sexta-feira, julho 02, 2010

Filhos

Os filhos são o bem mais precioso que temos e os que nos fazem mover, sonhar e viver este nosso quotidiano. MAs também são os que nos fazem sofrer mais por atitudes intempestivas e comportamentos inaceitáveis.
Ontem, 5ª feira, foi o dia de jantar com o(s) filho(s) e é claro que estando cá o Pedro, queria jantar com os dois. E, para meu espanto, comecei a ouvi-los aos gritos no elevador e depois em casa completamente alterados e transtornados por causa duns problemas do carro do Pedro. Foi um jantar completamente estragado e uma enorme sensação de frustração, de desanimo e de dor porque considero estes momentos preciosos e muitas vezes, um oásis na turbulência dos dias e do quotidiano.
Não houve conversa, não houve carinho nem houve nada a não ser uma imensa raiva presente e uma enorme e sentida mágoa p0or toda esta situação, da qual não tive qualquer culpa e que caiu completamente em cima de mim.
Estou muito triste e magoado, com ambos, sobretudo porque não havia razões que não pudessem ser tratadas doutra forma e principalmente estando tão pouco tempo comigo, podiam ter mais cuidado e atenção á forma como estão e falam.
Como lhes disse, também preciso de carinho, amor e atenção e é lógico que queira da parte deles uma atenção especial e um acompanhamento que, nem sempre tenho e que muitas vezes deixo passar porque compreendo que a nossa maneira de estar é esta, apesar do muito que nos une. Mas situações como a de ontem é que verdadeiramente não e não mesmo, porque não acho que não mereço mesmo.
Como é natural, hoje sinto-me de rastos, cansado e desmotivado com uma imensa raiva e frustração por tudo e ainda mais por ter que estar a trabalhar tão cedo no SAMS e com a agenda cheia. Não sei se dá para aguentar ou se daqui a pouco não vou mesmo embora e deixar tudo isto.
Estamos perante uma luta de personalidades e de domínio de território, uma vez que ambos acham que têm o exclusivo da casa e da sua posse pois ambos estão habituados a viverem quase sozinhos e com muita autonomia. Claro que quando se juntam no mesmo espaço, o resultado é inevitavelmente esta guerra permanente e desgastante. Pensei que estariam melhor com a idade e com a experiência de vida, para além de que eu já tinha pedido a ambos para terem cuidado e atenção ao convívio. A verdade é que eles se adoram mas o convívio é mesmo complicado e ontem vi o Pedro completamente alterado e sem qualquer consciência dos limites necessários porque não é necessário este exacerbar de comportamento.
Temos que tentar limitar os nossos impulsos e comportamentos de modo a não magoar os que nos são queridos e que nada têm com os factos em questão, mas efectivamente a quente ambos não são capazes de parar e pensar e sobretudo, de darem a volta ao texto como é necessário muitas vezes fazer.
Percebo ambos e sinto que ambos têm razões, que se perdem quando se entra por este caminho de discussão e de gritos porque tudo se pode resolver calma e pacificamente desde que se queira e se tenha treino para isso, uma vez que é algo que se aprende e que se vai forjando com a vida.
O imediatismo das situações e a sua resolução á nosso gosto nem sempre é possível e temos que estar preparados para todas as eventualidades e pensar, sentir que nem sempre se pode fazer aquilo que gostaríamos ou de ter o que queremos porque muitas coisas não dependem de nós nem estão nas nossas mãos, pelo que devemos manter a cabeça fria e o espírito aberto.
A verdade é que tenho dois filhos maravilhosos, cada um com a sua personalidade e forma de estar, mas que entre eles devem e têm mesmo que melhorar a interacção para que os outros e nomeadamente os Pais não recebam os estilhaços das suas agressões mútuas.
O cuidado e o gosto que tenho nestes jantares e nestes momentos voou num ápice, transformando-se em cinzas amargas e dolorosas, que vão demorar algum tempo a consumir-se e a passar, com este sentimento de dor e de mágoa. Parece que não posso estar muito tempo feliz e em Paz porque de vez em quando o Universo tem que me lembrar das nossas imperfeições e tentar levar-me para registos antigos para onde não quero ir, nem vou.
Tenho que manter o meu SORRISO e a minha FORÇA, para poder passar esta 6ª feira e entrar em mais um fim de semana.

Sem comentários: