quinta-feira, dezembro 24, 2009

Natal

Eis-nos chegados aos dias de festa, de família, de PAZ e AMOR. É um dia calmo, à espera da consoada e de estar com a família, porque tenho tudo pronto e feito. Só me falta mesmo arrumar umas coisas para depois ir para Sesimbra.
Tenho recebido imensas mensagens, enviado muitas mais e falado com pessoas com quem não estou há muito tempo e que foram muito importantes em determinadas fases da minha vida e que representaram na altura o meu mundo e o meu quotidiano. Outras épocas, outros tempos e outras pessoas, tendo contudo permanecido uma Amizade com muitas delas, apesar da vida nos ter levado por caminhos distintos e não nos permitir estar juntos ou manter uma maior proximidade. Mas o que importa é que a Amizade e a memória está presente e é uma realidade que temos, sentimos e fará sempre parte do nosso património de memórias, emoções e sentimentos.
É toda uma vida que me passa pela frente nestes dias de festa e de memórias, recordado muitos momentos, muitas pessoas e uma grande vivência e vontade de continuar vivo, sobretudo para ver os meus filhos a vencerem na vida e ainda para realizar algumas coisas que quero ainda fazer, nomeadamente no campo social e de voluntariado. As pessoas que têm a sorte de ter estabilidade de vida, pessoal, afectiva, económica e social deviam ter obrigação de exercerem uma acção social qualquer e terem um papel na sociedade de interajuda e de solidariedade. Cada vez mais penso nisso e quero mesmo, no Novo Ano, começar a fazer um desses programas, não para dizer que o faço, mas porque sinto necessidade de o fazer.
Parece-me que muita gente já foi para fora, passar estes dias com a família, porque noto pouco movimento pelas minhas zonas e mesmo ontem havia pouca gente. Uma das coisas de que sempre tive um pouco de inveja foi precisamente das pessoas que têm " uma terra " para irem, ou seja, que têm raízes familiares fora de Lisboa e que nestas alturas rumam às suas origens e familiares. A minha família é, há muito, de Lisboa, se bem que com origem longigua em Trás os Montes e em França pelos avós paternos e maternos, mas infelizmente nunca tive grande família por esse Portugal. Tenho a forte recordação de ir passar o Natal com os meus tios ao Porto quando eles lá viviam, bem como outras épocas festivas e evidentemente que o meu conceito de "terra" é Sto André por todos os momentos lá passados e memórias vividas. É a minha grande referência e ainda num destes fins de semana em que lá estivemos com amigos de longa data, senti imensamente essa ligação e raízes. É a vida...
O dia vai-se passando entre mensagens, telefonemas, escritas, um almoço de natal com alguém muito importante na minha vida e a preparação para a noite de consoada e de família. Ontem fomos jantar com os L, ao restaurante deles e estar com eles um pouco, o que não fazíamos há muito e como sempre foi muito agradável e simpático e depois vieram cá a casa a Ce o RL para a nossa troca de presentes. E tive coisas lindas...
Hoje em especial um Luminoso SORRISO de BOAS FESTAS para todos os que me acompanham neste blogue e ainda para todos aqueles que têm um papel especial e importante na minha vida, bem como todos aqueles com quem tive o prazer de lidar, conhecer e conviver. Todos fazem parte do meu património e estarão sempre comigo. A todos muita PAZ e AMOR, em particular para os que me são mais queridos e que certamente saberão que me refiro a eles.