terça-feira, dezembro 01, 2009

Feriado

Dia 1 de Dezembro, dia da independência. Em 1640 corremos com o domínio espanhol, com a libertação da nação portuguesa. Hoje e perante a realidade, penso que foi pena assim ter acontecido porque se estivéssemos integrados em Espanha, certamente que estaríamos bem melhor e mais prósperos. Podíamos ser uma região espanhola, com muita autonomia, língua própria mas integrado num País com futuro e com outra perspectiva. Como soube este fim de semana foi durante o domínio dos Filipes que mudou muita coisa em Portugal, com legislação e regras. Mas é assim a vida das nações e assim retomámos a nossa independência e o nosso caminho.
Neste feriado aproveito sempre para acabar as compras de Natal e hoje, cumprindo a tradição, lá estava no Core Inglês pelas 10 horas a ver presentes. Gosto de ir à abertura porque há pouca gente, mais calma e tranquilidade, pois quando saí de lá perto das 13.30 já estava completamente cheio. E quando estava a sair fui entrevistado para a SIC, sendo suposto aparecer no telejornal desta noite a comentar as compras de Natal ( afinal não deu nada ou percebi mal o canal da televisão ou acharam que era muito feio ! )
Comprei coisas muito giras - quanto a mim - e encerrei mesmo tudo e mais alguma coisa, tendo inclusivé já comprado um presente de mim para mim, como faço todos os anos. Com o trabalho que tenho a escolher e a comprar tudo, acho que tenho o direito de também ter um presente dado por mim próprio e posto na árvore. É também uma tradição que tenho e que gosto de manter.
Este ano não me parece haver grandes novidades ou coisas muito originais, mas tento sempre inovar e comprar coisas giras e sobretudo para os meus filhos, dar-lhes presentes que eles gostem e que sejam úteis. Espero que eles goste do que lhes comprei, porque eu acho que são coisas muito giras.
E neste feriado é também dia dos arranjos de Natal, de se fazer a árvore e de colocar os adereços pela casa e porta. E assim se está a fazer, só tendo pena de que a árvore já não seja uma árvore natural, mas sim artificial pela preservação da natureza. De qualquer modo, costuma ficar sempre uma árvore muito bonita, porque é feita por um amigo que tem muito jeito para essas decorações. Este ano também deve ficar muito bem, como é costume
Está um dia frio, cinzento e depois duma boa sesta, vou ler e ver televisão, com muita pena de não ter em casa uma enorme lareira, como a que existe em Sto André e que tão bem sabe e aquece. Adoro as lareiras e o crepitar da lenha, bem como o calor emanado e adoro estar a olhar as chamas e a pensar na vida.
Pena é ser 4º feira amanha e não domingo para estarmos mais um dia a descansar, mas também temos que trabalhar e esta semana e a próxima é bem curta, pelo que temos que aproveitar estes feriados e também os dias de trabalho, porque as despesas correm sempre e temos que ganhar algum. Também é a vida e assim tem que ser...
Felizmente que estamos numa de estabilidade e de problemas resolvidos e apesar das eventuais surpresas que possa haver, a verdade é que estamos numa fase positiva e de resolução de assuntos pendentes, pelo que me sinto bem e satisfeito com esse facto, por ter sabido resolver tranquilamente os assuntos que tinha a resolver e principalmente por saber que assim ia ser, pelo conhecimento que tinha das pessoas e das situações. Eu saia que assim seria e que tudo iria acabar a contento. Acho que também mereço este interregno de calma e de sossego, com situações esclarecidas e tranquilas. E uma grande novidade no consultório, que é a gravidez duma das minhas assistentes. Se fosse há uns anos, teria ficado muito chateado, mas agora até acho piada e desejo que tudo corra bem, tencionando facilitar a vida à rapariga e tentar conciliar tudo o que for possível. É a primeira vez que temos um bebé no consultório e espero que seja uma rapariga para dar alegria ao consultório e a mim. Acho que quando tiver uma neta, serei o avô mais babado do mundo e fartar-me-ei de passear a neta e de a mostrar a todos.
Nesta altura natalícia, devemos ter ainda mais espírito natalício de ajuda e AMOR pelo próximo e nesta época de crise, devemos tentar ajudar ainda mais o nosso semelhante e lembrarmo-nos dos muitos que pouco ou nada têm. Uma das coisas que tenciono fazer no novo ano é um pouco de voluntariado e ou seguir as indicações da Cinderela que me deu já um contacto ou então da minha prima e tentar fazer mesmo alguma coisa de útil e de proveitoso para com os menos favorecidos. Li nesta semana uma reportagem acerca do banco do tempo, em que cada qual dá parte do seu tempo no que melhor sabe fazer e recebe em troca o "tempo" dos outros. É uma iniciativa interessante.
Com essas novas ideias e projectos, aqui fica o meu grande e luminoso SORRISO com a certeza de que nesta época temos que ser FELIZES e ter muito AMOR.

1 comentário:

Anónimo disse...

Num dia tão cinzento, que bom saber de um coração cheio de LUZ!
é mesmo NATAL.
bj da prima