domingo, julho 04, 2010

Domingo de calor

Domingo cheio de sol e de calor, num óptimo dia de verão, de praia e de relaxamento total e completo.
Ontem foi o jantar de aniversário da CP, a minha melhor e mais querida amiga, numa noite muito amena e mesmo de verão . Esteve-se bem na " Taberna do Chiado", jantou-se razoavelmente e depois cantámos os parabéns em casa dela em Carnaxide, onde ainda estivemos um bom bocado.
No caminho para o Bairro, estava a pensar que é pena não termos o costume espanhol das tapas antes do jantar, que me é extremamente simpático e que adoro mesmo. Uma boa "caña" acompanhada de umas tapas saborosas é fantástico e propicia um início de noite fabuloso. Não temos esse hábito, apesar de estar a surgir um movimento para incitar as pessoas a saírem dos empregos e a irem beber um copo antes do jantar, mas a verdade é que a realidade portuguesa não é essa, nem os transportes o permitem uma vez que as pessoas vivem afastadas dos seus locais de trabalho, t~em que ir buscar os filhos e organizar a sua vida.
Antes disso, demos uma volta pelo Bairro e pelo Chiado e felizmente que havia imenso movimento, muita gente e animação o que demonstra que é continua a ser uma zona de excelência da noite. Inclusive as pessoas estava no Camões simplesmente a conversar, a beber uma cerveja e a aproveitar o tempo quente.
Gosto particularmente de algumas lojas do Bairro visto que são originais e têm quase sempre algumas peças bem giras e interessantes.
Durante o jantar, constatei que as pessoas começam a interiorizar a verdadeira situação do País, mas ainda num tom jocoso e descontraído, tipo " quando te reformares, não há dinheiro para a pensão" e outras constatações do género, o que me faz reflectir que as pessoas se começam a aperceber, mas talvez sem terem a verdadeira dimensão da realidade do País, porque felizmente todas as pessoas têm uma situação estável e estão protegidas e mais ou menos bem.
A verdade é que também o restaurante não estava cheio, nem os outros pelo que havia movimento e animação, mas a preços módicos ou seja a gastar-se pouco e comedidamente porque o tempo não está para mais. E espero que este despertar para a realidade conduza a uma efectiva mudança de mentalidades e de comportamentos e que não haja mais casos de despesismos e de irrealismos. O Expresso tem uma notícia de mais nomeações para os boys em fundações criadas em duplicado, com a finalidade quase exclusiva de dar emprego aos fieis. Neste registo é impossível endireitarmos as contas duma forma sã e honesta. Infelizmente a pressão dos "boys" sobre os líderes partidários deve ser enorme e estamos enredados numa grande teia de interesses e de corrupção, que só pode ser alimentada com a criação destes institutos e fundações públicas, com o recurso aos dinheiros públicos. É uma tristeza que assim seja, mas infelizmente é a vida neste pântano em que caímos. 
Mas fiquemos com um enorme e luminoso SORRISO, neste dia cheio de sol, energia e força a prepararmo-nos para a nova semana de trabalho.

Sem comentários: