sto André estava fora da minha esfera, Por utro lado e desde que o meu Pai - erradamente, quanto a mim - resolveu fazer o que fez e assim nós ficámos excluídos dessa casa, pelo que actualmente não temos nada a ver com essa mesma propriedade do pon de vista legal. Ainda por cima, estando de relações cortadas com a minha irmã P, ainda mais difícil se torna fazer seja o que for para "salvar" Sto André. Percebo os problemas da MB, que é quem paga tudo o que diz respeito à quinta, mas não entendo o desprendimento da Patrícia, nem a sua indiferença perante este assunto. Acho que o mínimo que poderia fazer era reunir uma espécie de conselho de irmãos e tentar chegar a uma solução, Que será difícil e talvez até impossível, mas pelo menos poder-se-ia tentar. penso que se a MB ficasse livre dos encargos que actualmente tem, era capaz de não querer vender ou alienar o património.
É por estas razões e sentimentos contraditórios que não tenho qualquer vontade de ir a Sto André e estou a transferir a necessidade de ter um lugar de refúgio para Sesimbra, onde até as condições são bem melhores e de acordo com os nossos gostos. Estou a tentar deixar que as memórias fiquem como estão nos recônditos das circunvoluções cerebrais e esquecer que iremos perder a posse física desse espaço lindo e onde tanto e tanto estive, com muitas e bonitas recordações. Penso que tendo em conta a memória do meu Pai, se deveria fazer um esforço para preservar Sto André, mas é lógico que com a P não se pode pensar racional e logicamente porque ela não tem estes sentimentos e está certamente e como sempre alienada de tudo isto. É pena, mas é a vida...
Por isso, quando a MB me telefona a saber se queremos ir ter com ela a Sto André a minha resposta tem sido, invariavelmente, que não porque me estou a desligar, afectiva e emocionalmente, desse espaço físico e a manter a recordação do passado em mim mesmo, mantendo os muitos e muitos momentos felizes e inolvidáveis que lá passei. Felizmente que também aqui tenho a sorte de poder fazer a transferencia dos meus afectos e sentimentos para outro local de veraneio e de lazer e que felizmente me senti muitíssimo bem em Sesimbra.
Já alertei os meus outros irmãos para a venda e espero para ver a reacção deles, porque talvez em conjunto se consiga engendrar alguma solução e "salvar" Sto André do seu destino. Ou então, encerrar de vez este capítulo da minha vida, porque assim como estive mais de 20 anos sem lá ir, também poderei definitivamente deixar de ter acesso ao espaço físico, tanto mais que nunca mais me senti lá como no passado antes da ruptura, sentido pelo que será evidentemente uma enorme perda afectiva mas que certamente superarei com esta minha nova forma de encarar a vida e a realidade.
De qualquer forma, sinto que está na altura de ter uma conversa elucidativa e concreta com a MB, acerca de muita coisa e das realidades da vida, porque nunca mais quero sentir que devia ter falado ou exprimido os meus sentimentos e não o te feito, tanto mais que cada vez mais verifico ser correcta esta atitude de abertura, verdade e transparencia. Que nos deixa melhor connosco mesmo e com o mundo.
De facto parece-me que há algumas coisas que têm que ser esclarecidas e rectificadas, quer acerca de opções pessoais quer gerais na medida em que como pessoa, homem e "familiar" tenho direito às minhas opções e formas de estar na vida, não tendo qualquer culpa da falência de expectativas ou ideias não concretizadas. Sei que estou com uma postura de vida cada vez mais correcta e adequada, tendo pena que muitas outras pessoas estejam cada vez mais enquistadas e de mal com a vida, mas infelizmente não é possível chegar a todos e ajudar todos, tanto mais que há muitos que não só não querem, como nem têm a consciência de que estão num abismo e com absoluta necessidade de serem ajudados. Serão talvez os piores e infelizmente tenho alguns exemplos desses á minha volta e na minha família, mas não posso fazer nada se as próprias pessoas não dão qualquer abertura e estão a milhões de anos luz da realidade e deste mundo porque acham que estão certas e num caminho adequado, sem terem a noção de que a vida que têm e os imensos problemas que lhes existem, são precisamente fruto dessa ignorância e de falta de conhecimentos. Pelo menos é essa a leitura que faço de muita coisa que acontece a muitas pessoas e a experiência que vou tendo na minha própria vida.
É difícil exprimir o que sinto em relação a estas forças cósmicas mas posso dizer que por vezes é quase uma realidade física aquilo que sinto, porque são tão evidentes para mim, que até me faz confusão muitas pessoas não estarem neste mesmo diapasão e comprimento de onda, tal a tranquilidade e paz de espiríto que é transmitida por esta força e esta energia. É tranquilizador sentirmo-nos "mergulhados" neste mar cósmico e universal, em que tudo se cruza e interliga com tudo e em que nós nos deixamos ir numa enorme calma e segurança. É precisamente essa segurança, força e tranquilidade que cada vez mais sinto e penso conseguir transmitir aos que me rodeiam, mas o principal é esta certeza de estar no bom caminho e estar muito bem comigo mesmo, o que se reflecte nas minhas atitudes e acções para com os outros.
Tenho pena que nem todos consigam estar nesta onda e trilhar este caminho que pode ser real, sem ser esotérico ou fantasioso uma vez que podemos adequar esta "filosofia" duma forma prática e realista ao nosso quotidiano sem entrar numa imensa confabulação ( como por exemplo acontece à nossa querida amiga EP ), porque é possível e porque nos dá uma grande e imensa tranquilidade. tenho que agradecer certamente às minhas duas analistas esta minha forma actual de estar na vida, mas também ter a consciência de que é em mim, que está o motor de toda esta mudança e a capacidade de a fazer e de a vivenciar. E isso é algo que me deixa imensamente feliz e com uma grande vontade de transmitir a todos aqueles que AMO e com quem lido, esta minha maneira de estar e de ser, tanto mais que os resultados aparecem expontaneamente e de todos os lados
Ainda agora falei com o meu filho, que começa a ter já propostas e novas oportunidades pelo que estou optimista apesar desta imensa crise em que estamos mergulhados e estaremos nos próximos anos. Preciso "apenas" de mais uns anitos para chegar à reforma, dar tudo aquilo que os meus filhos ainda precisam e poder então "descansar" e passar a pasta a outro que efectivamente queira dar seguimento ao projecto da minha vida e seguir com todos os meus muitos doentes e amigos. Vamos a ver porque também aqui estou certo que alguma surgirá na altura e tempo certo.
Fica aqui o meu imenso e luminoso SORRISO, hoje cheio de ENERGIA e FORÇA com a certeza de que "é em nós que é tudo" e que depende apenas de nós, da nossa força e vontade a construção do nosso presente e futuro. Gostava que todos tivessem esta percepção, mas infelizmente isso ainda não acontece e não sei se algum dia acontecerá.

Sem comentários: