quarta-feira, dezembro 16, 2009

Meio da Semana

Mais uma 4ª feira de trabalho, calma e tranquila, cada vez mais perto do Natal e das festividades.
Gostei imenso de ler o comentário da Sandra, porque em certa medida explica um certo vazio que estou a sentir e esta tal angústia, que tem vindo a desaparecer e a tornar-se bem residual. Ela também está num percurso de descoberta e de aproximação ao nosso EU e compreende melhor do que muitas pessoas este percurso que estou a fazer e que por vezes é bastante doloroso e outras vezes nos deixa meios vazios e apreensivos.
Está um dia chuvoso e frio, com muita pouca vontade de trabalhar, mas com a necessidade de o fazer pois este mês já é suficientemente curto para ainda estarmos a cortar dias úteis. Para além de que trabalhar faz muito bem à alma e ao corpo. À alma porque está ocupado e activa com outros problemas e a interagir com outras pessoas e ao corpo porque ficamos saudavelmente cansados e apaziguados. Para além de que, e felizmente, trabalhamos no que gostamos e fazemos a maior parte das vezes algo que nos dá prazer e agrada. Temos sorte nesse aspecto, uma vez que há tanta e tanta gente que trabalha uma vida inteira sem gostar do que faz. Um dos professores de quem mais gostei, confessou-me que não gostava do que fazia e agora, com todos estes anos de prática clínica, é que consigo perceber o sofrimento daquele homem a trabalhar quotidianamente numa área da qual não gostava e perceber ainda que deve ser bem complicado essa gestão, porque em medicina dentária tem mesmo que se gostar do que se faz, caso contrário deve ser horrível. Outras profissões devem ser mais fáceis de gerir, visto que não têm esta enorme componente técnica, nem esta necessidade de sermos um pouco artistas porque isto também é ARTE, para além de ciência.
O meu primeiro "doente" foi o meu grande e enorme amigo MS, que veio fazer a sua revisão e que esta sexta feira cumprirá, felizmente, mais um aniversário e como de costume não quer fazer rigorosamente nada, porque não liga a estas datas. Assim como não vai celebrar o natal, o que me deixa bastante triste porque gosto desta época e de ter comigo os meus amigos. E ele é certamente o meu MAIOR AMIGO. Bem haja.
Tarde tranquila e felizmente com muita gente, a contrapor ao dia de ontem com imensas faltas e ausências, aparentemente devidas à gripe A. Estava imensa gente doente e com febre. É a vida. Mas hoje estamos, por enquanto, noutro registo e também, de acordo com o tempo, o dia está brilhante e radioso.
E fico com um enorme SORRISO, a pensar particularmente nos meus bons amigos e ainda numa irmã, bastante ausente e de quem tenho saudades. É a vida que temos, vida esta que, cada vez, temos que construir e modelar ao nosso EU profundo e verdadeiro.

Sem comentários: